HISTÓRIA - Formação em Educação Escolar Quilombola é realizada em Itapeva
A Prefeitura de Itapeva, por meio das Secretarias de Educação e Recursos Hídricos e Meio Ambiente e em parceria com o Instituto de Pesquisa e Educação Ambiental Planeta Terra participou, no último sábado (26), na Sala Verde, de formação em Educação Escolar Quilombola, oportunizada pela Universidade UFSCar. Participaram também os educadores da Comunidade Quilombola do Jaó.
A iniciativa abordou sobre "Marcos Legais e Operacionais da Educação Escolar Quilombola", com conceitos teóricos e práticos sobre povos tradicionais e sua relação com o meio ambiente. A proposta buscou integrar conhecimentos acadêmicos com práticas comunitárias, fortalecendo a identidade quilombola e promovendo uma educação ambiental contextualizada.
Durante o módulo, que foi coordenado pela professora da UFSCAR, Mariana, os participantes tiveram acesso a oficinas, palestras e atividades práticas sobre sustentabilidade, preservação dos recursos naturais e a valorização da cultura quilombola.
A aula contou com palestra da arqueóloga, Silvia Marques, que compartilhou a História do Quilombo do Jaó, explicando sobre como as terras foram adquiridas e quem foram seus primeiros habitantes. Para fechar o evento com chave de ouro, todos os participantes seguiram até a nascente do córrego do Mata Fome, para conhecer um pouco da história do tropeirismo local.
#pratodosverem– imagens que mostram formação em Educação Escolar Quilombola, oportunizada pela Universidade UFSCar. Post com texto alternativo.
Itapeva