Notícias

Campanha Fique Sabendo da Secretaria de Saúde realiza 7.578 exames

Campanha Fique Sabendo foi considerada um grande sucesso
Campanha Fique Sabendo foi considerada um grande sucesso

Foram realizados 1903 exames de HIV, 1990 de sífilis, 1841 de hepatite C e 1.844 de hepatite B

A Campanha Fique Sabendo da Secretaria Municipal de Saúde, realizada de 1º a 8 de dezembro, foi considerada um grande sucesso, com a realização de 7.578 exames, sendo 1.903 de HIV, 1.990 de sífilis, 1.841 de hepatite C e 1.844 de hepatite B. Foram diagnosticados 5 novos casos de HIV, 2 de hepatite B, 3 de hepatite C e 62 de sífilis.

Segundo a gerente do SAE e coordenadora do programa municipal DST/Aids, Karen Grube Glauser, a campanha Fique Sabendo teve o objetivo de prevenir doenças transmissíveis. “Estas doenças às vezes demoram anos para apresentar sintomas e a única maneira de detectá-las é por meio da realização dos exames de sangue. Além disso, é imprescindível o uso de preservativos nas relações sexuais para preveni-las”, explica a enfermeira Karen Glauser.

A secretária municipal de Saúde Maria Eliza Ferraresi parabenizou a equipe do SAE pelos excelentes resultados da campanha. “Os números mostram a competência e a dedicação dos servidores em orientar e prevenir a população sobre as doenças sexualmente transmissíveis”, destaca a titular da pasta.

Ela agradeceu a todas as equipes das Unidades de Saúde, destacando principalmente a assistência dada pelos enfermeiros (auxiliares técnicos e técnicos), que desempenharam com eficiência suas funções na realização dos testes rápidos (coleta e entrega dos resultados).