Conscientização sobre os riscos do escorpião é realizada

Saúde - Sexta-feira, 21 de Outubro de 2022


Conscientização sobre os riscos do escorpião é realizada

CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE ESCORPIÕES | A Prefeitura de Itapeva, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, da Divisão de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses, realizou diversas ações educativas nas escolas EM Ivis Piedade Marques, EM Antônio Felippe, EM Auta Rolim, EM Antônio Maisano, Colégio Objetivo, com palestras de conscientização sobre os riscos que o escorpião pode trazer para a saúdes.

O trabalho consiste em apresentar a visualização das espécies, seu ciclo biológico, formas de profilaxia, com o objetivo de evitar acidentes e evidenciar a unidade de referência de atendimento em caso de acidente com escorpião, que é a Santa Casa de Misericórdia de Itapeva.

Este trabalho se faz importante devido a alta taxa de mortalidade infantil (crianças de até 10 anos) no Brasil, sendo imprescindível, caso ocorra o acidente, o conhecimento da espécie juntamente com a unidade de referência, para garantir a reversão do quadro clínico.

A Chefe de Divisão Juliana Carvalho relata que as crianças são as mais vulneráveis a picada de escorpião, por isso, a importância de ir até as escolas e mostrar a elas o que é este artrópode e como evitar acidentes.

A Secretaria Municipal da Saúde faz o alerta para que a população mantenha jardins e quintais limpos; evite acumular entulho e lixo para não atrair baratas e outros insetos (alimentos preferidos dos escorpiões); examinar roupas e calçados antes de vestir; verificar toalhas de banho e roupas de cama; utilizar luvas de couro quando for trabalhar com materiais de construção e evitar andar sem calçados.

Conscientizar é fundamental para preservar a saúde das crianças.

Prefeitura Municipal


Itapeva