Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Libras
Atalhos
Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Itapeva, segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024 Telefone (15) 3526-8000 /

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta 08:00 às 12:00  e 13:30 às 18:00

Segu
26/02
Parcialmente Nublado
Máx 29 °C
Min 21 °C
Índice UV
12.0
Terç
27/02
Parcialmente Nublado
Máx 33 °C
Min 20 °C
Índice UV
12.0
Quar
28/02
Chuva
Máx 34 °C
Min 23 °C
Índice UV
12.0
Quin
29/02
Chuva
Máx 31 °C
Min 21 °C
Índice UV
12.0

Educação - Segunda-feira, 09 de Agosto de 2021

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Escolas municipais retornarão com as aulas presenciais dia 16 de agosto, de forma gradativa

Escolas municipais retornarão com as aulas presenciais dia 16 de agosto, de forma gradativa


Com o Protocolo Sanitário já avaliado e aprovado pelos órgãos competentes, em fevereiro deste ano e com o cenário da saúde mais ameno, a Prefeitura de Itapeva, por meio da Secretaria Municipal da Educação irá retomar as aulas presenciais com as escolas do Sistema Municipal de Ensino, a partir do dia 16 de agosto. Após análises e aprofundamentos quanto à garantia de direitos de aprendizagens e de posse de dados que revelam os impactos do fechamento das escolas devido à pandemia da Covid-19 no ensino brasileiro, a equipe da Secretaria Municipal de Educação, acompanhada de representantes da gestão escolar, planejou uma retomada segura das atividades e, principalmente, apontou caminhos para que as escolas recebam os alunos o quanto antes, de modo a minimizar os impactos negativos causados pela interrupção das aulas presenciais. O plano de retomada às aulas presenciais foi socializado com o Conselho Municipal de Educação, com a Comissão de Educação e a toda equipe gestora das Unidades Escolares, em uma demanda coletiva de ouvir os apontamentos dos membros e colher contribuições para a melhoria das ideias. Também faz parte do plano a elaboração da retomada presencial pela unidade, como forma de respeitar a diversidade de cada comunidade escolar. O plano ainda contempla que nas Escolas Municipais acontecerá o modelo de ensino presencial em alternância com as aulas em casa, como política pública de estratégia pedagógica para o cumprimento da carga horária curricular obrigatória, que será constituído por mais de uma forma de acesso às aulas, em que o processo de ensino e aprendizagem ocorre em formato presencial e não presencial, com o retorno gradual e seguro dos estudantes, às atividades presenciais.

As aulas e demais atividades presenciais em Itapeva, deverão ser retomadas gradativamente nas Unidades Escolares de Educação Infantil – Pré I e II e Ensino Fundamental, em 16 de agosto, observado o limite de 35% de alunos, seguindo os protocolos sanitários específicos para a área da Educação, considerando a capacidade física de cada sala de aula, por tempos específicos diários, na Educação Infantil e no Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos. Como parte dos protocolos, a Secretaria desenvolveu ao longo da última semana encontros de formação, também alternando os formatos entre presencial e on-line. Os gestores foram recebidos na SME e acolhidos pela Escola de Música, Prof. Hugo Belézia. Já os orientadores de alunos e auxiliares de biblioteca retomaram o protocolo com a bioquímica Fernanda Sozim, da Vigilância Sanitária do Estado. De acordo com a secretária Municipal de Educação, Eunice Rodrigues da Silva, durante a próxima semana, os demais colaboradores receberão formação específicas para a área que atuam. “As merendeiras, auxiliares de serviço, motoristas e outros servidores também terão capacitação que contribuirá em seu trabalho, assegurou. Para o prefeito, Mario Tassinari, é possível e necessário planejar essa reabertura. “O retorno às aulas presenciais, mesmo que parte presencial e outra online pode e deve ser feito a partir das medidas que conhecemos serem efetivas, bem como os protocolos sanitários”, disse. “Nosso maior desafio está em aprofundarmos estudos com foco no retorno das EMEIs, alinharmos o protocolo pedagógico, realizar diagnóstico para identificar as lacunas de aprendizagem para propor atendimento mais individualizado, como projetos de compensação, por exemplo”, finalizou a titular da Pasta, Eunice. A Secretaria Municipal de Educação orienta aos pais que fiquem atentos aos comunicados da escola, na qual o filho está matriculado. Também solicita especial colaboração quanto aos horários, escalas e propostas da Unidade, para que o retorno seja seguro.

Facebook Twitter WhatsApp Imprimir

265 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

UNIDADES FISCAIS

Fique por dentro dos índices - ver todas

Nenhuma unidade fiscal cadastrada no momento!

Versão do sistema: 2.0.0 - 22/02/2024

Portal atualizado em: 26/02/2024 16:11:52

Prefeitura Municipal de Itapeva - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.