A Prefeitura de Itapeva, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo realizou nos dias 27 e 28 de junho, na Praça de Eventos Zico Campolim, a 3ª Feirinha do Orgulho. Com o tema “Orgulho é Resistência", a feira contou com muita música, arte, rodas de conversa e um clima acolhedor, que celebrou a diversidade, fortalecendo desta forma a luta por respeito e igualdade.
Em seu discurso, a prefeita Coronel Adriana Duch Machado falou da importância de um encontro como esse. “Temos enorme respeito à produção cultural LGBT. Acreditamos que uma cidade com as culturas potentes precisa ser democrática, aberta e acessível a todos os segmentos sociais”, destacou a chefe do Poder Executivo.
Já o secretário de Cultura e Turismo, Samir Lahoud, enfatizou que a iniciativa reforça o papel da cultura como instrumento de inclusão e cidadania. “Ela promoveu a visibilidade da comunidade LGBTQIA+, proporcionando um espaço de expressão artística e valorização da diversidade”, explicou o gestor público.
Lembrando que o evento foi uma realização conjunta com apoio do Coletivo Resistência, FACE Itapeva, APEOESP – Subsede Itapeva, e Clínica de Estética Avançada, com o objetivo também de celebrar o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+. A Secretaria Municipal de Saúde participou do evento, realizando testes rápidos para detectar doenças sexualmente transmissíveis, além de distribuir preservativos à comunidade.
Texto: Celi Leme - Assessoria de Imprensa.
Itapeva