Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Libras
Atalhos
Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Itapeva, sexta-feira, 29 de agosto de 2025 Telefone 0800 000 4673 /

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta 08:00 às 12:00  e 13:00 às 17:00

Idioma

Português

English

Español

Français

Deutsch

Italiano

Sext
29/08
Parcialmente Nublado
Máx 23 °C
Min 13 °C
Índice UV
0.0
Sáb
30/08
Parcialmente Nublado
Máx 23 °C
Min 13 °C
Índice UV
0.0
Domi
31/08
Parcialmente Nublado
Máx 24 °C
Min 14 °C
Índice UV
0.0
Segu
01/09
Parcialmente Nublado
Máx 24 °C
Min 14 °C
Índice UV
0.0

Educação - Quinta-feira, 28 de Agosto de 2025

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Nota de esclarecimento

Secretaria Municipal da Educação de Itapeva vem a público apresentar os esclarecimentos e providências em virtude da interdição da EMEI Maria Gonçalves Rodrigues no dia 17 de junho de 2025.


Nota de esclarecimento

A Prefeitura Municipal de Itapeva, por meio da Secretaria Municipal da Educação de Itapeva vem a público apresentar os seguintes esclarecimentos e providências em virtude da interdição da EMEI Maria Gonçalves Rodrigues no dia 17 de junho de 2025.

Primeiramente, no dia 20 de junho deste ano, foi realizada uma reunião no pátio da EMEI Maria Gonçalves Rodrigues com toda a comunidade escolar para comunicar o fato da interdição. Todavia, os alunos já haviam sido retirados das três salas, que apresentavam rachaduras e trincas no dia 18 de junho.

Na ocasião, foi informado que, para evitar a interrupção do calendário escolar, as salas da catequese da Igreja Nossa Senhora da Piedade, localizada no bairro Vila Nova, em caráter emergencial, seriam utilizadas, com o objetivo de acolher as crianças a partir do dia 23 de junho de 2025.

Já no dia 28 de julho, no espaço comunitário da igreja, houve uma reunião com a comunidade escolar, onde foram discutidas as dificuldades da rotina escolar naquele espaço e a necessidade de liberação, pois a comunidade estava em preparação para a realização das festividades da Padroeira. Na oportunidade, cogitou-se a ideia de instalar a EMEI nas dependências da Secretaria Municipal de Educação e a informação obtida é que não havia possibilidades, uma vez que não tinha sala ociosa.

Realizou-se desta forma, uma busca em imóvel na área de abrangência da escola para a instalação da unidade e como não houve êxito, sinalizou-se a possibilidade de remanejar as turmas de Pré I para a EM José Lopes Fernandez, sendo que a unidade de ensino conta com 4 espaços ociosos e as turmas da Creche (0 a 3 anos) para um anexo da EM Raphael Fabri Netto, cujo acesso, refeitório e sanitário seriam exclusivos aos alunos da EMEI.

Com a recusa da comunidade em ocupar os espaços sugeridos, foram redimensionados os departamentos da Secretaria Municipal da Educação e alguns deles transferidos para outros locais e liberados 11 salas e espaços, além do pátio, para a instalação da EMEI. Lembrando que a escola foi instalada com as adaptações necessárias.

Dando prosseguimento aos serviços, no dia 22 de agosto de 2025, foi realizada uma reunião no pátio da EMEI Maria Gonçalves Rodrigues com a presença da equipe técnica da Secretaria Municipal da Educação, direção, professores, funcionários e pais de alunos das turmas de Pré-escola. Na ocasião, discutiu-se a proposta de remanejamento das turmas de Pré-escola para a E.M. Prof.ª Leonor Cerdeira, unidade onde estas crianças continuarão os seus estudos em 2026, assegurando a continuidade pedagógica e espaço apropriado. As turmas de creche (0 a 3 anos) que permaneceriam na unidade, teriam mais espaço para desenvolver as rotinas pedagógicas.

Portanto, a Secretaria Municipal da Educação, com base em pareceres técnicos e pedagógicos, publicou a Resolução nº 09/2025, de 26 de agosto de 2025, determinando oficialmente a alocação de duas turmas de Pré-escola (4 e 5 anos) na E.M. Prof.ª Leonor Cerdeira, com início previsto para 28 de agosto de 2025. A medida considerou critérios de segurança estrutural, disponibilidade de salas adequadas e a preservação da qualidade do ensino e da convivência escolar.

A Secretaria Municipal da Educação, por meio do seu corpo técnico tem agido pontualmente junto à equipe gestora da EMEI Maria Gonçalves Rodrigues e apoiado em todas as medidas para melhor atender os alunos da Unidade Escolar, enquanto perdurar a interdição predial da unidade original. Contudo, o mesmo corpo técnico é responsável por mais 53 unidades escolares, além dos equipamentos anexos, totalizando mais de 15 mil alunos de 0 a 15 anos e precisa de estrutura física e tecnológica para gerir toda o Sistema Municipal de Educação nas questões pedagógica, financeira, logística, suprimentos e pessoal/RH.

Os esforços despendidos pela secretaria para acolher a comunidade escolar durante o período de interdição têm sido prioridade e continuarão sendo até o retorno da EMEI ao prédio devidamente restaurado.

 

Geni Cardoso Müzel Santos

Secretária Municipal de Educação

                         

                               

 

                         

                               

 


 

25 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

UNIDADES FISCAIS

Fique por dentro dos índices - ver todas

Nenhuma unidade fiscal cadastrada no momento!

Versão do sistema: 2.0.0 - 29/08/2025

Portal atualizado em: 29/08/2025 14:36:23

Prefeitura Municipal de Itapeva - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.