Notícias

Alunos da Escola Antonio Carvalho Felippe participam do programa Inventura Experience

As professoras Marisa Veiga, Elurdiane Gonçalves e a diretora da escola Lucimara Rocha, com os alunos participantes do programa

Trata-se de uma oportunidade deles se tornarem inventores, desenvolvendo o
raciocínio lógico e a criatividade

 

A Secretaria Municipal da Educação e Cultura de Itapeva está participando de um programa inovador, o Inventura Experience, realizado pela Micro:bit Educational Foundation. Trata-se de uma organização sem fins lucrativos, que tem a missão de inspirar alunos de todo o mundo a serem inventores. Sua sede fica na Inglaterra, onde lançou o BBC micro:bit, um hardware baseado em uma pequena placa programável, possibilitando infinitas criações.

Alunos da EM Prof. Antonio Carvalho Felippe foram selecionados e receberam um kit composto por: 1 livro Inventura desbravador, 1 BBB micro:bit, 1 Guia do Professor, Acessos ao aplicativo do aluno e aos ambientes online do Inventura, além da programação.

O programa tem a duração de 3 (três) meses e os alunos podem, inclusive, levar os materiais criados para casa, visando compartilhar o aprendizado com os familiares.

Os participantes do programa se apresentarão no Inventura Day, no dia 22 de agosto, a partir das 10h, na EM Prof. Antonio Carvalho Felippe. Na ocasião, farão uma demonstração aos representantes da Secretaria, pais e demais alunos. A escola fica localizada na Av. Vaticano, 2448 – Jardim Europa.

O resultado deste trabalho fará parte da pesquisa mundial realizada pela Micro:bit, com o objetivo de avaliar o impacto e a importância da programação no desenvolvimento de habilidades da Educação 4.0.

Prefeito Luiz Cavani recepciona alunos da Escola Municipal Maria de Lourdes Ribeiro

Prefeito Luiz Cavani recepciona alunos da Escola Maria de Lourdes Ribeiro

Eles obtiveram excelentes colocações nas modalidades esportivas, que disputaram pelos  Jogos Escolares do Estado de São Paulo

O prefeito Luiz Cavani recebeu na última quarta-feira, dia 14, em seu gabinete os  alunos da Escola Municipal Maria de Lourdes Ribeiro,  acompanhados do professor da instituição Flávio Lara.

A equipe de futsal feminino que participou dos JEESP – Jogos Escolares do Estado de São Paulo obteve a medalha de bronze. Segundo Flávio Lara,  esta é a primeira vez que Itapeva ocupa esta colocação no campeonato. Na ocasião, as atletas entregaram ao chefe do Poder Executivo o troféu de terceiras colocadas.

Já o aluno Gustavo Bueno foi campeão no xadrez na categoria mirim, sendo que irá representar a região de Sorocaba na final do Estado no mês de outubro. O prefeito também recebeu  o aluno Eduardo Mariano, medalhista de ouro  nos anos de 2017 e 2018 na Olimpíada Brasileira de Matemática.

Flávio Lara explicou ao gestor público que os alunos da escola, Moisés Nicoletti, Gustavo Bueno e Eduardo Mariano foram selecionados para a 2ª fase da Olimpíada de Matemática da Unicamp.

Entre tantos talentos que o prefeito Luiz Cavani teve a honra de conhecer,  a aluna Geise Barros foi  indicada para fazer parte da categoria de base do Corinthians. “É um grande prazer receber os alunos da Escola Municipal Maria de Lourdes Ribeiro. Estas crianças mostram que esta gestão se encontra no caminho certo, que é proporcionar uma educação de qualidade na Rede Municipal de Ensino. Parabéns a estes futuros profissionais, que com certeza, terão um futuro brilhante”, destacou o gestor público.

 

Posto de Atendimento ao Trabalhador oferece 11 vagas de emprego em Itapeva

Entre as oportunidades de trabalho, estão as de assistente de contador contábil, cozinheiro geral, empregado doméstico e operador de negócios

O PAT – Posto de Atendimento ao Trabalhador de Itapeva (SP) realiza semanalmente a divulgação das vagas de emprego disponíveis na cidade.

Em Itapeva, são vagas para assistente de contador contábil(1),  cozinheiro geral (1), empregado doméstico (1), operador de negócios (1), operador de usinagem (1), salgadeiro (1), soldador (1), caixa lotérico (1), chefe de cozinha (1), auxiliar técnico de refrigeração (1) e vendedor no comércio de mercadorias(1).

O PAT de Itapeva fica na Rua Lucas de Camargo, 290, no Centro. O atendimento é feito das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Os interessados nas vagas podem acessar o site do Emprega São Paulo ou ir pessoalmente até a unidade do PAT para fazer o cadastro e passar por seleção. O telefone do PAT de Itapeva é: 3522 – 2568.

Secretaria de Saúde faz atualização de vacinação sobre o sarampo

Pessoas com idade entre 1 e 29 anos e também de 30 a 59 anos devem se vacinar

Em Itapeva, não há casos de sarampo. Porém, há informações que a doença vem se propagando e por essa razão, o governo municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde orienta a comunidade a atualizar a carteira de vacinação, com o intuito de prevenir a moléstia.

Segundo o setor de Vigilância Epidemiológica do município, a vacinação contra o sarampo, obedece aos seguintes critérios: pessoas com idade entre 1 e 29 anos são necessárias duas doses e de 30 a 59 anos uma dose. Lembrando que a partir dos 60 anos de idade, não precisam ser vacinados.

Entre os sintomas da doença, destacam-se principalmente febre alta, acima de 38,5°C; manchas vermelhas, que surgem primeiro no rosto e atrás das orelhas, e, em seguida, se espalham pelo corpo; tosse; coriza; conjuntivite, além de manchas, que aparecem na mucosa bucal conhecida como sinal de koplik. Elas aparecem entre 1 a 2 dias antes das manchas vermelhas.

Em relação aos cuidados a serem tomados, o isolamento domiciliar ou hospitalar dos casos diminui a intensidade dos contágios. Deve-se evitar, principalmente, a frequência às escolas ou creches, agrupamentos e qualquer contato com pessoas suscetíveis, até 4 dias após o início do período epidêmico.

Segundo a secretária Maria Eliza Ferraresi, é de suma importância que a comunidade procure os postos de saúde para receberem orientações sobre a vacinação contra o sarampo, prevenindo contra a doença.

As vacinas contra o sarampo estão disponíveis nos postos de saúde na zona urbana, das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. Na zona rural, das 7h às 16h. É preciso apresentar a carteira de vacinação.

Governo municipal de Itapeva realizará dia 16 de agosto o 1º Sarau Cultural

Evento será em comemoração aos 8 anos do Cras Cantinho das Famílias

A Prefeitura de Itapeva, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, realizará no dia 16 de agosto, às 19h, na Avenida Paulo Leite de Oliveira (defronte ao Cras na rotatória), o 1º Sarau Cultural.

O sarau terá enfoque no estilo cordel e todas as apresentações serão baseadas em tipos de aprendizagem ou temas trabalhados com as famílias ao longo do ano com fins de prevenir riscos pessoais e sociais.

Segundo Quitéria Yamasaki, o evento é em comemoração aos 8 anos do Cras Cantinho das Famílias,  levando informações referentes ao trabalho da entidade  à população,  por meio de apresentações culturais realizadas pelos próprios atendidos nos serviços oferecidos.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do BrinCras Jardim Kantian fará apresentação em parceria com o Projeto Guri. Já o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Grupo #Conect@ apresentará um musical.

Dando prosseguimento às atividades, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Sempre Jovens e Melhor Idade farão uma coreografia de dança.

Uma dupla do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – BrinCras Kantian apresentará um cordel, sendo que outra dupla uma canção.

Encerrando a programação,  em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura, o Grupo de Choro da Escola de Música Hugo Belezia, fará uma apresentação musical.

Governo municipal realiza pintura de faixas de pedestres na área central da cidade

Prefeitura realiza pintura de faixas de pedestres na área central da cidade

Melhorias foram feitas no cruzamento da Rua Pires Fleury, com o Calçadão Dr. Pinheiro

O governo municipal, por meio da Secretaria de Defesa Social, realizou ontem, dia 8, pintura de faixas de pedestres, no cruzamento da Rua Pires Fleury, com o Calçadão Dr. Pinheiro.

De acordo com o diretor do Demutran, Luciano Barbarotti, foi utilizada a tinta bi-componente ( plástico a frio ), usada para sinalização em locais com tráfego intenso de veículos. Ela também possui maior durabilidade.

Dando prosseguimento aos trabalhos, a Prefeitura promoveu a revitalização em vários bairros, melhorando desta forma, a fluidez no trânsito e proporcionando mais segurança aos pedestres.

Entre essas melhorias, destacam-se principalmente a demarcação de faixas na área central do município, AME e Santa Casa de Misericórdia de Itapeva.

Dando prosseguimento aos trabalhos, houve a implantação e a revitalização vertical horizontal em toda a extensão da Avenida dos Revolucionários de 32, além de demarcações de faixas, área de estacionamento e sinalização horizontal na Rua 9 de Julho, no Jardim Grajaú.

Também aconteceram ampliações da área de estacionamento nas proximidades do Cemitério Ecumênico, além da revitalização na sinalização horizontal da Avenida Dr. José Ermírio Moraes.

 

Prefeito participa de entrega de repasses financeiros para Recria e Casa da Esperança

Prefeito Luiz Cavani com vereadores e diretores do Recria

Entidades recebem ajuda, graças à parceria dos Poderes Executivo e Legislativo

 

O prefeito Luiz Cavani participou na última segunda-feira, dia 5, de entregas de repasses financeiros para as entidades Recria e Casa da Esperança. Elas receberam esta ajuda, graças à parceria dos Poderes Executivo e Legislativo.

Para a Casa da Esperança, localizada no Bairro Santa Maria, foi destinado o valor de R$106.184,23, que será utilizado para o pagamento dos funcionários da entidade. O recurso é resultado de emendas parlamentares impositivas dos vereadores Edvaldo Negão, Laércio Lopes, Pedro Correa, Rodrigo Tassinari, Sidnei Lara da Silva, Oziel Pires e Tião do Táxi. Já a Recria recebeu o valor de R$26.438,35, que são referentes às emendas dos parlamentares Debora Marcondes, Rodrigo Tassinari e Sidnei Lara da Silva. Os recursos serão para as despesas gerais da entidade.

O chefe do Poder Executivo assistiu a uma apresentação de balé de um projeto social da Recria. Segundo a diretora Luciane Pimenta, a entidade atende 98 crianças.

O presidente da Casa da Esperança, Neto Guirgui, explicou que são assistidas cerca de 100 crianças dos Bairros Santa Maria e Jardim Bonfiglioli. Elas participam de atividades esportivas, aulas de capoeira, informática, inglês e artes.

Ambas as entidades assistem crianças em situação de vulnerabilidade social. Para o prefeito Luiz Cavani, que também estava acompanhado do secretário de Desenvolvimento Social Luciano de Oliveira, é gratificante para o Poder Executivo, poder ajudar estas entidades, cujo objetivo é proporcionar melhor qualidade de vida às crianças, tirando-as das ruas e as livrando das drogas.

 

 

 

Prefeito Luiz Cavani com vereadores e diretores da Casa da Esperança
Prefeito Luiz Cavani com vereadores e diretores da Casa da Esperança

Posto de Atendimento ao Trabalhador divulga vagas de emprego no município

São oferecidas 7 novas oportunidades de trabalho em Itapeva

O PAT – Posto de Atendimento ao Trabalhador de Itapeva (SP) realiza semanalmente a divulgação das vagas de emprego disponíveis na cidade.

Em Itapeva, são vagas para açougueiro (1), cozinheiro geral (1), empregado doméstico (1), operador de negócios (1), operador de usinagem (1), salgadeiro (1) e soldador (1).

O PAT de Itapeva fica na Rua Lucas de Camargo, 290, no Centro. O atendimento é feito das 8h às 17h. Os interessados nas vagas podem acessar o site do Emprega São Paulo ou ir pessoalmente até a unidade do PAT para fazer o cadastro e passar por seleção. O telefone do PAT de Itapeva é: 3522 – 2568.

Governo de Itapeva realiza serviços de revitalização na cidade

Revitalização Acácio na Piedade

O governo municipal, por meio da Secretaria de Administrações Regionais, realizou os serviços de operações tapa-buracos na Vila Nova, Jardim Virgínia, Conjunto Habitacional Tancredo Neves e Vila Isabel.

Dando prosseguimento aos trabalhos, a Avenida Acácio Piedade também passa por revitalização, por meio de plantio de grama, realização de podas nas árvores, além de limpeza.

Já os serviços de revitalização na Praça Anchieta incluem  as ações de remodelação dos canteiros, poda das árvores, troca de mobiliário, reparos nos calçamentos e paisagismo.

 

Governo municipal realiza entrega de senhas para cadastro de lotes populares até dia 9 de agosto

Munícipes interessados devem procurar os Cras do Jardim Maringá, Vila Nova e Santa Maria das 8h às 16h.

O governo municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, estará realizando até esta sexta-feira, dia 9 de agosto, entrega de senhas com a finalidade de fazer cadastro de lotes populares.

O munícipe deve obedecer aos seguintes critérios para ter direito ao lote: possuir um salário mínimo familiar, não ter nenhum benefício habitacional do governo federal (Programa Minha Casa, Minha Vida, CDHU, FNHIS – Fundo Nacional de Habitação e Interesse Social), além de possuir filhos menores de 16 anos em idade escolar. Pessoas que residem em área ou situação de risco também podem ser agraciadas com lotes populares.

As senhas estão sendo entregues nos Cras do Jardim Maringá, Vila Nova e Santa Maria, das 8h às 16h. Ao ser atendido, os interessados irão marcar um agendamento para fazer o posterior cadastro. Após o cadastramento, será feita uma avaliação, visando a seleção dos contemplados dos lotes populares.