Itapeva, quinta-feira, 18 de abril de 2024 Telefone (15) 3526-8000 /

Teatro de Bolso é reinaugurado

Mais Cultura

Teatro de Bolso é reinaugurado

CULTURA PARA TODOS | Na tarde desta sexta-feira (14), foi entregue para a população de Itapeva-SP a revitalização completa do Teatro de Bolso Profª Terezinha Silva, localizado no Calçadão Dr. Pinheiro, ao lado do Complexo Cultural Newton de Moura Muzel. Esta foi uma ação da Prefeitura de Itapeva, por meio da Secretaria de Cultura de Turismo.

Autoridades, artistas, alunos e professores da Escola Dom Silvio Maria Dário, bem como, a população em geral, lotaram a área central da cidade para conferir a cerimônia de reinauguração do Teatro e as apresentações culturais programadas para este dia.

Do lado de fora do Teatro, a animação ficou garantida pela cantora Patrícia Figueira, que cantou em encantou o público. A escritora itapevense Maria Campos deu o tom literário para a cerimônia e declamou o poema “Conheço a residência da dor”, de Cecília Meirelles e os professores da Escola de Música Profº Hugo Bellesia fizeram uma belíssima execução do Hino Nacional Brasileiro, ao som de Marta Gil no piano, Caíque Bueno na flauta transversal, Paulo Henrique Pereira no trombone e Milton de Moura Neto na percussão. Todos sob a batuta e coordenação artística do Maestro Henrique Silva.

No local, foi feita a implantação de iluminação cênica digital e iluminação externa, aquisição de equipamento de som digital, cortinas automatizadas e coxias, instalação de ar condicionado e projetores, compra de microfones, caixas acústicas e telas de projeção, movelaria, tintas acrílicas para pintura em 3D - que foram utilizadas pela artista plástica, Eliana Santos, para a confecção do painel que ilustra a fachada do Teatro - adesivos para as portas de vidro e cobertura em policarbonato, adequação elétrica interna e externa e iluminação interna e externa.

Fizeram o uso da palavra, as seguintes autoridades: o vereador Christian Galvão; o secretário de Finanças, Edivaldo Souza; o palestrante, Profº Gretz; a vice-prefeita, Dra. Elza Galvão; o secretário de Cultura e Turismo, Márcio Gouveia, que reafirmou seu compromisso de democratizar o acesso à cultura em nossa cidade e cuidar dos equipamentos públicos; e o prefeito municipal, Mário Tassinari.

Após a cerimônia, foi dada a continuidade nas apresentações artísticas e culturais na parte interna do Teatro de Bolso, com esquetes das Oficinas Culturais que são desenvolvidas pela Secretaria de Cultura e Turismo. Foram elas: Desenho de Animação, Dança do Ventre, Ballet, Street Dance, Acordeon e Canto.

SOBRE A HOMENAGEADA

A Professora Terezinha Silva nasceu na cidade de Pindamonhangaba, em 1947, e mudou-se para Itapeva no ano de 1959. Após concluir o curso de magistério no Instituto de Educação “Otávio Ferrari”, lecionou em várias unidades educacionais do município, dentre elas, a Escola Thereza Silveira Melo e Professor Celso Duch Villar.

Amante das artes, especialmente da literatura e da música, foi uma grande incentivadora das atividades artísticas e culturais do município, seja como educadora ou como cidadã movida pela certeza de que a música tem a capacidade de revolucionar o mundo.

No final de 2016, após um pedido encaminhado pelo prefeito em exercício Geraldo Tadeu dos Santos, Profº Gegê, a Câmara Municipal de Itapeva propôs homenagear o auditório do Complexo Cultural Newton de Moura Müzel” com o nome da professora Terezinha Silva, iniciativa que foi aprovada por unanimidade pelos vereadores.

#PraTodosVerem