Itapeva, quinta-feira, 18 de abril de 2024 Telefone (15) 3526-8000 /

Obras - Terça-feira, 27 de Abril de 2021

Santa Maria e Bonfiglioli passam por nebulização

A Prefeitura de Itapeva, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, realizou na última semana, a nebulização contra o mosquito transmissor da dengue na Vila Santa Maria e no Jardim Bonfiglioli. Até esta terça-feira, 27 de abril, foram nebulizados 1310 imóveis, finalizando assim, os dois bairros. O objetivo é reduzir o número de mosquitos contaminados com o vírus da dengue. Neste mês de abril, na Vila Santa Maria foram notificados 112 casos, destes 25 foram confirmados . Já no Jardim Bonfiglioli, foram notificados 46 casos e destes 11 foram confirmados . “O Aedes aegypti está mais resistente. É fundamental que a população tire um tempo de 10 minutos e elimine os criadouros do mosquito em sua residência. Os ACV (Agentes de Controle de Vetores), por meio da Divisão de Vigilância Ambiental atuam nos bairros com ações durante o ano todo”, destacou Juliana Carvalho, chefe de Divisão de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses da Secretaria. Desde janeiro, a Secretaria da Saúde tem intensificado os trabalhos de prevenção da Dengue no município. Entretanto, até a presente data foram notificados 268 casos em diversos bairros de Itapeva. Destes, 68 casos foram confirmados com a doença. Além dos 25 positivos na Santa Maria e 11 no Jardim Bonfiglioli, foram detectados 2 casos na Vila Nova e um caso nos bairros Ribeirão do Leme, Bela Vista, Bairro de Cima, Jardim Kantian, Vila Ribas e Morada do Sol. Sintomas e Prevenção A dengue é uma doença viral que, na maior parte dos casos, traz sintomas como febre, indisposição e dores nos músculos e atrás dos olhos. Ao sentir estes sintomas procurar a UBS mais próxima. Para prevenir possíveis focos do mosquito, a população deve tampar os tonéis e caixas d’água; manter calhas sempre limpas; deixar garrafas e recipientes com a boca para baixo; limpar semanalmente retirar pratos de vasos de plantas ; Tampar as lixeira; limpar os ralos e colocar tela; manter lonas para materiais de construção e piscinas sempre esticadas para não acumular água; não deixar água parada em pneus e não jogar lixo em terrenos baldios, pois em qualquer recipiente que acumule água o mosquito pode procriar. A Dengue pode Matar!