Em parceria com a Secretaria de Saúde, por meio do Cerest - Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, a Secretaria Municipal de Administrações Regionais, está realizando uma campanha de orientação à população quanto ao descarte correto de resíduos (‘lixo’) para colaborar na saúde e segurança dos coletores”.
Lembrando que o descarte adequado do lixo é uma atitude simples, que faz toda a diferença para o meio ambiente e à segurança dos trabalhadores da limpeza urbana.
Os coletores de lixo estão diariamente nas ruas cuidando do município e portanto, merecem todo o cuidado e a colaboração da comunidade.
De acordo com a secretaria, existem várias formas de ajudar, separando o lixo corretamente: reciclável (papel, plástico, vidro, metal), orgânico (restos de comida, cascas, etc.) e hospitalar ou perfurante ((agulhas, seringas, vidros quebrados) . É preciso colocar em garrafas plásticas com tampa e identificar o conteúdo, levando a uma unidade pública de saúde, com o intuito de fazer o descarte correto.
Ao embalar o lixo, a secretaria orienta que a população use sacos resistentes e bem fechados, evitando colocar líquidos, cacos ou objetos cortantes soltos.
E para evitar lixo acumulado nas ruas, é preciso colocar o lixo no horário certo, deixando-o na calçada somente nos dias e horários de coleta, evitando que animais rasguem os sacos e espalhem o conteúdo.
É de suma importância respeitar e valoriza o trabalho dos coletores, pois eles proporcionam a limpeza e a saúde do município, sendo que um pequeno cuidado pode evitar acidentes e contaminações.
Texto: Celi Leme - Assessoria de Imprensa.
Itapeva