Itapeva, quarta-feira, 24 de abril de 2024 Telefone (15) 3526-8000 /

Chuvas Isoladas

Educação - Sábado, 12 de Junho de 2021

Secretaria do Desenvolvimento Social realiza ações no Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil

Doze de junho é o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, por meio das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – AEPETI e serviços disponibilizados nas unidades dos CRAS – Centro de Referência Assistência Social, realizou trabalhos de prevenção e intervenções para dar visibilidade e causar reflexão sobre o tema.

Na ocasião foram ofertados serviços socioeducativos para crianças adolescentes que se encontram em situação de trabalho infantil; realizado palestras nas escolas estaduais; distribuídos panfletos e brinquedos com o tema nos CRAS e nas UBS – Unidade básica de saúde (Vila Santa Maria e Jaó) e como o intuito do programa era ser provocativo, contaram também com a parceria do Educador Social do CREAS, Moyses Siqueira Neto, um artista local que construiu uma arte sobre o tema em locais públicos e escolas, para que os munícipes possam observar e refletir sobre a arte, além da realização de reuniões com políticas setoriais com potencial para contribuir na identificação das situações de trabalho infantil.

O trabalho infantil adquire características de exploração quando envolve:

O símbolo da campanha e da luta contra o trabalho infantil no Brasil e no mundo é o cata-vento de cinco pontas coloridas (azul, vermelha, verde, amarela e laranja). Ele tem um sentido lúdico e expressa a alegria que deve estar presente na vida das crianças e adolescentes. O ícone representa ainda movimento, sinergia e a realização de ações permanentes e articuladas para a prevenção e a erradicação do trabalho infantil.

O trabalho infantil deixa marcas na infância que, muitas vezes, tornam-se irreversíveis e perduram até a vida adulta. Traz graves consequências à saúde, à educação, ao lazer e à convivência familiar.

Exemplos dos impactos negativos do trabalho infantil:

Aspectos físicos: fadiga excessiva, problemas respiratórios, lesões e deformidades na coluna, alergias, distúrbios do sono, irritabilidade. Segundo o Ministério da Saúde, crianças e adolescentes se acidentam seis vezes mais do que adultos em atividades laborais porque têm menor percepção dos perigos. Fraturas, amputações, ferimentos causados por objetos cortantes, queimaduras, picadas de animais peçonhentos e morte são exemplos de acidentes de trabalho.

Aspectos psicológicos: os impactos negativos variam de acordo com o contexto social do trabalho infantil. Por exemplo, abusos físicos, sexuais e emocionais são os principais fatores de adoecimento das crianças e adolescentes trabalhadores. Outros problemas são: fobia social, isolamento, perda de afetividade, baixa autoestima e depressão.

Aspectos educacionais: baixo rendimento escolar, distorção idade-série, abandono da escola e não conclusão da Educação Básica. Cabe ressaltar que quanto mais cedo o indivíduo começa a trabalhar, menor é seu salário na fase adulta. Isso ocorre, em grande parte, devido ao baixo rendimento escolar e ao comprometimento no processo de aprendizagem. É um ciclo vicioso que limita as oportunidades de emprego aos postos que exigem baixa qualificação e com baixa remuneração, perpetuando a pobreza e a exclusão social.