Itapeva, sexta-feira, 26 de abril de 2024 Telefone (15) 3526-8000 /

Educação - Quarta-feira, 03 de Novembro de 2021

2º Encontro Regional dos Dirigentes de Educação do Sudoeste Paulista

No último dia 22 de outubro, reuniram-se na Câmara Municipal de Itapeva os Dirigentes de Educação dos municípios adjacentes que compõem a macro Região da UNDIME (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação). O encontro, promovido pelo Vereador Professor Andrei, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Itapeva, teve como iniciativa estabelecer um polo na cidade para debates e discussões que pleiteiam a instalação dos ADE’s (Arranjos de Desenvolvimento da Educação).

Os ADE’s são um modelo de trabalho em rede em regime de colaboração, trata-se de  uma estratégia prevista pela Constituição Federal e pela LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação). No Brasil, existem hoje 11 Arranjos já em execução, com cerca de 187 municípios trabalhando nessa vertente, que já demonstrou avanços e resultados positivos no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) das regiões que os aderiram. Em suma, é uma forma de colaboração territorial articulada, no qual um grupo de municípios com proximidade geográfica e características sociais e educacionais semelhantes buscam trocar experiências, planejar e trabalhar em conjunto, visando assegurar o direito à qualidade do ensino e desenvolvimento geopolítico, não isoladamente, e sim somando esforços e competências para solucionar as dificuldades na área da Educação, área esta, muito fragilizada pelos impactos de curto, médio e longo prazo que a pandemia Covid-19 causou compulsoriamente ao âmbito educacional e aos sistemas de ensino.

Para dar início aos trabalhos, a educanda Iasmin, da Escola de Música Hugo Belézia de Itapeva, presenteou a todos com duas canções em sua talentosa voz. Em seguida, os dois Poderes, através da representatividade do Presidente da Câmara Municipal de Itapeva, José Roberto Comeron e do Secretário de Planejamento do Poder Executivo Luiz Henrique de Oliveira, realizaram a acolhida, de modo a compartilhar falas de ampla sabedoria e apoio ao projeto que vem a colocar a educação em evidência e como protagonista de uma retomada social no que se refere ao momento de superação escalonada de pós-pandemia. Logo após, a Secretária da Educação Eunice Rodrigues veio a elucidar sobre a instalação do polo regional em Itapeva, as diretrizes que irão compor o pleito, atribuindo liderança no enfoque que a situação atual exige perante a Educação e fez votos para que a causa seja abraçada por todos os pares de modo a atrelar a  teoria dos ADE’s a prática nos núcleos de Educação de cada cidade.

Póstumo a isso, o Vereador Professor Andrei, se colocou na condição de pedagogo para evidenciar a origem, os passos e estruturação dos ADE’s, trouxe informações alinhadas a contextos de sucesso já explorados pelos Arranjos, também pontuou sobre dados alarmantes do cenário educacional com índices de evasão escolar e vulnerabilidade social. Trouxe à pauta os objetivos dessa iniciativa e abriu por vezes a fala para que de forma dinâmica e participativa os dirigentes pudessem compartilhar suas experiências, bem como, pontuar sobre a proposta do encontro, o que veio a enriquecer ainda mais os desdobramentos no andamento dos trabalhos, falas de comoção, de crítica construtiva e principalmente de apoio nortearam o evento. Ao fim, ficou acordado que os próximos passos serão dados, mesmo cientes da dificuldade de conciliar agendas e logística, ficou direcionado o planejamento para próximos encontros, podendo estes acontecer de forma virtual, a fim de evidenciar a causa, estruturar e nutrir esse projeto.

#PraCegoVer: Na foto está a Secretária da Educação, Eunice Rodrigues, falando ao microfone e vestida com vestido preto e casaco cinza por cima. Ela usa óculos e também está de sapatos de salto preto e colar com pedras pretas.  O cenário é o plenário da Câmara Municipal, que tem assoalho de madeira envernizado e piso de porcelanato em granizo preto. Possui mesas grandes de madeira marrom, onde ficam os vereadores. Ao fundo a Mesa Diretora da Câmara de madeira marrom e cadeiras de couro preto. Atrás um telão. Na lateral direita aparece o vereador e professor Andrei Muzel sentado com paletó cinza e camisa cinza.