A Prefeitura de Itapeva, por meio da Secretaria Municipal da Educação, realizou na última sexta-feira, dia 3, formação para merendeiras, para 180 profissionais da área, na Escola Municipal Tereza Silveira.
Durante o dia todo, houve cursos de capacitação, palestra motivacional, apresentações musicais, sorteio de brindes, além de um café da manhã, almoço e café da tarde às participantes.
Em seu discurso, a secretária municipal de Educação Geni Müzel, falou da importância do trabalho das merendeiras. ”Elas têm um papel fundamental na alimentação dos alunos e reconhecemos a dedicação e o trabalho essencial visando o bem-estar das crianças. As nossas merendeiras fazem a diferença para o aprendizado e o desenvolvimento nutricional no período escolar”, enfatizou a titular da pasta.
Logo após, houve palestra com a coordenadora de Educação Infantil Mayra Serra de Falco Camargo e a nutricionista Pietra de Oliveira Pereira Domingues, que apresentou o livro de receitas do Departamento de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação.
Em seguida a presidente do CAE - Conselho de Alimentação Escolar de Itapeva Vanessa Aparecida Gonçalves dos Santos falou sobre o tema “A finalidade do Conselho de Alimentação Escolar e suas visitas às escolas municipais”.
Também existiram palestras com a coordenadora de Indústria, Comércio e Serviços da Agricultura Familiar Silmara de Oliveira Garcez Santos e a chefe de Divisão de Recursos Humanos Gisele Matos Freitas, que fez uma explanação sobre os direitos e deveres das servidoras públicas, que exercem a profissão de merendeiras.
No período da tarde, o evento teve continuidade com a apresentação da palestra motivacional da psicóloga do Setor de Recursos Humanos da Prefeitura Isabel Goulart, que abordou assuntos ligados à “Aceitar o novo e o trabalho em equipe”.
Depois, aconteceu a premiação das vencedoras que fizeram as melhores receitas: Rosângela de Campos Romão (EMEI Jalile), Cibele Santiago Barbosa (EMEI Francisco Rossi), Márcia Cristina de Freitas Campos (Escola Antônio Carvalho) e Flávia Domingues (Escola Mauro Albano).
Ao final do encontro, a equipe do Departamento de Alimentação Escolar explicou sobre as boas práticas nos serviços de alimentação, cardápio e restrições alimentares.
Lembrando que a equipe é formada por: Eloísa de Almeida Diniz Tosta (chefe de Divisão de Alimentação Escolar), Tamires Ramalho Paterniani, Pietra de Oliveira Pereira Domingues e Barbara Maria Reno Oliveira (nutricionistas), Eliana de Melo da Silva e María Odete María Dias (técnicas em Nutrição e Dietética).
Texto: Celi Leme - Assessoria de Imprensa.
Itapeva