Secretaria de Saúde faz atualização de vacinação sobre o sarampo

Pessoas com idade entre 1 e 29 anos e também de 30 a 59 anos devem se vacinar

Em Itapeva, não há casos de sarampo. Porém, há informações que a doença vem se propagando e por essa razão, o governo municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde orienta a comunidade a atualizar a carteira de vacinação, com o intuito de prevenir a moléstia.

Segundo o setor de Vigilância Epidemiológica do município, a vacinação contra o sarampo, obedece aos seguintes critérios: pessoas com idade entre 1 e 29 anos são necessárias duas doses e de 30 a 59 anos uma dose. Lembrando que a partir dos 60 anos de idade, não precisam ser vacinados.

Entre os sintomas da doença, destacam-se principalmente febre alta, acima de 38,5°C; manchas vermelhas, que surgem primeiro no rosto e atrás das orelhas, e, em seguida, se espalham pelo corpo; tosse; coriza; conjuntivite, além de manchas, que aparecem na mucosa bucal conhecida como sinal de koplik. Elas aparecem entre 1 a 2 dias antes das manchas vermelhas.

Em relação aos cuidados a serem tomados, o isolamento domiciliar ou hospitalar dos casos diminui a intensidade dos contágios. Deve-se evitar, principalmente, a frequência às escolas ou creches, agrupamentos e qualquer contato com pessoas suscetíveis, até 4 dias após o início do período epidêmico.

Segundo a secretária Maria Eliza Ferraresi, é de suma importância que a comunidade procure os postos de saúde para receberem orientações sobre a vacinação contra o sarampo, prevenindo contra a doença.

As vacinas contra o sarampo estão disponíveis nos postos de saúde na zona urbana, das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. Na zona rural, das 7h às 16h. É preciso apresentar a carteira de vacinação.