Secretaria de Saúde realiza curso de capacitação sobre pré-natal e período pós-parto

O médico Francisco Lázaro de Sousa foi o responsável pelo curso de capacitação aos profissionais da Rede de Atenção Básica

Atividades fazem parte da 4ª edição da Semana do Bebê, cujo objetivo é o combate à mortalidade infantil

A Secretaria Municipal de Saúde deu andamento ao ciclo de palestras da 4ª edição da Semana do Bebê, ao realizar durante o dia todo, no auditório da Secretaria de Saúde, curso de qualificação, direcionado aos profissionais de Saúde de Atenção Primária, visando o atendimento de pré-natal e puerpério. Médicos e enfermeiros da Rede de Atenção Básica de Saúde e equipes multiprofissionais participam da capacitação.

O chamado pré-natal é a assistência na área da enfermagem e da medicina prestado à gestante durante os nove meses de gravidez, visando melhorar e evitar problemas para a mãe e a criança nesse período e no momento do parto.

Puerpério é o período que ocorre logo após o parto, também denominado de pós-parto. Nesta fase, o corpo da mulher está em processo de recuperação da gravidez, sofrendo uma série de modificações físicas e psicológicas.

O médico ginecologista Francisco Lázaro Pereira de Sousa é o responsável pela qualificação. Consultor em Saúde Materno Infantil, ele é pos-graduando do Programa de Doutorado e Mestre em Ciências pela Unifesp – Escola Paulista de Medicina.

Em seu curso, ele abordou temas pertinentes aos indicadores da mortalidade infantil e aspectos relevantes do pré-natal, além de ações efetivas em relação às síndromes de hipertensão durante a gravidez e diabetes gestacional. Ele explicou que a diabetes gestacional é a condição em que uma mulher sem esta doença, apresenta níveis elevados de glicose no sangue durante a gravidez.

A secretária municipal de Saúde, Maria Eliza Ferraresi, ressalta a importância dos cursos de capacitação, dando ênfase principalmente ao aprimoramento profissional dos médicos e enfermeiros da Rede de Atenção Básica, visando a excelência nos atendimentos às gestantes do município.

A 4ª edição da  Semana do Bebê é organizada e idealizada pela Secretaria Municipal de Saúde e tem como objetivo principal o combate à mortalidade infantil em Itapeva.