Notícias

Prefeitura conclui obras esportivas do Parque Cimentolândia e Vila Nova.

A Vila São Benedito também será beneficiada com estas melhorias

A Prefeitura concluiu as obras da Praça Esportiva do Parque Cimentolândia e da Vila Nova, reformando as quadras esportivas. Dando prosseguimento às construções, a Vila São Benedito também será beneficiada com estas melhorias.

Segundo o secretário de Esportes, Luciano de Oliveira, estas obras visam proporcionar à comunidade, opções de lazer e diversão.

O prefeito Luiz Cavani explica que uma das metas em sua gestão é oferecer desta forma, melhor qualidade de vida à população, por meio da prática de esportes.

Produção agrícola ganha portal e caminhão para comercialização

O portal para ser usado na comercialização de produtos agrícolas (www.celeiroitapeva.com.br) está no ar e o caminhão que será utilizado no transporte dos alimentos produzidos pelos produtores rurais de Itapeva está pronto para começar a trabalhar. Esses são dois elementos essenciais para o sistema de comercialização da produção da agricultura familiar previsto no Arranjo Produtivo Local (APL) do Agronegócio, executado pela Prefeitura Municipal de Itapeva.

O prefeito de Itapeva Luiz Cavani comemora as novidades, especialmente porque com a implantação e devida efetivação das ações do APL, ele cumpre mais da metade das melhorias que planejou fazer no setor agrícola, quando elaborou seu plano de governo.

O projeto prevê, entre muitas outras coisas, o fortalecimento da produção agrícola, melhorando o valor agregado por meio da transformação e da comercialização direta. Além de aumentar a renda, amplia a oferta de empregos no meio rural e diminui o êxodo rural.

Os produtores contam também com um amplo trabalho de assessoria. A Secretaria de Agricultura já disponibiliza todo o acompanhamento técnico e administrativo que o produtor necessita. Com o projeto de comercialização da produção, os produtores também terão apoio na divulgação dos seus produtos.

“Nossa região é essencialmente agrícola, nosso solo é fértil, o clima é excelente para as mais diversas atividades. O que vamos fazer é oferecer essa estrutura de divulgação e comercialização que até hoje o agricultor familiar não tinha”, diz a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Agricultura e Abastecimento Marimar Guidorzi de Paula.

As ações estão sendo realizadas já desde o início do ano. Em janeiro, representantes do Grupo Horta, de São Roque (SP), participaram de uma reunião no Quilombo do Jaó. Lá, os agricultores receberam propostas de negócios para sua produção. Em fevereiro, foi a vez de outro grupo de produtores de diferentes bairros rurais de Itapeva visitar a região de São Roque e Vargem Grande Paulista, importantes centros comerciais de hortifrútis, para estreitar relações comerciais.

 

Interessados

Os agricultores interessados em fazer parte do projeto devem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Agricultura de Itapeva pelo telefone (15) 3522-0055. O cadastro do produtor no portal também pode ser feito diretamente no site www.celeiroitapeva.com.br.

 

 

Evento de Adoção de Animais será neste sábado

Serão expostos 20 animais entre cães e gatos, que estarão disponíveis para adotar

Neste sábado, dia 23, das 9h às 12h, cerca de 20 animais, entre cães e gatos, estarão expostos na Praça Anchieta disponíveis para adoção. O evento promovido pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, por meio do CPA – Centro de Proteção Animal, contará com animais vacinados e vermifugados.  No ato da adoção, os interessados devem portar os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência, além do telefone para contato.

A secretária municipal de Agricultura e Abastecimento, Marimar Guidorzi de Paula, explica que a expectativa é oferecer um novo lar para os bichinhos do CPA.” Nas últimas edições do evento, a comunidade itapevense aderiu à iniciativa, adotando um animal de estimação, proporcionando desta forma uma vida mais digna a eles.”, enfatiza a titular da pasta.

De acordo com o médico veterinário do Centro de Proteção Animal, Rafael Onari, ao ser adotado, o animal receberá acompanhamento dos profissionais de medicina veterinária por 30 dias. Após esse período, não tendo nada que desabone, a adoção se tornará definitiva.

O CPA – Centro de Proteção Animal fica na Rua Teodorico Pereira de Melo, na Fazenda Pilão D´Água. Informações podem ser obtidas sobre adoção pelo telefone: 3521 – 1285.

 

 

 

 

Governo trabalha pela recuperação da Praça de Eventos

Roçada da grama da Praça de Eventos

Nesta semana, atendendo ao pedido feito pelo prefeito Luiz Cavani, parte da equipe de trabalho da Prefeitura de Itapeva (SP) foi direcionada para atuar na reforma da Praça de Eventos Zico Campolim. Recentemente, a Prefeitura precisou retirar os brinquedos do local, porque eles estavam, em sua maioria, quebrados e oferecendo riscos às crianças que os utilizavam. “Infelizmente os brinquedos foram vítimas de ações de vandalismo, que por mais que nossos recursos de segurança tentem impedir, ainda existem em nosso município”, diz o secretário municipal de Defesa Social e Esportes, Luciano de Oliveira.

Antes que os novos brinquedos sejam instalados, os funcionários das secretarias municipais de Obras e da Defesa Social trabalham na pintura da pista de skate e outras sinalizações na Praça de Eventos, além de roçar toda a grama. “Em breve teremos novamente nossa Praça com seus brinquedos, servindo como área de lazer e prática de esportes”, diz ele.

 

Pintura da pista de skate

Prefeito Luiz Cavani participa de assinatura de regularização de imóveis urbanos dia 20

Prefeito Luiz Cavani entrega contrato de assinatura de imóvel urbano para munícipe em Itapeva

Governo de São Paulo promove 82 ações de regularização fundiária em 73 municípios

O prefeito Luiz Cavani estará em São Paulo nesta quarta-feira (20), onde fará a assinatura de termo aditivo para a regularização de 1.700 imóveis urbanos. Trata-se de evento promovido pelo Governo de São Paulo, por meio da Fundação Itesp, que é vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania. Serão realizadas um total de 82 ações do Programa de Regularização Fundiária Urbana e Rural, envolvendo 73 municípios de diversas regiões do Estado. A cerimônia terá início às 10h, no auditório Espaço da Cidadania André Franco Montoro, no prédio da secretaria, no centro da capital.

No evento, serão celebradas assinaturas de convênios para a regularização fundiária de mais de 5,8 mil imóveis em 15 municípios; assinaturas de termos aditivos de convênios que permitirão a continuidade de trabalhos que beneficiarão ocupantes de mais de 9,6 mil imóveis em 17 municípios; assinaturas de protocolos de intenções para a realização de estudos prévios com vistas à apresentação de diagnósticos fundiários para futura celebração de convênios em 9 municípios; entregas de diagnósticos fundiários a 5 municípios; e entregas de trabalhos técnicos diversos, como plantas, memoriais descritivos e matrículas, a outros 9.

Também será anunciada a entrega de 2.729 títulos de propriedade em 26 municípios e celebrado contrato de prestação de serviços técnicos especializados para execução de levantamento topográfico georreferenciado e regularização fundiária do Viveiro Municipal de Jacareí. Os municípios beneficiados estão nas regiões Norte, Noroeste, Oeste, Sudoeste, Sudeste e Sul, atendidas por diversos escritórios da Fundação Itesp.

Além do prefeito Luiz Cavani e demais chefes do Poder Executivo, estarão presentes  os secretários da Justiça e Cidadania, Paulo Dimas Mascaretti; da Habitação, Flavio Amary; de Planejamento e Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi; e o diretor executivo da Fundação Itesp, Claudemir Peres.

 

 

 

 

 

Jovens itapevenses receberão CDI na próxima sexta

Na próxima sexta-feira (22), será realizada na Junta de Serviço Militar de Itapeva (SP), a entrega de Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) e Compromisso à Bandeira Nacional aos jovens da Classe de 2001 e anteriores. A cerimônia está agendada para às 10h, no Espaço Cidadão (Rua Lucas de Camargo, 290, Centro).

O CDI é documento necessário para admissão em processos seletivos de empresas, como também para quem deseja prestar concursos públicos. A cerimônia cumpre protocolo militar e é aberta ao público.

Os jovens, embora dispensados, devem ficar de sobreaviso, caso o Serviço Militar, venha precisar de todo seu efetivo. Em casos de guerra ou grandes catástrofes, são esses reservistas que serão convocados para ajudar as Forças Armadas do Brasil. Como de praxe, antes do cerimonial, os jovens receberão um rápido treinamento para o ato principal, que é o juramento à Bandeira Nacional.

Secretaria de Saúde realiza campanha de combate à tuberculose até o dia 25 de março

Todas as unidades de saúde das zonas rural e urbana de Itapeva farão exames de prevenção à doença

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do SAE – Serviço de Assistência Especializada em Moléstias Infecciosas, realizará até o dia 25 de março, campanha de intensificação no combate à tuberculose. Todas as unidades de saúde das zonas urbana e rural farão exames de prevenção à doença, de segunda a sexta-feira. A iniciativa também tem o objetivo de promover atividades educativas, visando combater a moléstia.

A doença que mata por ano cerca de 2 milhões de pessoas, possui o tratamento e também a cura. A transmissão se dá de pessoa para pessoa, por meio da respiração, tosse e fala. O sintoma mais característico é a tosse por mais de 2 semanas (com ou sem escarro), acompanhada ou não de febre no final do dia, suor noturno, falta de apetite, perda de peso e cansaço.

A gerente técnica do SAE, Karen Grube, explica que são necessários para o tratamento, medicamentos diários específicos por um período de 6 meses sem interrupção. “ Em Itapeva, ele é realizado no SAE, em parceria com a unidade de saúde mais próxima à residência do paciente. O posto de saúde também faz o acompanhamento da medicação”, orienta Karen Grube.

A Secretária Municipal de Saúde, Maria Eliza Ferraresi, explica que é de suma importância a realização dos exames para prevenção da doença. “É recomendável orientar as pessoas que estão tossindo há mais de duas semanas, para que compareçam à unidade de saúde mais próxima de sua casa e realizem o exame diagnóstico”, enfatiza.

As unidades de saúde funcionam das 8h às 12h e das 13h às 17h. Na zona rural, o atendimento é das 7h às 16h. Em 2018, foram diagnosticados 21 pacientes no município. Mais informações sobre a doença, podem ser obtidas, pelo telefone 3522 – 2365.

 

Prefeitura realiza a manutenção da ponte rural no Bairro da Conquista.

Reparos eram serviços reivindicados por moradores residentes na zona rural

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Transportes e Serviços Rurais, realizou a manutenção da ponte rural no Bairro da Conquista.

Há tempos, os munícipes reivindicavam essa melhoria por conta das dificuldades, que enfrentavam devido às condições da ponte, além do grande número de tráfego de veículos.

Dando prosseguimento às ações na zona rural, a Prefeitura também realizou reparos nas estradas rurais, que dão acesso à ponte, pois se encontravam intransitáveis. As informações são do titular da pasta, Geraldo Cerdeira.

Crianças assistidas pelo Brincras Kantian visitam Museu Afro Brasil em São Paulo

Atividades tiveram o objetivo de conscientizá-las sobre a contribuição dos povos negros na formação da identidade cultural do povo brasileiro

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, por meio do CRAS Cantinho das Famílias em parceria com o Pólo Regional Itapeva do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo realizou nesta semana com as crianças e adolescentes atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Brincras Kantian
uma ação socieducativa com enfoque em educação para as relações étnico raciais.

Na segunda-feira, 11 de março, o professor de história, Carlos Eduardo da Silva, ministrou uma palestra sobre as relações étnicos raciais e os atendidos participaram de uma oficina, os quais foram convidados a conhecer a história e a confeccionar bonecas Abayomi. Durante a vivência foram propostas reflexões sobre a identidade afro-brasileira, racismo, preconceito e herança cultural, a partir da experiência estética criativa e lúdica da construção das bonecas. Abayomis, trata-se de um presente precioso que simboliza o amor e a resistência negra.
Os trabalhos culminaram na visita ao Museu Afro Brasil, em São Paulo nesta quinta-feira, 14 de março.

“Essa ação teve por objetivo principal o de conscientizar o público atendido sobre as principais contribuições dos povos negros na formação da identidade cultural do povo brasileiro, visando preparar as crianças e os adolescentes para adquirirem uma consciência crítica com atitudes positivas de respeito e valorização étnico-racial”, esclarece a coordenadora do Cras Cantinho das Famílias Quitéria Fernandes Yamasaki.

Para Mayra dos Santos, coordenadora do Pólo do Projeto Guri, “Foi uma experiência incrível e que ficará marcado na vida de todos. Buscamos, promover a aproximação entre os alunos e o acervo exposto no museu a fim de trabalhar a valorização da cultura africana e afro-brasileira e consequentemente desconstruir preconceitos”.
“Muito gratificante poder contribuir com o aprendizado das crianças e adolescentes, tendo em vista que o museu está repleto de memórias, de lembranças, de imagens de orgulho, sofrimento, conquista e competência dessa população que formou a nossa nação”, ressalta o secretário Luciano de Oliveira.

Secretaria de Educação e Cultura debate sobre a elaboração de projeto pedagógico

Professores se reuniram para debater propostas para melhoria do ensino

Encontro reuniu pais de alunos e professores, visando a melhoria do ensino no município

 

Nos dias 7 e 8 de março, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura reuniu professores, funcionários e pais de alunos em evento, que discutiu principalmente a elaboração do Projeto Político Pedagógico. Cada unidade de ensino fez o seu encontro no dia 7 enquanto que no dia 8, as escolas se reuniram em territórios da Educação, que em Itapeva são 12.

Segundo Sonia Maria de Oliveira Roseiro, o evento teve como objetivo a realização de estudos, reflexões, debates, visando a construção de propostas pedagógicas nas escolas, para melhoria da qualidade de ensino.

Juntamente com os docentes, pais de alunos e demais funcionários das escolas municipais, foram debatidas as principais dimensões educacionais, que são respectivamente a pedagógica, gestão, financeira, administrativa e de reflexão.

As ações pautadas pelos princípios da missão, visão e valores, buscam identificar em cada território de abrangência, suas potencialidades e fragilidades, buscando melhorias em suas mais variadas vertentes na área educacional.

Para o secretário de Educação e Cultura, Andrei Müzel, a construção de uma escola pública de qualidade passa necessariamente pelo comprometimento e dedicação dos servidores, que fazem parte da Rede Municipal de Ensino.  “Este é o primeiro passo para que nossa equipe de profissionais possa elaborar o Projeto Político Pedagógico. Por meio desses encontros, pais, alunos e professores têm a oportunidade de dar sugestões para a melhoria do ensino em nosso município”, enfatiza o titular da pasta.