Itapeva, quinta-feira, 16 de maio de 2024 Telefone (15) 3526-8000 /

Assistência Social - Segunda-feira, 18 de Abril de 2022

Seminário de Políticas Públicas da Mulher

Secretaria de Desenvolvimento Social participa de seminário sobre políticas públicas voltadas para a mulher

Seminário de Políticas Públicas da Mulher

A secretária de Desenvolvimento Social, Lucinha Schreiner e as assistentes sociais Quitéria Fernandes (coordenadora de Proteção Especial) e Vera Uchoa (responsável pelo grupo de mulheres vítimas de violência no CREAS), participaram no dia 12 de abril no Hotel Ibiza em Itapeva, do Seminário Regional com o tema “Mulher – Cooperação Estado/Municípios nas Políticas Públicas para a Mulher no Enfrentamento dos Efeitos da Pandemia”.

Entre os assuntos debatidos, destacam-se principalmente: As iniciativas do Programa Pontal 2030 e a Política Pública da Mulher; Os impactos da pandemia do coronavírus no Estado de São Paulo: impactos nas áreas sociais e econômicas sob a perspectiva municipal e regional; a Política Pública da Mulher do Governo do Estado de São Paulo e o papel da Secretaria de Desenvolvimento Regional e da Secretaria da Justiça e Cidadania: avanços e desafios na definição de ações prioritárias em tempos de pandemia.

Em seu discurso, a secretária de Desenvolvimento Social Lucinha Schreiner destacou principalmente os serviços implantados em sua pasta por meio de políticas públicas. “Temos ações voltadas para a Política da Mulher, como os trabalhos de acolhimento para as mulheres vítimas da violência, as atividades de Educação Permanente com cursos de capacitação e as atividades de atendimento pelo Creas em relação às vítimas de violência. Lembrando que as mulheres são o nosso principal público-alvo”, explica.

Para a Coordenadora de Proteção Especial, Quitéria da Silva Fernandes, o seminário foi um momento de grande aprendizagem e também de motivação. “Costumo dizer que o conhecimento liberta, pois tenho a certeza que estamos no caminho certo no enfrentamento deste mal, que é a violência contra as mulheres. É importante destacar o trabalho que a Secretaria de Desenvolvimento Social, por meio do projeto “Rompendo o Ciclo da Violência vem realizando, ou seja ,um serviço de orientação e informação sobre os primeiros sinais da violência, bem como as ações executadas com as mulheres vítimas e sobreviventes da violência em nossa cidade”.

Para Vera Uchôa, o evento foi muito gratificante, visando o aperfeiçoamento profissional. “Dada a importância da temática e com o aumento da violência doméstica contra as mulheres em tempos de pandemia, temos que buscar maneiras para aperfeiçoar nosso atendimento a elas, que já são tão vitimadas e fragilizadas”, enfatiza a assistente social.

O prefeito Mário Tassinari disse que a cidade está de portas abertas para eventos como esse, que têm o objetivo de fortalecer a cooperação entre o Estado e municípios, promovendo o diálogo e a troca de experiências com foco na Casa da Mulher.

A Casa da Mulher é um programa que tem a finalidade de implantar serviços especializados de atendimento a mulheres em situação de vulnerabilidade, com políticas de prevenção à violência doméstica, programas de qualificação profissional e empreendedorismo.

Compuseram a mesa de autoridades: Cecé Cardoso (Diretora do ER Itapeva), Waldir Catanzaro (Desenvolvimento Regional), Edna Martins (Coordenadora de Políticas da Mulher da Secretaria da Justiça e Cidadania), Anna Beatriz Sampaio (Casa da Mulher), Gilberto Schweder (FESPSP), vereadora Débora Marcondes, Tenente- Coronel Adriana Duch Machado, Lucinha Schreiner, Guilherme Gomes (prefeito de Riversul) e Josi (prefeita de Nova Campina).