Oficina de alimentação saudável no CRAS

Assistência Social - Quinta-feira, 12 de Maio de 2022


Oficina de alimentação saudável no CRAS

HÁBITOS SAUDÁVEIS | Desenvolvimento Social e Sesi realizam oficina de alimentação saudável no CRAS Morada do Bosque.

A nutricionista do Sesi, Caroline Rodrigues, conduziu uma oficina que abordou o tema “Alimentação Saudável” no Cras Morada do Bosque na última quarta-feira, dia 4 de maio. As atividades fazem parte do Projeto Técnico Social Residencial Morada do Bosque, que está sendo realizado pela Prefeitura de Itapeva, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social em parceria com o Sesi. As estudantes de nutrição Ana Laura de Pontes, Pérola Balen e Priscila Garcia também participaram da oficina.

Na oportunidade, houve atividades práticas. A nutricionista fez uma intervenção sobre as suas escolhas, orientando-os sobre como adotar novos hábitos, proporcionando desta forma, uma alimentação mais saudável.

A oficina também teve o objetivo de conscientizar os beneficiários do projeto, a respeito da importância da adoção de um estilo de vida mais saudável, por meio da maneira correta do consumo dos alimentos com maior valor nutritivo. Participaram 15 mulheres a partir dos 16 anos, que são moradoras do Residencial Morada do Bosque e adjacências.

Entre os temas que foram discutidos, destacam-se principalmente a leitura correta dos rótulos dos alimentos, classificação dos alimentos segundo seu nutriente predominante, pirâmide alimentar para falar sobre a importância de ter uma alimentação que contenha todos os grupos, a redução do sal e temperos industrializados.

Lembrando que os alimentos são classificados em: construtores (proteínas como leite e carnes), reguladores (frutas, legumes e verduras); energéticos (pães,massas, cereais); classificação segundo o processamento: in natura ou minimamente processados ( frutas e verduras); processados ( conservas) e ultraprocessados (salgados de milho no pacote “Elma Chips”). Vale lembrar que a alimentação deve ser a base de alimentos in natura ou minimamente processados, evitando os ultraprocessados.

Michele Santana, Sara Barbosa, Evelin Rufino e Rosangela Ferraz participam ativamente das oficinas oferecidas pelo Projeto Técnico Social Residencial Morada do Bosque. “A Secretaria de Desenvolvimento Social e o Sesi estão de parabéns, por proporcionar esses cursos, pela oportunidade de nos proporcionar melhor qualidade de vida”.

Caroline Rodrigues, ao final do evento, ensinou a fazer um sal de ervas, enfatizando que a oficina foi um sucesso. “É muito importante uma alimentação saudável, pois ajuda na prevenção e controle de muitas doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, contribuindo para o combate à desnutrição e a obesidade, encorajando os bons hábitos alimentares e por fim, incentiva o conhecimento de novas opções de alimentos e seu preparo”, finaliza.

#PraTodosVerem sequência de fotos da oficina de Alimentação Saudável promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social em parceria com o SESI no CRAS Morada do Bosque.

Prefeitura Municipal


Itapeva