Itapeva, sexta-feira, 19 de abril de 2024 Telefone (15) 3526-8000 /

Vacine-se em qualquer Unidade de Saúde do município

Febre amarela

Vacine-se em qualquer Unidade de Saúde do município

ATENÇÃO PARA A FEBRE AMARELA: Vacine-se em qualquer Unidade de Saúde do município.

A febre amarela é um tipo de doença causada por um vírus e transmitida por meio da picada de um mosquito. Existem dois tipos de febre amarela: a urbana e a silvestre, sendo que a diferença entre ambas é o tipo de mosquito que transmite o vírus. No geral, os sintomas são os mesmos.

No caso da febre amarela urbana, quem a transmite é o mosquito Aedes aegypti, o mesmo responsável por passar para o ser humano, entre outras doenças e condições, a dengue.

Na última semana, foi registrado o primeiro caso de febre amarela do ano de 2023, no município de Vargem Grande do Sul, em um adulto de 73 anos, não vacinado, morador da zona rural. Portanto, precisamos estar atentos a possíveis casos suspeitos e trabalhar preventivamente de forma que eles não ocorram.

Neste momento é necessário:

✅

Intensificar a vacinação de febre amarela em áreas de risco com cobertura vacinal baixa. Priorizar a zona rural, podemos ter recebido novos moradores não vacinados.

✅

Muita atenção com o Carnaval - pessoas se deslocam e participam de atividades na zona rural e podem estar expostos - em estâncias turistas, garantir a Vacinação.

Quais são os sintomas de febre amarela?
Quem foi infectado pela febre amarela pode apresentar os seguintes sintomas:

– Febre repentina;
– Calafrios;
– Náuseas e vômitos;
– Dor de cabeça;
– Dor nas costas;
– Dor no corpo generalizada;
– Mal-estar
– Cansaço e
– Diarreia

Como prevenir a febre amarela?
A prevenção à febre amarela pode ser feita em duas frentes: por meio da vacinação e da contenção do avanço do mosquito.
Procure a sua Unidade de Saúde de referência, portando a caderneta de vacinação e previna-se.

#pratodosverem Prefeitura de Itapeva-SP alerta para o primeiro caso de febre amarela no Estado de SP em 2023 e pede que a população procure sua Unidade de Saúde de referência para vacinação