Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Libras
Atalhos
Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Itapeva, sexta-feira, 26 de abril de 2024 Telefone (15) 3526-8000 /

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta 08:00 às 12:00  e 13:30 às 18:00

Sext
26/04
Parcialmente Nublado
Máx 30 °C
Min 18 °C
Índice UV
7.0
Sáb
27/04
Parcialmente Nublado
Máx 31 °C
Min 19 °C
Índice UV
7.0
Domi
28/04
Parcialmente Nublado
Máx 31 °C
Min 21 °C
Índice UV
7.0
Segu
29/04
Parcialmente Nublado
Máx 31 °C
Min 20 °C
Índice UV
7.0

Educação - Quarta-feira, 03 de Novembro de 2021

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

2º Encontro Regional dos Dirigentes de Educação do Sudoeste Paulista

2º Encontro Regional dos Dirigentes de Educação do Sudoeste Paulista


No último dia 22 de outubro, reuniram-se na Câmara Municipal de Itapeva os Dirigentes de Educação dos municípios adjacentes que compõem a macro Região da UNDIME (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação). O encontro, promovido pelo Vereador Professor Andrei, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Itapeva, teve como iniciativa estabelecer um polo na cidade para debates e discussões que pleiteiam a instalação dos ADE’s (Arranjos de Desenvolvimento da Educação).

Os ADE’s são um modelo de trabalho em rede em regime de colaboração, trata-se de  uma estratégia prevista pela Constituição Federal e pela LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação). No Brasil, existem hoje 11 Arranjos já em execução, com cerca de 187 municípios trabalhando nessa vertente, que já demonstrou avanços e resultados positivos no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) das regiões que os aderiram. Em suma, é uma forma de colaboração territorial articulada, no qual um grupo de municípios com proximidade geográfica e características sociais e educacionais semelhantes buscam trocar experiências, planejar e trabalhar em conjunto, visando assegurar o direito à qualidade do ensino e desenvolvimento geopolítico, não isoladamente, e sim somando esforços e competências para solucionar as dificuldades na área da Educação, área esta, muito fragilizada pelos impactos de curto, médio e longo prazo que a pandemia Covid-19 causou compulsoriamente ao âmbito educacional e aos sistemas de ensino.

Para dar início aos trabalhos, a educanda Iasmin, da Escola de Música Hugo Belézia de Itapeva, presenteou a todos com duas canções em sua talentosa voz. Em seguida, os dois Poderes, através da representatividade do Presidente da Câmara Municipal de Itapeva, José Roberto Comeron e do Secretário de Planejamento do Poder Executivo Luiz Henrique de Oliveira, realizaram a acolhida, de modo a compartilhar falas de ampla sabedoria e apoio ao projeto que vem a colocar a educação em evidência e como protagonista de uma retomada social no que se refere ao momento de superação escalonada de pós-pandemia. Logo após, a Secretária da Educação Eunice Rodrigues veio a elucidar sobre a instalação do polo regional em Itapeva, as diretrizes que irão compor o pleito, atribuindo liderança no enfoque que a situação atual exige perante a Educação e fez votos para que a causa seja abraçada por todos os pares de modo a atrelar a  teoria dos ADE’s a prática nos núcleos de Educação de cada cidade.

Póstumo a isso, o Vereador Professor Andrei, se colocou na condição de pedagogo para evidenciar a origem, os passos e estruturação dos ADE’s, trouxe informações alinhadas a contextos de sucesso já explorados pelos Arranjos, também pontuou sobre dados alarmantes do cenário educacional com índices de evasão escolar e vulnerabilidade social. Trouxe à pauta os objetivos dessa iniciativa e abriu por vezes a fala para que de forma dinâmica e participativa os dirigentes pudessem compartilhar suas experiências, bem como, pontuar sobre a proposta do encontro, o que veio a enriquecer ainda mais os desdobramentos no andamento dos trabalhos, falas de comoção, de crítica construtiva e principalmente de apoio nortearam o evento. Ao fim, ficou acordado que os próximos passos serão dados, mesmo cientes da dificuldade de conciliar agendas e logística, ficou direcionado o planejamento para próximos encontros, podendo estes acontecer de forma virtual, a fim de evidenciar a causa, estruturar e nutrir esse projeto.

#PraCegoVer: Na foto está a Secretária da Educação, Eunice Rodrigues, falando ao microfone e vestida com vestido preto e casaco cinza por cima. Ela usa óculos e também está de sapatos de salto preto e colar com pedras pretas.  O cenário é o plenário da Câmara Municipal, que tem assoalho de madeira envernizado e piso de porcelanato em granizo preto. Possui mesas grandes de madeira marrom, onde ficam os vereadores. Ao fundo a Mesa Diretora da Câmara de madeira marrom e cadeiras de couro preto. Atrás um telão. Na lateral direita aparece o vereador e professor Andrei Muzel sentado com paletó cinza e camisa cinza.

281 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

UNIDADES FISCAIS

Fique por dentro dos índices - ver todas

Nenhuma unidade fiscal cadastrada no momento!

Versão do sistema: 2.0.0 - 26/04/2024

Portal atualizado em: 26/04/2024 11:30:30

Prefeitura Municipal de Itapeva - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.