Itapeva, sexta-feira, 19 de abril de 2024 Telefone (15) 3526-8000 /

Saúde - Sexta-feira, 17 de Dezembro de 2021

Alerta!

A Prefeitura de Itapeva, por meio da Secretaria da Saúde alerta a população sobre o aumento de casos de Chikungunya em todo Brasil. De acordo com dados do Ministério da Saúde os casos da doença aumentaram 31% em 2021, em comparação com o ano passado. Até o dia 4 de dezembro deste ano, foram registrados 93,4 mil prováveis ocorrências da enfermidade, que é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, o mesmo vetor da Dengue e Zika Vírus.

Em Itapeva não foi registrado nenhum caso de Chikungunya em 2021, porém o aumento considerável de ocorrências na região do litoral paulista, e em todo o Brasil, faz com que o município esteja em estado de alerta. A melhor forma de prevenção é a eliminação dos criadouros do Aedes aegypti nas residências. Todos os moradores devem acabar com os focos de água parada em suas casas, para evitar a proliferação do mosquito.

O Ministério da Saúde informa que a região nordeste é a mais afetada do Brasil e chama a atenção para o aumento de transmissão no Sudeste, Estado de São Paulo e litoral. A orientação é que as pessoas evitem as áreas de transmissão e caso precisem viajar para estes locais é necessário fazer o uso de repelente de inseto.

O que significa Chikungunya?

A palavra chikungunya significa “contorcer-se” ou “dobrar-se”, numa referência direta aos fortes incômodos que afetam as articulações, músculos e fazem os pacientes ficarem encolhidos e prostrados. A Chikungunya pode ocasionar febre alta, dores no corpo, dores de cabeça, náusea, vômito, erupção cutânea, vermelhidão na pele e olhos.

Como diferenciar a Chikungunya na Dengue?

A Dengue e Chikungunya têm sintomas e sinais parecidos, enquanto a Dengue se destaca pelas dores nos corpo, a Chikungunya se destaca por dores e inchaço nas articulações.