Itapeva, sexta-feira, 19 de abril de 2024 Telefone (15) 3526-8000 /

Oficina de alimentação saudável sobre sucos

Educação e Saúde

Oficina de alimentação saudável sobre sucos

Secretaria de Desenvolvimento Social e Sesi promovem oficina de alimentação saudável sobre sucos

A nutricionista do Sesi, Caroline Rodrigues, deu continuidade à oficina de alimentação saudável, realizando uma dinâmica com as participantes sobre o prato ideal de comida. Na ocasião, elas montaram cada uma o seu prato de acordo com o costume, recebendo uma orientação sobre a combinação dos alimentos e o tamanho da porção. As atividades fazem parte do Projeto Técnico Social, realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Sesi.
Logo após, foram realizados os preparos de 3 tipos de sucos (abacaxi com pepino, laranja com cenoura e couve e maçã com cenoura).Ao tomarem os sucos, elas foram incentivadas a consumir o suco sem coar, por causa de grande parte dos nutrientes e fibras se encontrarem no bagaço. Também foi dada a dica de salpicar linhaça no suco, aumentando desta forma o consumo de fibras e ômega 3.
Em seguida, a profissional em nutrição falou sobre as principais vitaminas e minerais presentes nos sucos, destacando principalmente a importância para o metabolismo e a saúde das pessoas. “ A quantidade de vitaminas e minerais, que precisamos consumir diariamente é pequena, mas precisamos consumir diariamente. Assim,  nosso corpo tem todos os nutrientes para realizar os processos metabólicos e nossos órgãos podem trabalhar de forma adequada”, explica a nutricionista.
Caroline Rodrigues  explicou que a nutrição é o combustível para o nosso corpo.  “Por isso,  é nosso dever não deixar faltar os nutrientes que ele precisa. Vimos na oficina que a alimentação não precisa ser cara e muito menos elaborada;  ela precisa ser colorida e na porção adequada para cada indivíduo”, explica.
Ao final da oficina, falou-se sobre o papel das vitaminas e minerais, que tem uma função de suma importância na prevenção e tratamento de muitas patologias. Também neste dia, a nutricionista  contou com a participação das graduandas do curso de Nutrição da Fait,  Priscila Garcia knapp Alves e Tais Sarti para auxiliar na palestra.