Itapeva, quinta-feira, 16 de maio de 2024 Telefone (15) 3526-8000 /

Saúde - Quarta-feira, 27 de Outubro de 2021

Empresas especializadas realizam serviços de proteção e cuidado animal

A Prefeitura de Itapeva, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, ampliou os serviços de cuidado e bem-estar animal no município. Recentemente, foram encerradas as operações na antiga estrutura do Centro de Proteção Animal – CPA e os serviços transferidos por licitação, para empresas especializadas na área e com estrutura própria.

A Empresa Samuel Waldemar Antunes de Oliveira – ME, prestadora dos serviços de Apreensão e Recolha dos animais de pequeno, médio e grande porte no município, cujo contrato prevê a recolha dentro dos critérios estabelecidos em Lei, o tratamento médico, a castração e microchipagem dos caninos e felinos recolhidos, entregando-os aptos à adoção, foi a vencedora da licitação e também assumiu o alojamento e a doação desses animais.

Os animais devidamente identificados e fotografados são alocados em baias com área coberta para proteção de intempéries, bem como área de solário, e alocados em baias conforme características comportamentais e porte.

Com a mudança, todo o trabalho desde a apreensão e recolha até a doação consciente de animais foi centralizado. Para atender a ampliação, a prestadora de serviços admitiu mais 2 médicos veterinários e reestruturou o local. A apreensão de animais de grande, médio e pequeno porte, inclui a recolha de animais silvestres. Todos recebem os cuidados necessários, são castrados e os caninos e felinos são microchipados. Só é possível adotar um animal castrado.

A médica veterinária – responsável técnica do CPA, realiza visita semanal nas dependências da empresa terceirizada para averiguar as condições do trabalho desenvolvido e o controle quantitativo dos animais alojados.

Além da fiscalização municipal, a empresa terceirizada também recebe visitas periódicas de membros do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CRMV-SP, e da Polícia Ambiental, que fazem a verificação da estrutura e dos animais resgatados.

As fotos dos animais aptos à adoção são veiculadas nas redes sociais do CPA Facebook (Centro de Proteção Animal – Itapeva); Instagram (cpa.itapeva) e no site da Prefeitura Municipal de Itapeva.

A prestadora de serviços está com as portas abertas para receber visitantes, que desejam conhecer o local, ver os animais ou fazer uma adoção. Ela está localizada à Rua Pedro Leme Rodrigues, 830, no Bairro de Cima e o horário de visitação é de segunda a sexta, das 9h às 11h e das 13h às 17h. Para realizar uma adoção consciente, basta ser maior de 18 anos e comparecer no local munido de RG, CPF e comprovante de endereço.

#PraCegoVer – A imagem mostra 5 cães atrás de um portão com tela em alambrado. Os animais aparentam estar felizes e saudáveis. O canil da imagem fica localizado no Centro de Apreensão Animal de Itapeva.