Itapeva, sexta-feira, 29 de março de 2024 Telefone (15) 3526-8000 /

Obras - Terça-feira, 05 de Outubro de 2021

Obras em andamento pelo Centro de Itapeva

A Secretaria Municipal de Obras está com algumas obras em andamento pelo Centro da cidade, as quais devem ser finalizadas nos próximos meses. Desta forma, o secretário Wilhen Kuchta, pede a compreensão de todos os munícipes.

Está sendo realizada na Rua Geraldo Alckmin, as obras de construção de um calçadão e faixa elevada de pedestres para melhorar a acessibilidade de transeuntes e visitantes de Itapeva. O local terá apenas o fluxo de veículos em uma mão de direção e oferecerá mais segurança para todos que utilizam a via, principalmente àqueles que saem do Terminal Rodoviário. A obra teve início no mês de agosto e deverá ficar pronta no início de novembro.

Iniciada em agosto, com previsão de término para novembro, se encontra em execução a substituição da rede de água e esgoto da Rua Mário Prandini, visando garantir a qualidade dos serviços prestados pela SABESP aos munícipes. A rua é uma das principais vias de acesso à Santa Casa e seu pavimento ainda é com lajotas. Após estudo técnico, optou-se pela pavimentação do trecho, havendo a necessidade de execução da rede de drenagem de águas pluviais, destinada a captação de água das chuvas. Os serviços tem o intuito de levar conforto à população que utiliza a via mencionada, melhorando a mobilidade e proporcionando mais condições em relação a limpeza pública.

Desde o dia 21 de junho, a Secretaria de Obras realiza uma grande obra na Rua Dom Luiz de Souza. Esta obra é necessária, porque a rede de drenagem do trecho é com tubos armicos e estava bastante comprometida. A medida visa solucionar definitivamente os recorrentes afundamentos do pavimento asfáltico do trecho, que causam transtornos em períodos chuvosos. A obra custará R$ 546.765,90 e está sendo executada integralmente com recursos próprios do município. O sistema de drenagem está sendo realizado com aduelas de concreto moldadas in loco, objetivando sanar definitivamente este problema crônico na via, cuja rede estava condenada e causaria esporadicamente, problemas de recalque no local. Em tempos normais, a previsão para o término da obra é de até 4 meses, a contar da data desta publicação.

Está sendo construída em frente à Prefeitura Municipal de Itapeva, uma faixa elevada de pedestres. A obra iniciou-se no dia 03 de setembro com término no sentido bairro centro, no dia 15 de setembro. Esta obra foi realizada devido a necessidade de proteção dos pedestres que muito circulam pelo local. A via possui muitos veículos e extensão larga, o que faz com que os carros passem embalados. A segunda etapa se iniciou no dia 18 de setembro, porém sem causar muitos transtornos ao trânsito de veículos, já que a outra pista estará finalizada. A segunda parte é mais importante, pois os veículos que vem no sentido sul/norte acabam excedendo a velocidade quando da abertura do semáforo e o risco ao pedestre aumenta.

#PraCegoVer: A primeira imagem mostra a obra que está sendo feita na Rua Dom Luiz de Souza. Nela está a máquina escavadeira, sendo dirigida por um servidor municipal e o buraco em que mostra a tubulação subterrânea em estado precário. Na segunda imagem aparece a Rua Mário Prandini em dois momentos, já sem as lajotas e toda em terra, pois foi feito a tubulação de esgoto e galeria de águas pluviais. Na terceira aparece a obra do calçadão na Rua Geraldo Alckmin, interditada com placa e fitas zebradas. A quarta imagem mostra a lombo-faixa construída em frente a Prefeitura Municipal, uma travessia elevada para pedestres.