Coordenadoria de Defesa Civil registra 294 ocorrências o ano passado em Itapeva

Órgão é o responsável por ações preventivas, com o intuito de evitar desastres naturais

A Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio da Coordenadoria de Defesa Civil, registrou o ano passado 294 ocorrências, sendo 74 estruturais, 72 ambientais (corte de árvores), 6 vistorias em pontes, 9 alagamentos/enxurradas, 8 postes energizados/galhos, 3 deslocamentos de massa, 6 incêndios e 116 tempestades de granizo.

A Coordenadoria de Defesa Civil trata-se de um conjunto de ações preventivas, de socorro, assistenciais e reconstrutivas destinadas a evitar ou minimizar os desastres naturais e os incidentes tecnológicos, visando restabelecer a normalidade social.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil no município, Luciano de Oliveira, é imprescindível que a comunidade esteja preparada para enfrentar situações adversas e neste quesito, o órgão move todos os esforços possíveis, visando solucionar os problemas no que diz respeito às ocorrências de risco.

O ano passado, as equipes da Coordenadoria de Defesa Civil participaram de uma oficina preparatória para operações de chuvas de verão, visando reduzir os danos materiais e preservar vidas. O treinamento realizado pela Coordenadoria de Defesa Estadual levou conhecimento aos agentes municipais sobre práticas operacionais preventivas, com a finalidade de minimizar os efeitos de situações como deslizamento de terra e inundações.

Entre os assuntos abordados, destacaram-se principalmente temas como legislação básica aplicada à proteção e defesa civil; geologia aplicada à proteção e defesa civil; meteorologia; registro de comunicação preliminar, procedimentos de assistência humanitária, situação de anormalidade, estrutura de planos preventivos, vistoria de campo e exercícios práticos.