Itapeva, quinta-feira, 25 de abril de 2024 Telefone (15) 3526-8000 /

Obras - Terça-feira, 04 de Maio de 2021

Prefeitura inaugura Unidade Básica de Saúde da Vila Santa Maria

Com mais de 520 metros quadrados, a UBS é a maior da cidade

A Prefeitura Municipal de Itapeva, por meio da Secretaria da Saúde, realizou a cerimônia de inauguração da Unidade Básica de Saúde da Vila Santa Maria. Um momento histórico para este bairro, que conta agora com o maior Posto em extensão de nossa cidade. Esta Unidade, localizada à Rua Pedro de Almeida Ramos, nº 81, é uma obra que teve início em 2013, com área total de 520,05 metros quadrados, dos quais 64% foram executados por esta gestão e contou com recursos do Ministério da Saúde e contrapartida da Prefeitura. A obra custou ao município mais de 1 milhão e 100 mil reais. Esta construção ficou paralisada de agosto de 2014 a outubro de 2018 e agora finalmente foi entregue à população. Trata-se de um prédio amplo, moderno, com várias salas para melhor atender à comunidade que necessite dos serviços da Unidade de Saúde. A cerimônia contou com a participação do músico Isael Cordeiro, presidente da Lira Itapevense, que fez uma performance musical em homenagem às vítimas da Covid-19 em Itapeva. Fazendo o uso da palavra, o secretário municipal da Saúde, Luiz Fernando Tassinari, falou da imensa alegria em poder entregar mais esta obra à população e enalteceu o trabalho da sua equipe. “Estou muito feliz por entregar o maior Posto de Saúde que existe hoje em nossa cidade. Foi um trabalho em equipe e aqui agradeço a ex-secretária Karen Grube, que reiniciou esta construção. Também não posso deixar de agradecer toda a minha equipe, que está comigo e tem nos ajudado a fazer uma gestão grandiosa. Sem eles não faríamos nada”, enfatizou. O secretário municipal de Obras e Serviços, Diego Carvalho, falou um pouco sobre esta moderna construção e a evolução do bairro. “Trabalhamos bastante para entregarmos esta Unidade de Saúde do jeito que desejávamos. Acompanhei todo o processo e o resultado está aí, um prédio digno aos moradores da Vila Santa Maria, que terão um atendimento mais adequado. A obra estava parada desde 2014 e pudemos retomá-la e finalizá-la. Assim como em breve também entregaremos os postos da Vila Isabel, Jardim Maringá, Alto da Brancal e Pacova. Eu costumo contar que em 1998, quando eu ainda tinha 6 anos, meu pai era motorista na Garagem da Prefeitura e dirigia um caminhão pipa. Naquela época, lembro-me que vínhamos aqui no bairro e quando chegávamos era tudo terra. O caminhão parava e os moradores vinham correndo em meio àquela terra com baldes na cabeça para encher de água. Hoje, o bairro não é mais carente é uma zona residencial, com pessoas trabalhadores e que merecem. Já entregamos toda a infraestrutura necessária como asfalto, água, iluminação e um Posto de Saúde como este”, contou Diego. Representando o Legislativo, a vereadora Áurea Aparecida Rosa, parabenizou todos os envolvidos e pediu atendimento humanizado a todos que buscam por tratamento. “Chega uma época da vida, em que não temos mais egos políticos, mas queremos trabalhar com propósitos e o meu propósito é trabalhar para o bem comum e a saúde de todos. O SUS é tão bom quanto os demais e as pessoas que vestem a camisa e estão de jaleco branco sabem o quanto precisamos de uma palavra amiga. Deixo a minha homenagem a vocês da Saúde, que são os verdadeiros heróis da cidade de Itapeva”. Para o prefeito de Itapeva, Dr. Mario Tassinari, querer o melhor para a Saúde é fundamental. “Precisamos investir e terminar a estrutura, como esta aqui hoje, pois a porta de entrada não é o Pronto Socorro, mas sim as Unidades Básicas que devem estar funcionando perfeitamente. Sou a favor do atendimento primário, tem que ter o acesso para quem busca o tratamento. Esta obra não é fruto do governo Mario, muitas pessoas contribuíram para termos este momento e isso aqui é de todos, da população”, finalizou o chefe do Executivo. Estiveram presentes também à inauguração, a vice-prefeita Elza Galvão, os secretários municipais Luiz Henrique de Oliveira (Planejamento), Rodrigo Tassinari (Administração), Marcio Gouveia (Cultura e Turismo), Lucinha Schreiner (Desenvolvimento Social) e os vereadores Marinho Nishiyama, Lucinha Woolck, Débora Marcondes, Gessé Alves, Julio Ataíde, Christian Galvão, Celinho Engue e Saulo Leiteiro, além da equipe da Unidade e funcionários da Secretaria de Saúde.