Secretaria de Agricultura realiza chamada pública para seleção de associação e cooperativas de produtores rurais de Itapeva e região

Secretaria de Agricultura realiza chamada pública para seleção de produtores rurais

O Município de Itapeva/SP, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Agricultura e Abastecimento, torna pública a presente chamada para seleção de Associações e Cooperativas de Produtores Rurais do município de Itapeva  e região  interessados no cadastramento de suas entidades de direitos privados, sem fins lucrativos, qualificadas como Organizações da Sociedade Civil no Arranjo Produtivo Local de Agronegócio do Sudoeste Paulista (APL).

A existência de um Arranjo Produtivo Local pressupõe cooperação entre os empreendimentos, visando maximização de oportunidades e minimização de custos, obtidas na trilha da elaboração de uma estratégia comum de atuação, inclusive relativamente a programas dos governos e demandas da sociedade em geral.

A constituição de um APL do agronegócio familiar traz, por meio do Projeto Celeiro Sudoeste Paulista, o resgate de características culturais da agricultura familiar, e também aquelas relativas à sustentabilidade. Ao enaltecer, em suas proposições, aspectos, tanto sociais, quanto ambientais, o projeto será ainda mais exitoso, quanto, além de prover o crescimento econômico, traga outros desdobramentos positivos para trabalhadores em diversas atividades que atuem no Sudoeste Paulista.

Os empreendimentos existentes na região, com a implantação deste Projeto trabalharão de forma integrada buscando consolidar a região como uma grande transformadora da matéria prima gerada em suas cadeias produtivas, com qualidade e agregação de valor nos produtos para alcançar novos mercados.

O agronegócio familiar, por meio do associativismo e cooperativismo, tem buscado alternativas para o seu baixo poder de comercialização. Com o APL de Agronegócios do Sudoeste Paulista, associações e cooperativas ganharão suporte apropriado para a comercialização da produção do agronegócio familiar, que sairá fortalecido e ganhará novos mercados, a partir do ganho de qualidade obtido por meio da capacitação de seus produtores.

O Projeto permitirá o encontro dos atores, produtores e governanças, o qual estimulará a formação de uma rede de cooperação entre os empreendimentos. A partir da nova dinâmica de negócios e com o aprendizado rotineiro, esta rede de cooperação poderá evoluir para uma inteligência empreendedora coletiva, característica altamente desejável em um Arranjo Produtivo Local.

O presente edital tem por objeto tornar público o chamamento para seleção de Associações e Cooperativas de Produtores Rurais do município de Itapeva  e região  interessados em se cadastrar no Arranjo Produtivo Local de Agronegócio do Sudoeste Paulista (APL).

Os interessados terão 10 dias, a partir da data de publicação do Edital n° 02/2019, que foi no DOE – Diário Oficial Eletrônico da edição nº 1288, de 8 de outubro, páginas 51 a 55, para formalizar o cadastro  por meio de formulário, no setor da Unidade de Desenvolvimento Rural (UDR), localizado na Rua Lucas de Camargo, n°290, Centro, Itapeva-SP, de segunda-feira à sexta-feira no horário comercial das 8h às 12h e das 13h às 17h e deverão constar no cadastro as informações presentes no ANEXO 1. Após o preenchimento do formulário pelo produtor rural, o técnico da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Agricultura e Abastecimento irá até a propriedade cadastrada para realizar a visita técnica.

Os cadastros serão analisados pela Comissão Especial para estruturação, acompanhamento e avaliação das ações para instalação, funcionamento e manutenção do Complexo de Agroindústrias no Município de Itapeva/SP, conforme disposição legal na Portaria n° 7.444 de 21 de dezembro de 2018.

• 1º -Todas as decisões da Comissão Especial para estruturação, acompanhamento e avaliação das ações para instalação, funcionamento e manutenção do Complexo de Agroindústrias no Município de Itapeva/SP serão lançadas em ata e o solicitante será devidamente notificado da decisão sobre seu cadastro
  • 2º- Sendo apresentado recurso, a Comissão de análise, fixará nova data para julgamento dos mesmos, dando-se ciência aos interessados para cumprimento de prazos.
  • 3º -Os recursos interpostos fora do prazo não serão considerados.
  • 4º – Fica designado como Gestor do Contrato o Sr. Jeovane Valério Chrischner, técnico agrícola, RG: n° 21.877.367-5 e CPF: n° 110.412.148-47.

Para esclarecimentos e demais informações, o interessado deverá dirigir-se até a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Agricultura e Abastecimento, Rua Antônio Moulatlet, 23 – Distrito Industrial – Itapeva/SP – Fone: (15) 3522.0055. E- mail: agricultura@itapeva.sp.gov.br