Notícias

Terão início as obras de tratamento de esgoto do Alto da Brancal

O prefeito Luiz Cavani durante evento realizado em outubro no Distrito Alto da Brancal

Uma notícia que a população do Distrito Alto da Brancal aguarda há anos será veiculada nos próximos dias pelos meios de comunicação de Itapeva (SP). O prefeito Luiz Cavani e diretores da Sabesp vão tornar oficial, na próxima terça-feira (23), o início das obras de ampliação da coleta e tratamento de esgoto no bairro, beneficiando diretamente mais de duas mil pessoas, em uma obra orçada em cerca de R$ 4,5 milhões.

Para o prefeito, a satisfação é muito grande, já que essa obra é resultado de um amplo trabalho iniciado por ele já na sua primeira gestão, em 2005. Por se tratar de uma obra complexa – prevê a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), três estações de bombeamento e a implantação de rede de coleta de transporte dos dejetos – foi necessário um projeto minucioso. Porém, para o prefeito, a espera será compensada já que os moradores terão muito mais qualidade de vida.

Além disso, o empreendimento servirá para atender o crescimento populacional daquela região, onde há projetos de novos loteamentos imobiliários. Em outubro do ano passado, o prefeito Luiz Cavani foi até o bairro para comunicar à comunidade a abertura do processo licitatório para que as obras tivessem início.

Em seu discurso, o prefeito Luiz Cavani salientou que outros bairros estão no cronograma de inclusão de saneamento básico. Deve ser executada a estação elevatória do Jardim Maringá e os bairros Guarizinho e Caputera também estão no cronograma para receber o sistema de coleta e afastamento de esgoto.

 

Confira o que abre e fecha neste feriado de Páscoa

Órgãos públicos municipais: fecham e só abrem na segunda-feira, dia 22.

Bancos: abrem normalmente dia 18 e só reabrem no dia 22.

Coleta de lixo: funciona normalmente no dia 18, dia 19 não funciona e nos dias 20 e 21 em horário normal.

Feiras livres:  dia 18 Parque São Jorge das 6h às 13h30, dia 19 Morada do Sol das 6h às 13h30 e Morada do Bosque das 17h às 22h; sábado(20) na Praça de Eventos das 6h às 13h30 e domingo(21) na Vila Aparecida das 6h às 13h30.

Pronto Socorro e Santa Casa:  funcionam normalmente todos os dias.

Mercado Municipal: dia 18, das 7h às 21h, dia 19, das 7h às 14h, dia 20 das 7h às 21h e dia 21, das 7h às 14h.

Samu: funcionam normalmente todos os dias.

Postos de saúde: não funcionam no dia 18 e somente reabrem na segunda-feira, a partir das 8h.

Poupatempo: funciona normalmente no dia 18 das 8h às 17h e no sábado(20) não abre. Somente reabre no dia 22.

Cartório Eleitoral: fecha no dia 17 e somente reabre na segunda-feira(22).

Fórum: não funciona a partir do dia 18 de abril e só reabre na segunda-feira(22).

 

 

 

Prefeito Luiz Cavani prestigia abertura dos Jogos Escolares do Estado

Prefeito Luiz Cavani participa da abertura da fase subregional dos Jogos Escolares do Estado

Participam da competição 19 escolas municipais do ensino fundamental II de Itapeva

 

O prefeito Luiz Cavani prestigiou na tarde desta segunda-feira, dia 15, da abertura da fase subregional dos Jogos Escolares do Estado, ocorrida no ginásio de esportes Antonio Queiroz. Além do chefe do Poder Executivo, compuseram a mesa de honra: Eduí Pereira (chefe de Inspetoria da Secretaria de Esportes do Estado), vereador Laércio Lopes, secretário municipal de Esportes Luciano de Oliveira, Sidney Rodrigues e o secretário municipal de Educação, Andrei Müzel.

Este ano, além de Itapeva, também participam os municípios de Apiaí, Nova Campina, Capão Bonito e Buri. As modalidades esportivas que estarão sendo disputadas nas categorias masculino e feminino são respectivamente: vôlei, futsal, handebol, basquetebol, xadrez e tênis de mesa. As competições seguem até o dia 20 de maio, com a participação de 19 escolas municipais de Itapeva do ensino fundamental II.

Em seu discurso, o prefeito Luiz Cavani desejou boas-vindas aos atletas participantes da competição, lembrando que a prática de esportes tem como um dos objetivos, a formação de cidadãos de bem.

O secretário municipal de Esportes, Luciano de Oliveira, explica que a competição também visa a integração entre todos os alunos participantes.

Já Andrei Müzel, que ocupa a pasta de Educação e Cultura, enfatiza o esporte como uma das ferramentas principais para o bom desenvolvimento escolar dos alunos nas escolas municipais.

Itapeva conquista 16 medalhas na fase regional do Campeonato Paulista Aspirante de Judô

Foram conquistadas  4 medalhas de ouro, 4 de prata e 8 de bronze

 

No último dia 13, a equipe de judô de Itapeva disputou no ginásio de esportes Antonio Queiroz, a fase regional do Campeonato Paulista Aspirante, conquistando 16 medalhas, sendo 4 de ouro, 4 de prata e 8 de bronze.

O evento esportivo reuniu aproximadamente 300 atletas de 25 municípios da região. Esta competição valeu a classificação para a fase inter-regional, que acontecerá no dia 26 de maio na cidade de Votorantim.

Os atletas que se classificaram e obtiveram as medalhas de ouro foram: Reginaldo de Oliveira Rocha Fogaça, Vinicius Adrian Brunetti, Brayan dos Santos Gonçalves e Thiago Ryan Camargo de Salles.

Ficaram com as medalhas de prata: Helena Larissa Araujo, Alana Fernanda de Oliveira, Lucas Domingues da Silva e Miguel Angelo de Jesus Paulo. Ganharam as medalhas de bronze: Maria Rita Lopes de Almeida, Ana Laura Costa Lara, Lucio Vieira, Lucas Tomaz Biazinni, Gustavo Werneck Barranco, Yuri Daniel Rodrigues, Kauã Luan Suski de Camargo e Jorge Kaiky Martins de Moraes.

O técnico Takeshi Yokoti parabenizou os judocas pela excelente participação no campeonato, que contou com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Defesa Social e Esportes.

O secretário de Esportes, Luciano de Oliveira também enalteceu o desempenho alcançado pelos atletas itapevenses. “É com muita honra que representaram o nosso município, mostrando muita garra e dedicação nas lutas com os adversários. E estão de parabéns pela participação no campeonato”, destaca.

 

 

Milho crioulo é tema de evento do Roteiro do Milho

Equipe da Prefeitura presente no evento realizado em Ribeirão Grande

Uma equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Agricultura e Abastecimento participou, no dia 10 deste mês, do Encontro Regional Roteiro do Milho: 1ª Feira de Trocas de Sementes Crioulas. O evento aconteceu em Ribeirão Grande. Entre os principais objetivos da feira está o fortalecimento dos trabalhos pela agrobiodiversidade, no resgate do milho e outros cultivos a suas origens, e no fortalecimento do turismo regional com a interatividade comercial entre os locais e os visitantes.

Além de Itapeva, participaram também as cidades de Guapiara, Itapetininga, São Miguel Arcanjo, Capão Bonito, Ribeirão Grande, Ribeirão Branco, todas participantes do Roteiro do Milho.

O evento contou com a participação do professor Benjamin Ortiz Espejel, do Núcleo de Pesquisas Ambientais Unicamp. Ele é especialista em Ecologia e Meio Ambiente e fundador da Red de Etnoecologia y Patrimônio Biocultural do México.

No mesmo local houve uma feira de troca de sementes onde as cidades apresentaram suas sementes e histórico, tendo como objetivo a troca de espécies de várias qualidades de milho crioula, arroz, feijão, entre outros produtos.

Itapeva foi representada pelos técnicos agrícolas Paulo Roberto e Giovani Valério, além do Oficial de Administração José Luiz Resende. Eles levaram sementes de cultivo do milho crioulo do Sitio Panela Cheia, localizado na Agrovila 2, de propriedade  do casal Tião e Nazaré.

Para a pesquisadora Cristina Fachini Coordenadora do Projeto PROAC, que auxiliou a organização da feira, “a feira de troca de sementes é uma atividade que ocorre com êxito em outras regiões do país”.

 

Evento propõe o resgate do milho e outros cultivos às suas origens

 

 

 

Secretaria da Fazenda realiza dia 23 audiência pública sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias.

Serão apresentadas as metas e prioridades para o exercício de 2020 para as secretarias municipais

A Prefeitura de Itapeva, por meio da Secretaria da Fazenda e Administração, realizará no dia 23 de abril, às 15h na  Secretaria Municipal do Meio Ambiente, audiência pública que discutirá assuntos relacionados sobre a LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias.

Segundo a secretária de Fazenda e Administração, Patrícia Campos, serão apresentadas as metas e prioridades para 2020, enfatizando principalmente a programação de receitas e despesas da municipalidade para o exercício do próximo ano, de acordo com cada uma das secretarias, além da Câmara Municipal e do IPMI – Instituto de Previdência Municipal de Itapeva.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente fica na Rua Pastor Joel Batista Valadares, nº 16, no Itapeva F. Toda a comunidade está convidada a participar.

 

Prefeito Luiz Cavani faz a entrega de Cras Móvel, trazendo benefícios à zona rural

Prefeito Luiz Cavani, vereadora Williana Souza e o secretário Luciano de Oliveira

Novo equipamento público funcionará de forma itinerante, visando atender os munícipes residentes na zona rural

 

O prefeito Luiz Cavani fez a entrega na tarde de hoje, de uma van que será utilizada como um Cras Móvel, visando atender de forma itinerante a área rural do município.

O novo equipamento público terá uma equipe especializada em serviços sociais, para prestar toda a assistência necessária aos munícipes residentes na zona rural.

Estiveram presentes no ato da entrega, a vereadora Williana Souza e o secretário de Desenvolvimento Social, Luciano de Oliveira.

O Cras Móvel é resultado de recursos próprios da Prefeitura, por meio de emenda parlamentar da vereadora Williana Souza. O custo total do equipamento é de R$160.000,00.

Para o prefeito Luiz Cavani, o Cras Móvel irá beneficiar os moradores da zona rural, que terão a oportunidade de usufruir de inúmeros serviços, além de assistir a comunidade em situação de vulnerabilidade social.

O secretário de Desenvolvimento Social, Luciano de Oliveira, agradeceu ao chefe do Poder Executivo por mais esta aquisição à sua pasta, pois trata-se de uma grande colaboração às pessoas que mais necessitam.

Já a vereadora Williana Souza, sentiu-se honrada em poder cumprir o seu papel de parlamentar, que consiste principalmente em prestar o melhor atendimento à comunidade, por meio de benefícios que proporcionem uma melhor qualidade de vida à população.

Prefeito Luiz Cavani sanciona Lei, que autoriza o repasse de recursos financeiros à Lira Itapevense

Prefeito Luiz Cavani sanciona lei, que autoriza recursos financeiros à Lira Itapevense

O prefeito Luiz Cavani sancionou a Lei nº 4.228, de 11 de abril de 2019, que autoriza o Poder Executivo a repassar recurso por meio de subvenção social, à entidade Corporação Lira Itapevense.

Subvenções sociais são as transferências correntes destinadas a cobrir despesas de custeio de instituições públicas ou privadas de caráter assistencial ou cultural, sem finalidade lucrativa, quando a transferência deriva de previsão constante na lei orçamentária (LOA).

De acordo com o artigo 1º, fica o Poder Executivo autorizado a repassar recurso por meio de subvenção social, mediante a celebração do respectivo Termo de Colaboração, à entidade Corporação Musical Lira Itapevense, visando a celebração de parceria para incentivo à cultura, formação de instrumentistas, promoção e desenvolvimento cultural, por meio da música.

Segundo o artigo 2º, o prazo de vigência do Termo de Colaboração será de 12 meses, contados a partir de sua assinatura, prorrogável por igual período.

O artigo 3º trata da subvenção social, que será no valor total de R$120.000,00 por ano, a ser depositada em 12 parcelas de R$10.000,00 em conta corrente de titularidade da beneficiária.

No parágrafo único, as parcelas serão liberadas mensalmente, sendo a primeira até o 5º dia útil da data de assinatura do Termo de Colaboração e as demais até o 5º dia útil do mês subsequente à celebração do ajuste.

Para o prefeito Luiz Cavani, é fundamental manter esta ajuda financeira à corporação musical, que é uma das mais importantes manifestações culturais da cidade, levando música da melhor qualidade à população de Itapeva.

Esta Lei entrou em vigor e foi publicada no Diário Oficial Eletrônico nº 1170, com data de 12 de abril de 2019.

 

Itapeva troca lacres de alumínio por uma cadeira de rodas com a CCR SPVias

Cadeira de rodas foi entregue à Secretaria Municipal de Educação e Cultura

Atividade faz parte da campanha “Lacre Solidário”, que incentiva a arrecadação de lacres por troca de cadeiras de rodas

 

A cidade de Itapeva participou da campanha “Lacre Solidário”, promovida pela CCR SPVias, em parceria com  a Artesp – Agência de Transportes do Estado de São Paulo, na qual são trocados os lacres de latas de alumínio por cadeiras de rodas.

 

No dia 4 de abril, na Sala Verde, o município recebeu uma cadeira de rodas, que foi destinada à Secretaria Municipal de Educação de Itapeva. A troca faz parte da campanha Lacre Solidário, iniciativa da concessionária que incentiva a arrecadação de lacres de latas de alumínio para a troca por cadeiras de rodas.

 

Segundo a coordenadora de projetos do Instituto CCR na CCR SPVias, Débora Aguiar, é um prazer saber que a solidariedade pode fazer a diferença na vida de alguém. “Essa campanha é a prova que um lacre não é só um lacre que pode ir para o lixo, mas sim um pedacinho de esperança para muitas pessoas. ”, afirma.

 

Atualmente, a Campanha Lacre Solidário da CCR SPVias tem a participação dos colaboradores da concessionária e também de diversas instituições, entre elas escolas públicas, particulares e comércio.

 

Para participar da campanha, é preciso entrar em contato com a CCR SPVias pelo telefone (15) 3259 8020 ou pelo e-mail debora.aguiar@grupoccr.com.br.

 

Palestra sobre biodiversidade é realizada para alunos da Rede Municipal no Centro de Educação Ambiental

Palestra tratou de temas sobre a biodiversidade

Evento contou com a presença de alunos da Escola Municipal Professor Mauro Albano

 

O Centro de Educação Ambiental Gustavo Costa Ferreira realizou no dia 5 de abril, palestra que tratou de assuntos relacionados à biodiversidade.

O evento direcionado aos alunos do 7º ano da Escola Municipal Professor Mauro Albano, contou com a presença do biólogo Heros Vinicius Oliveira Passamai, que também é professor da Rede Municipal de Ensino.

O tema abordado foi “A importância e a necessidade da salvaguarda da biodiversidade”.

Para o secretário do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Marco André Ferreira D´Oliveira, o objetivo desta ação foi conscientizar os jovens sobre a importância da preservação da biodiversidade, visando a sobrevivência da humanidade .