Pessoas em situação de rua de Itapeva recebem apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social

A Prefeitura de Itapeva, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social realiza uma série de ações com pessoas em situação de rua do município. No ginásio de esportes Antônio de Queiroz, no Jardim Maringá, foi montado um Albergue 24h, para oferecer atendimento especializado e humanizado, durante a pandemia do Coronavírus. Além disso, abordagens noturnas estão sendo realizadas diariamente, com o apoio da Guarda Civil Municipal, com objetivo de orientar os moradores em situação de rua a irem para o Albergue, para que eles possam receber todos os cuidados de alimentação, descanso e higiene.
“Vale ressaltar que todos têm o direito de ir e vir, deste modo, nenhum cidadão é obrigado a ir para o Albergue. Eles são orientados nesse sentido, mas podem decidir se querem o apoio ou não”, explicou a secretária de Desenvolvimento Social Lucicléia Schreiner.
A titular da Pasta também ressalta que na abordagem noturna são oferecidos cobertores, alimentos, máscaras para proteção contra o Covid-19. “Outro importante trabalho que a Secretaria de Desenvolvimento Social realiza é o encaminhamento dessas pessoas para suas famílias. A maioria possui familiares e a reinserção social desses moradores é muito importante para que eles possam sair da situação de rua. “Nós orientamos a população para não dar esmolas, pois as mesmas fomentam o tráfico de drogas e a criminalidade em geral. Não dê esmolas, acione a Guarda Municipal ou a Secretaria de Desenvolvimento Social e encaminhe o cidadão para o serviço especializado”, finalizou a secretária.