Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Libras
Atalhos
Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Itapeva, quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026 Telefone 0800 000 4673 /

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta 08:00 às 12:00  e 13:00 às 17:00

Idioma

Português

English

Español

Français

Deutsch

Italiano

Quar
18/02
Chuva
Máx 31 °C
Min 19 °C
Índice UV
0.0
Quin
19/02
Parcialmente Nublado
Máx 30 °C
Min 20 °C
Índice UV
0.0
Sext
20/02
Parcialmente Nublado
Máx 29 °C
Min 18 °C
Índice UV
0.0
Sáb
21/02
Chuvas Isoladas
Máx 27 °C
Min 19 °C
Índice UV
0.0

Meio Ambiente e Agricultura - Terça-feira, 26 de Agosto de 2025

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Lei Estadual nº Lei 18.184/2025mtraz novas regras sobre o uso de correntes em animais domésticos

Os tutores que não cumprirem a norma estão sujeitos a penalidades


 Lei Estadual nº Lei 18.184/2025mtraz novas regras sobre o uso de correntes em animais domésticos

 

A nova Lei Estadual nº 18.184/2025, sancionada pelo Governador Tarcísio de Freitas, traz regras importantes sobre o uso de correntes em animais domésticos. Acorrentar um pet só será permitido de forma temporária, quando não houver outro meio de contenção. Nesses casos, deve-se respeitar o bem-estar do animal, garantindo: corrente do tipo “vaivém” ou similar, que permita deslocamento adequado; uso de coleira compatível com o porte do animal (proibido o uso de enforcadores); acesso a abrigo contra sol, chuva e frio; água limpa e alimentação adequada; higiene do espaço e do pet, além do distanciamento de animais agressivos ou doentes.

É preciso lembrar também que acorrentar um animal de forma inadequada é maus-tratos e pode gerar penalidades previstas em lei.  Os tutores que não cumprirem a norma estão sujeitos a penalidades, conforme a lei federal nº 9.605/1998, que prevê detenção, de três meses a um ano, e multa a quem praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos. 

Lembrando que as denúncias de maus-tratos podem ser feitas por meio dos seguintes contatos:

Policia Militar Ambiental - 3522-0115; DEPA - Policia Civil - https://www.webdenuncia.sp.gov.br/depa/crime-acontecendo; GCM - 1599639-5898 

Texto: Celi Leme - Assessoria de Imprensa.

 

 

552 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

UNIDADES FISCAIS

Fique por dentro dos índices - ver todas

Nenhuma unidade fiscal cadastrada no momento!

Versão do sistema: 2.0.0 - 13/02/2026

Portal atualizado em: 18/02/2026 16:52:01

Prefeitura Municipal de Itapeva - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.