Escolas municipais fizeram uma viagem no tempo com apresentações na cerimônia dos 252 anos de Itapeva

Obras - Sexta-feira, 24 de Setembro de 2021


Escolas municipais fizeram uma viagem no tempo com apresentações na cerimônia dos 252 anos de Itapeva

A Prefeitura de Itapeva, por meio da Secretaria Municipal de Educação produziu um documentário no qual estudantes, professores, equipe e historiadores convidados são os protagonistas ao contar as histórias locais e mostrar nosso patrimônio.

Essa foi a forma de comemorar os 252 anos da nossa querida cidade e despertar o olhar dos alunos para conhecer e fazer acontecer a cultura local.

A história do município foi contada dia 20 de setembro, às 9h, no Canal do Youtube da Secretaria Municipal de Educação e no Facebook da Prefeitura Municipal de Educação. Para quem não conseguiu acompanhar, a liveestá disponível no link: https://fb.watch/88dT8oL4Ep/

Estiveram presentes na solenidade autoridades como o Prefeito Municipal Dr. Mario Tassinari, representantes dos secretários municipais, vereadores, historiadores,docentes, gestores, equipe da Secretaria Municipal da Educação, além da população itapevense que acompanhou de cada residência via redes sociais.

Houve uma singela recepção com um café típico, resgatando a culinária da nossa região.

A live foi apresentada pelo Historiador e Mestre em Movimentos Sociais, Carlos Eduardo da Silva; pelo Coordenador Pedagógico, Fabiano Ferraz e pelo Psicopedagogo Mariól Siqueira Santos, servidores da Rede Municipal de Itapeva.

O município de Itapeva é o segundo maior do Estado de São Paulo em extensão. A região faz parte do sudoeste paulista, a aproximadamente 55 km da divisa com o Estado do Paraná. De acordo com o IBGE-PAM 2019, Itapeva ocupa o 25º lugar no ranking de municípios com maior valor da produção agrícola no Brasil, sendo o único do Estado de São Paulo neste ranking que considerou os 50 maiores do Brasil segundo a matéria do canal rural.

Uma verdadeira viagem no tempo:

A apresentação dos 252 anos de Itapeva nos levou a percorrer os espaços de memória que nos enchem de afeto e nos fazem refletir. Itapeva, território afetivo: nosso povo e espaços de memória. Faremos do território de Itapeva uma enorme sala de aula sem muros, percorrendo ruas, avenidas e praças; apreciaremos paisagens, sorrisos e causos. Nossos territórios eternizaram as páginas do nosso belo livro de História.

Memórias da fundação contadas pelo Território 08. As escolas Carlinda Gomes, Gláucia de Melo, Hilda Frida e Thereza Silveira Mello nos levaram à Vila Velha.

“Itapeva tem uma Catedral e dela, o Painel que tu vais fitar, vai te revelar obra bela e santa”. Nestes versos da poetisa Maria Olinda, os sinos anunciaram as escolas do Território 06: Alfredo Langner, Antônio Felippe, Celso Duch Villar, Hélio de Morais, Ivis Piedade, Jalile Abdalla e Marlene Marchetti.

O Território 04 nos fez reconhecer a semente profunda de nossa identidade indígena. As escolas Antônio Carvalho, Francisco Rossi, Luiz Gonzaga Dias Monteiro, Nair Rodrigues e Zita Ferrari celebraram a conexão e acolhimento em nosso território do povo indígena.

As escolas Dirce Lara da Silva, Eliza de Barros Moraes, Juarez Costa e Oliva Gomes de Melo, do Território 10, nos levaram ao Patrimônio Histórico da comunidade de remanescentes de Quilombo Jaó, com a participação dos consteladores de saberes da comunidade.

Levando estradas, carinhos, farturas, deixando saudades em muita lonjura; conservando na história sagrada, a dura jornada. As escolas Cinira Faria Godoy, Genésio Moura Müzel, José Lopes Fernandez, Leonor Cerdeira, Maria Gonçalves Rodrigues, Mauro Albano e Raphael FabriNetto, juntas no Território 02, seguiram o caminho dos tropeiros.

Embarcamos com o Território 09 para o reconhecimento da nossa diversidade cultural e étnica. As escolas João Gilberto, José Maria de Oliveira, José Mokarzel, Maria José Ribeiro e Maria Terezinha Oliveira, nos convidaram a viajar com imigrantes que contribuíram para a formação da identidade local.

Itapeva e sua cultura – percorremos pelos patrimônios da nossa cidade. Visitaremos agora a Fazenda Pilão D’Água com as escolas do Território 05: Antônio Maisano, AutaRolim e Mary Law Felippe.

Oh, Rosa de pétalas azuis de anil! Que suas paredes sejam sempre testemunhas dos suspiros dos poetas eternizados; que seu chão solidifique o pisar preciso dos movimentos da alma dançante; que seu teto abrigue contos e encantos. As escolas Dom Silvio, Antônio José Belézia, Oscar Vieira Murat, Elza de Souza Barros, Flávia Elsie, Liliane Angélica e José Sebastião Herrera, unidas no Território 07, nos mostraram a riqueza da Casa da Cultura.

A imponência de um palácio repleto de histórias inesquecíveis e que se torna o coração da nossa cidade. A escola Acácio Piedade nos convidou a reviver grandes momentos.

Lá vai o trem com o menino, lá vai a vida a rodar, lá vai ciranda e destino. Cidade noite a girar. Lá vai o trem sem destino pro dia novo encontrar. Correndo vai pela terra, vai pela serra, vai pelo mar, correndo entre as estrelas a voar, cantando pela serra ao luar no ar. O Território 03, formado pelas escolas Darcy Moura, Edna Müzel, Francisco Prado Margarido, José Lúcio, Rubens Fernando e Saturnino Lima Araújo, no levou à Estação de Vila Isabel.

Ecologia e luta pela terra; histórias do passado e do presente da vida no campo contadas pelas escolas Governador Franco Montoro e Terezinha de Moura, dupla do Território 11, num cenário que exalta o patrimônio natural da região.

Itapeva, a “Capital dos Minérios”. A ETEC. Dr. Demétrio Azevedo Júnior e a EM. Newton de Moura Müzel, reviveram memórias da cultura mineral.

Nossos patronos, patronesses, ruas e monumentos. Na crônica moderna, as escolas Maria de Lourdes Ribeiro, Neusa Maria da Silveira Camargo, Zelina Guimarães e Euflávio Barbosa, do Território 1, circularam pelas veias de Itapeva.

#PraCegoVer: na imagem estão autoridades municipais (vereadores, secretários municipais e o prefeito) lado a lado atrás de uma mesa composta por diversos apetrechos que compõem a história do município, como uma maquete da igreja Catedral de Sant’Ana. Ao fundo, há o letreiro Poder Legislativo que está acima de uma cruz. À esquerda, estão as bandeiras do município de Itapeva, do Estado de São Paulo e do Brasil. O local da fotografia é o plenário da Câmara Municipal, onde aconteceu a cerimônia em comemoração aos 252 anos de Itapeva

Prefeitura Municipal


Itapeva