Itapeva não possui casos de raiva em cães e gatos

Por essa razão, o município não recebeu doses para a Campanha contra Raiva Animal este ano.

O município de Itapeva não recebeu doses para a realização da Campanha contra a Raiva de Cães e Gatos este ano, por causa do desabastecimento da vacina antirrábica pelo Ministério da Saúde e também pelo fato do município não possuir casos de raiva nesses animais, segundo critérios adotados pela Secretaria de Estado de Saúde.

Por essa razão, a Prefeitura de Itapeva, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem esclarecer à população, que receberá vacinas somente para situações de bloqueio vacinal (surto).

Entre os sintomas da raiva, destacam-se principalmente: apatia, procurar ficar em lugares escuros, recusa de alimentos, agressividade ou paralisia dos membros inferiores, sensibilidade à claridade, além da dificuldade de engolir (baba).

Lembrando que todo animal suspeito de contrair a doença, deve ser mantido em observação por no mínimo 10 dias distante das pessoas. Em caso de morte por suspeita, a Prefeitura recomenda não enterrar o animal, que será recolhido pela Divisão de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses para análise de laboratório.

Sempre que houver uma suspeita da doença nos animais, a Secretaria de Saúde solicita que a Divisão de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses seja comunicada pelo telefone 3524 – 9398.