Itapeva, quinta-feira, 25 de abril de 2024 Telefone (15) 3526-8000 /

Chuvas Isoladas

Educação - Segunda-feira, 07 de Fevereiro de 2022

Alunos da Rede Municipal de Ensino retornam às aulas nesta segunda, dia 7 de fevereiro

A Prefeitura de Itapeva, por meio da Secretaria Municipal de Educação, retorna às aulas nesta segunda-feira, dia 7 de fevereiro. Na última semana, foram realizadas atividades de acolhimento e planejamento junto aos profissionais do Sistema Municipal de Ensino com alunos e as famílias de forma online. Também foram feitas ações que dizem respeito aos protocolos de prevenção à Covid-19.

O município conta com 58 unidades escolares, sendo 18 unidades de Educação Infantil, 25 escolas de anos iniciais, 13 escolas de anos finais e 2 unidades com atividades complementares, sendo essas compostas por 4.013 alunos de Educação Infantil, 5.752 dos anos iniciais (1º ao 5º ano) e 4.524 alunos dos anos finais (6º ao 9º ano).

As escolas estão preparadas e todos os profissionais foram orientados para que esse retorno presencial seja possível com segurança. No dia 2 de fevereiro, ocorreu a reunião com toda a equipe escolar, a organização dos grupos de whatsapp para a comunicação com as famílias, formação com os secretários, oficiais e gestores dos anos iniciais e finais sobre o uso da Plataforma EDUCAREBOX.

Já no dia 3, aconteceu de forma on-line o acolhimento e a recepção dos alunos e famílias pelos gestores, professores e demais membros da equipe. No dia 4 de forma on-line foi realizada a retomada dos protocolos de saúde, socialização das regras e funcionamentos da escola com relação à Covid, divulgação das orientações enviadas pela Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Saúde e Prefeitura Municipal, além da sensibilização da importância da vacinação.

Todos os alunos deverão seguir os protocolos sanitários de saúde, como uso obrigatório de máscara para crianças a partir de 3 anos, sendo orientados a levarem máscaras extras na mochila para que a troca seja feita sempre que necessário, higienização das mãos constantemente, uso do álcool em gel 70% e distanciamento social.

Lembrando que o apoio dos familiares será essencial para que esse retorno às aulas presenciais aconteça com segurança, ressaltando a importância de se manter sempre atentos e não levar a criança para a escola, caso apresente algum dos sintomas mais frequentes para a Covid-19 que são: febre, tosse, coriza, vômito, dor de cabeça e dor abdominal. Nesse caso, o responsável deverá comunicar a escola e aguardar em casa até que os sintomas tenham passado para que o aluno retorne as atividades escolares.

A secretária de Educação, Eunice Rodrigues da Silva, salientou que Itapeva promoverá um retorno consciente de aulas presenciais, com muita cautela e responsabilidade, seguindo todas as normas de segurança determinadas pela Secretaria de Saúde, com o objetivo de proporcionar os direitos de aprendizagem a todos os estudantes.

O prefeito de Itapeva, Mário Tassinari, ressaltou que todos estão trabalhando intensamente para um retorno seguro para os alunos, professores e equipes das escolas, que prioriza a saúde enquanto busca a retomadas das atividades pedagógicas, tão importante para o desenvolvimento das crianças e adolescentes. O chefe do Executivo ainda destacou que com a união e a colaboração de todos serão possíveis superar esse grande desafio.