Governo lança Programa “Zelando Pelo Nosso Território”

O prefeito de Itapeva Luiz Cavani anunciou a criação do Programa Zelando Pelo Nosso Território, que preconiza questões relacionadas à cidadania, ação e zeladoria dos 12 territórios existentes no município e traz em seu escopo uma série de ações. A primeira delas, denominada “Território Sem Lixo”, teve início nesta segunda-feira (11), durante o dia todo, e percorrerá todo o município (confira o cronograma completo abaixo).

O governo municipal, por meio do Setor de Fiscalização Municipal, contabilizou em 2018 mais de 500 denúncias de depósito de lixo em terrenos baldios particulares da cidade. Foram atendidas todas as reclamações e 75% dos terrenos indicados foram limpos. Cerca de 15 dias depois, 100% do trabalho havia sido perdido, já que os terrenos todos voltaram a abrigar lixo.

“Ninguém gosta de ficar com o lixo em casa, então os terrenos, calçadas e praças da nossa cidade acabam sendo espaço para depósito desse material indesejável. O que vamos fazer nessa primeira ação do Programa é levar nossa equipe aos bairros e oferecer um local para o descarte desse lixo volumoso”, explica o prefeito Cavani. Além de retirar o lixo, a equipe da Prefeitura trabalhará na conscientização das comunidades. “Vamos envolver todas as lideranças dos bairros, para que possamos formar uma força-tarefa entre a comunidade e a administração pública”, destaca.

Depois dessa primeira ação, será realizada a segunda, denominada “Território em Ação”. A data prevista para início é 11 de março.  Aqui, a equipe da Prefeitura passará pelo bairro fazendo varreduras, limpando e organizando tudo. Segundo informou o prefeito, serão feitas operações tapa buracos, pinturas horizontais, sinalização por meio de placas etc. Durante essa ação, haverá a entrega de todos os serviços necessários a cada comunidade. “As lideranças nos dirão quais são as necessidades de cada bairro e nós, na medida do possível, vamos atender”, diz o prefeito.

Campanha

A campanha conta com várias ações de mídia para que a população tenha conhecimento do cronograma. Flyers distribuídos nas escolas municipais, campanhas nas mídias sociais da Prefeitura, carros de som, banners, faixas e distribuição de material jornalístico à imprensa local estão entre os trabalhos desenvolvidos.

250 Presentes

O Programa Zelando Pelo Nosso Território é um dos 250 presentes que a Prefeitura entregará em 2019 ao município, em celebração aos seus 250 anos de história. O objetivo é oferecer presentes que possam melhorar o futuro da comunidade. Estão envolvidas todas as secretarias municipais, num planejamento de programas, ações e atividades que seguem até dezembro.

CRONOGRAMA – TERRITÓRIO SEM LIXO

11 e 12/02