Campanha Fique Sabendo da Secretaria de Saúde realiza 7.578 exames

Campanha Fique Sabendo foi considerada um grande sucesso

Foram realizados 1903 exames de HIV, 1990 de sífilis, 1841 de hepatite C e 1.844 de hepatite B

A Campanha Fique Sabendo da Secretaria Municipal de Saúde, realizada de 1º a 8 de dezembro, foi considerada um grande sucesso, com a realização de 7.578 exames, sendo 1.903 de HIV, 1.990 de sífilis, 1.841 de hepatite C e 1.844 de hepatite B. Foram diagnosticados 5 novos casos de HIV, 2 de hepatite B, 3 de hepatite C e 62 de sífilis.

Segundo a gerente do SAE e coordenadora do programa municipal DST/Aids, Karen Grube Glauser, a campanha Fique Sabendo teve o objetivo de prevenir doenças transmissíveis. “Estas doenças às vezes demoram anos para apresentar sintomas e a única maneira de detectá-las é por meio da realização dos exames de sangue. Além disso, é imprescindível o uso de preservativos nas relações sexuais para preveni-las”, explica a enfermeira Karen Glauser.

A secretária municipal de Saúde Maria Eliza Ferraresi parabenizou a equipe do SAE pelos excelentes resultados da campanha. “Os números mostram a competência e a dedicação dos servidores em orientar e prevenir a população sobre as doenças sexualmente transmissíveis”, destaca a titular da pasta.

Ela agradeceu a todas as equipes das Unidades de Saúde, destacando principalmente a assistência dada pelos enfermeiros (auxiliares técnicos e técnicos), que desempenharam com eficiência suas funções na realização dos testes rápidos (coleta e entrega dos resultados).