Desenvolvimento Social realiza ações de prevenção contra o trabalho infantil

Educação - Quarta-feira, 03 de Novembro de 2021


Desenvolvimento Social realiza ações de prevenção contra o trabalho infantil

A Prefeitura de Itapeva, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, através do Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI) segue neste segundo semestre, realizando ações de prevenção contra o trabalho infantil.

Desta vez o foco está nas ações realizadas no ambiente escolar, parceria realizada com escolas municipais e estaduais, que alcançarão entre alunos, pais e professores mais de 1200 pessoas.

Diante do retorno, inicialmente parcial e atualmente 100% presencial, foi visível a dificuldade de muitas crianças e adolescentes retornarem às aulas devido as fragilidades econômicas deixadas pela pandemia. Muitos se evadiram para realizar trabalhos informais e alguns que ficam responsáveis pelos irmãos mais novos, entre outros impedimentos para que esse público pudesse retornar às atividades escolares.

Nos encontros além dos esclarecimentos sobre o TRABALHO INFANTIL é apresentado a rede municipal de proteção, bem como os serviços públicos disponíveis para empoderamento das famílias que se encontram com situações de trabalho infantil. O trabalho infantil adquire características de exploração quando envolve:

 

#PraCegoVer: Na imagem principal aparece três alunos da rede municipal, mostrando a cartilha do programa de erradicação do trabalho infantil e segurando um pirulito rosa. O menino veste camiseta e máscara pretas; A menina do meio veste jaqueta preta e máscara cinza com bolinhas brancas e a menina da direita veste moletom em tons de cinza, uma touca preta e máscara preta com estampa colorida. No plano de fundo aparecem outros seis alunos.

Prefeitura Municipal


Itapeva