Campanha nacional de vacinação contra sarampo começou nesta semana

Teve início nesta segunda-feira, dia 07, a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo em todos os postos de saúde, com foco em dois grupos divididos por faixas etárias. O primeiro grupo é formado por crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade. A imunização deste grupo acontece de 7 a 25 de outubro e o “Dia D”, que é a data em que as ações de vacinação são ainda mais intensificadas, está marcado para o sábado, dia 19 de outubro. Já o segundo grupo, adultos na faixa-etária de 20 a 29 anos que não estão com a caderneta de vacinação em dia, receberá a imunização contra o Sarampo a partir do dia 18 de novembro.
A Secretária de Saúde, Maria Eliza Ferrarezi, afirma que a vacinação infantil é uma forma de respeitar e amar as crianças. “Vacina é um direito da criança. Ela não consegue ir sozinha a uma unidade de saúde para se vacinar. Pais, responsáveis, avós chequem a carteira de vacinação como ato de respeito e de amor”, enfatizou a Secretária da Saúde.

Saiba mais:

No estado de São Paulo foram registrados 7.649 casos de sarampo confirmados até 5 de outubro deste ano, 70% ocorreram no estado de São Paulo, espalhados por 197 municípios. Acrescente-se a ocorrência de 12 óbitos, a maior parte residente na grande São Paulo.

A atual campanha de vacinação tenta frear o surto de uma doença que, em dois anos, saiu de uma situação de virtualmente erradicada para preocupação de segurança nacional.
O “Dia D” da campanha será o sábado, 19 de outubro, das 08h às 17h, todos os postos de vacinação estarão abertos. O Prefeito Luiz Cavani ressaltou a importância da imunização infantil. “Leve seu filho até uma unidade de saúde e não esqueça da caderneta de vacinação. Faça sua parte, proteja nossas crianças”, afirmou o prefeito.