Itapeva, quinta-feira, 25 de abril de 2024 Telefone (15) 3526-8000 /

Chuvas Isoladas

Educação - Quarta-feira, 08 de Setembro de 2021

Secretaria da Educação realizou solenidade em comemoração ao tradicional Dia da Independência do Brasil

No dia 7 de setembro de 2021, nas dependências da Câmara Municipal, a Prefeitura de Itapeva, por meio da Secretaria Municipal da Educação realizou a solenidade em comemoração à Independência do Brasil. Estiveram presentes as autoridades: prefeito municipal Dr. Mário Tassinari, vice-prefeita Dra. Elza Galvão, presidente da Câmara Municipal Roberto Comeron, secretária municipal da Educação Eunice Rodrigues, Dirigente Regional de Ensino Dorival Pinheiro, Tenente Bacchiega – representando a Comandante do 54º Batalhão de Polícia Militar do Interior, Antonio Loureiro Almeida – representante da ACIAI, Rafael Vieira – Comandante da Guarda Civil Municipal, Capitão PM Vinicius Schutt – Comandante do Corpo de Bombeiros e o Perito Criminal Chefe da Polícia Científica Danilo Soares Galdino.

Também estiveram na cerimônia as diretoras de escolas Ana Lúcia Soares, Lídia de Oliveira Costa, Patrícia Felício Matos, Silvana de Oliveira, Solange Andrade e Sonia Maria Roseiro, representando todas as escolas municipais, servidores da Educação e alunos de Itapeva. Respeitando os protocolos sanitários de combate à Covid-19, a cerimônia foi transmitida ao vivo nos canais oficiais da Prefeitura e da Secretaria Municipal da Educação. Na oportunidade, a cerimonialista ressaltou a importância da data para todos os brasileiros. “Há longínquos 199 anos, nas margens do Rio Ipiranga, nosso libertador Dom Pedro I proclamava a Independência do Brasil; um ato de coragem que foi o marco para grandes conquistas em busca da democracia. Avante brava gente!”

Após composição da mesa, houve o canto do Hino Nacional Brasileiro e também do Hino da Independência para início da comemoração desta data cívica tão importante. “Independência ou morte! É num som bradado, no horizonte raiou a nossa liberdade. Pátria livre! Nossas vozes ecoam a melodia simbólica da bravura soberana.” As autoridades fizeram uso da palavra lembrando que essa data foi imprescindível para a soberania do Brasil e que deve ser exaltada como um ato de coragem e amor à pátria. Sentimentos que devem permanecer para um Brasil liberto de tantas lutas. Houve ainda, um minuto de silêncio como forma de expressar condolências aos brasileiros que nos deixaram em virtude da Covid-19 e aos seus familiares. A diretora Luciana Vicentin, da Escola de Música Professor Hugo Belézia, leu um emocionante texto em homenagem às vítimas da pandemia e trouxe uma palavra de acalento aos nossos corações. Em seguida, a Escola de Música Professor Hugo Belézia agraciou os presentes e os telespectadores com as canções Carinhoso e Coração de Estudante. A apresentação foi coroada com a entrada de quatro alunos, representando escolas de Itapeva, trazendo uma mensagem de amor, paz, renovação e esperança.

Para finalizar, todos puderam assistir a II Mostra Cultural da Escola Municipal Maria de Lourdes Ribeiro, em que os alunos exaltaram todo o amor ao país e o orgulho de ser brasileiro.