Notícias

Agro em Ação leva serviços da Agricultura ao meio rural

A divulgação dos serviços que a Prefeitura de Itapeva, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, oferece aos produtores rurais é o objetivo do Agro em Ação. O programa, que terá início na próxima segunda-feira (18) e terça-feira (19) no Distrito do Guarizinho, levará informações sobre, por exemplo, o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), o Centro de Proteção ao Animal (CPA) e demais serviços oferecidos gratuitamente pela Prefeitura.

O foco é o produtor rural. “São muitos os serviços que são oferecidos e é muito importante que a informação sobre eles chegue até as pessoas que estão no nosso quadro de atuação”, diz a secretária municipal de Agricultura, Marimar Guidorzi de Paula.
Durante os dois dias, os produtores contarão com palestras e outras ações da equipe. Entre os temas em destaque está o Centro de Proteção ao Animal (CPA), bem como a orientações sobre proteção animal e a importância das castrações. O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e a legislação pertinente também estão no escopo do programa.

Os produtores ainda receberão orientação sobre o Banco do Povo Paulista e o Pronaf, como linhas de créditos e suporte para projetos, além de informações sobre abertura de inscrição estadual de notas fiscais e sobre a Patrulha Agrícola, amplo trabalho de suporte e atendimento aos produtores rurais.

Serviço
Agro em Ação
Data: 18 e 19 de fevereiro
Local: Distrito do Guarizinho
Horário: das 10h às 16h
Mais informações: (15) 3522-0055.

Centro Dia do Idoso realiza trabalho humanizado com a população da 3ª idade

Centro Dia do Idoso realiza trabalho humanizado com a população da 3ª idade

 

O Centro Dia do Idoso é um local que oferece atendimento humanizado à população da terceira idade. No local, os idosos participam de atividades físicas com acompanhamento profissional, além de fazerem artesanato e outras atividades que visam a manutenção da coordenação motora dos idosos.

O Centro Dia do Idoso é equipado com dormitórios, banheiros adaptados, sala de medicamentos, cozinha, escritório e também uma horta para o desenvolvimento de atividades com a terra. O secretário de Desenvolvimento Social, Luciano de Oliveira, realiza visitas regulares ao Centro Dia para acompanhar o trabalho desenvolvido com os idosos.

Em conversa com os assistidos da instituição o Secretário pode conhecer as necessidades e anseios da população da melhor idade. O Secretario explica como funciona o trabalho do Centro Dia do Idoso. “A Van da Prefeitura busca os idosos nas casas e traz aqui para o Centro Dia par que eles possam passar o dia com acompanhamento profissional e desenvolvendo atividades que auxiliam na coordenação motora. O Centro Dia é ideal para as famílias que não tem aonde deixar seus idosos enquanto precisam trabalhar”, explica o secretário.

O os idosos assistidos pela instituição recebem muito carinho de todos os funcionários do local. O Sr. Osvaldo Pereira participa das atividades do Centro Dia a alguns anos e parabeniza o trabalho desenvolvido por todos os colaboradores do local. “Aqui eu recebo carinho, cuidado, atenção e também passo o dia com muita alegria na companhia dos meus amigos que também frequentam aqui”, agradece o assistido pelo Centro Dia.

Posto de Atendimento ao Trabalhador divulga vagas de emprego no município

São oferecidas 47 novas oportunidades de trabalho em Itapeva e duas em Ribeirão Branco.

O PAT – Posto de Atendimento ao Trabalhador de Itapeva (SP) realiza semanalmente a divulgação das vagas de emprego disponíveis na cidade.

Na cidade, são vagas para auxiliar administrativo, alinhador de carretas, operador de munck, técnico de laboratório didático, secretaria de vendas, vendedor externo, cozinheira, chapeiro, auxiliar de montagem e mecânico eletricista de automóveis. Para cada oportunidade de trabalho, há uma vaga. Já para trabalhador rural são 8 e vendedor externo 30. Também há duas vagas em Ribeirão Branco para serralheiro montador.

O PAT de Itapeva fica na Rua Lucas de Camargo, 290, no Centro. O atendimento é feito das 8h às 17h. Os interessados nas vagas podem acessar o site do Emprega São Paulo ou ir pessoalmente até a unidade do PAT para fazer o cadastro e passar por seleção. O telefone do PAT de Itapeva é: 3522 – 2568.

SUCESSO! zelando pelo nosso território

Foi um sucesso o primeiro dia do programa zelando pelo nosso território, realizado pelo governo municipal em Itapeva. A primeira ação, denominada território sem lixo, retirou toneladas de lixo volumoso e entulhos de vários bairros do município. Todo o material é transformado para reutilização galhos, árvores e madeiras são triturados e doados aos produtores rurais, que fazem compostagem e também cobertura para hortas e lavouras, respeitando o decreto 10.307/2018 que regulamenta a doação de resíduos sólidos vegetais derivados da limpeza pública.

Os demais materiais estão sendo separados pela prefeitura parte será reutilizada em obras de cascalhamento e recuperação de vias e áreas públicas e parte será doada à cooperativa de catadores. O programa continuará nesta terça-feira, dia 12, e se estende até o dia 08 de março conforme cronograma publicado na página oficial da prefeitura no facebook e também no site: www.itapeva.sp.gov.br – governo de Itapeva e vc, juntos, zelando pelo nosso território.

Farmácia Viva da Secretaria de Saúde e Fait recebe a visita de representantes da Prefeitura de Piacatu(SP).

Representantes da Prefeitura de Piacatu(SP) com os profissionais da Farmácia Viva

Eles conheceram os laboratórios na Fait, onde são produzidos os medicamentos fitoterápicos e as instalações da Cooplantas

Representantes da Prefeitura de Piacatu(SP) estiveram recentemente na Farmácia Viva da Secretaria Municipal de Saúde e da Fait, visitando os laboratórios na Fait, onde são produzidos os medicamentos fitoterápicos. Eles também conheceram as instalações da Cooplantas, que são parceiros responsáveis pelo cultivo e beneficiamento das plantas utilizadas na Farmácia Viva.

A comitiva foi formada pelo prefeito Euclásio Garrutti, seu assessor Rafael, a farmacêutica Daniele e o servidor da Prefeitura de Piacatu Claudiomar. Na ocasião, eles receberam informações sobre as ações que vêm sendo desenvolvidas pela Prefeitura de Itapeva, com apoio do Ministério da Saúde para ampliar as opções terapêuticas ofertadas no SUS de Itapeva por meio das plantas medicinais e medicamentos fitoterápicos.

Os visitantes foram recepcionados pelas farmacêuticas Patrícia Galvão (responsável técnica da Farmácia Viva) e Francine Campolim (Coordenadora do APL Fito Itapeva) e da coordenadora do curso de Farmácia da FAIT Prof. Vivian Machado.

O município de Piacatu aprovou projeto no último Edital de fomento à assistência farmacêutica em plantas medicinais e fitoterápicos, com ênfase em controle de qualidade do Ministério da Saúde, em 2018. Assim como Itapeva, também conta com a parceria das RedesFito (Fiocruz).

De acordo com a farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde,  Francine Campolim, a experiência adquirida na construção do Programa Municipal de Fitoterapia de Itapeva é modelo de referência para os municípios que estão iniciando nessa empreitada, possibilitando a socialização dos conhecimentos, materiais teóricos e bases legais construídas ao longo dos anos de trabalho da equipe da Secretaria de Saúde e dos parceiros no Arranjo Produtivo Local, referentes à Farmácia Viva.

 

Francine Campolim explica sobre os medicamentos fitoterápicos
Francine Campolim explica sobre os medicamentos fitoterápicos
Comitiva de Piacatu teve conhecimento sobre o trabalho realizado pela Farmácia Viva
Comitiva de Piacatu teve conhecimento sobre o trabalho realizado pela Farmácia Viva

Governo lança Programa “Zelando Pelo Nosso Território”

O prefeito de Itapeva Luiz Cavani anunciou a criação do Programa Zelando Pelo Nosso Território, que preconiza questões relacionadas à cidadania, ação e zeladoria dos 12 territórios existentes no município e traz em seu escopo uma série de ações. A primeira delas, denominada “Território Sem Lixo”, teve início nesta segunda-feira (11), durante o dia todo, e percorrerá todo o município (confira o cronograma completo abaixo).

O governo municipal, por meio do Setor de Fiscalização Municipal, contabilizou em 2018 mais de 500 denúncias de depósito de lixo em terrenos baldios particulares da cidade. Foram atendidas todas as reclamações e 75% dos terrenos indicados foram limpos. Cerca de 15 dias depois, 100% do trabalho havia sido perdido, já que os terrenos todos voltaram a abrigar lixo.

“Ninguém gosta de ficar com o lixo em casa, então os terrenos, calçadas e praças da nossa cidade acabam sendo espaço para depósito desse material indesejável. O que vamos fazer nessa primeira ação do Programa é levar nossa equipe aos bairros e oferecer um local para o descarte desse lixo volumoso”, explica o prefeito Cavani. Além de retirar o lixo, a equipe da Prefeitura trabalhará na conscientização das comunidades. “Vamos envolver todas as lideranças dos bairros, para que possamos formar uma força-tarefa entre a comunidade e a administração pública”, destaca.

Depois dessa primeira ação, será realizada a segunda, denominada “Território em Ação”. A data prevista para início é 11 de março.  Aqui, a equipe da Prefeitura passará pelo bairro fazendo varreduras, limpando e organizando tudo. Segundo informou o prefeito, serão feitas operações tapa buracos, pinturas horizontais, sinalização por meio de placas etc. Durante essa ação, haverá a entrega de todos os serviços necessários a cada comunidade. “As lideranças nos dirão quais são as necessidades de cada bairro e nós, na medida do possível, vamos atender”, diz o prefeito.

 

Campanha

A campanha conta com várias ações de mídia para que a população tenha conhecimento do cronograma. Flyers distribuídos nas escolas municipais, campanhas nas mídias sociais da Prefeitura, carros de som, banners, faixas e distribuição de material jornalístico à imprensa local estão entre os trabalhos desenvolvidos.

 

250 Presentes

O Programa Zelando Pelo Nosso Território é um dos 250 presentes que a Prefeitura entregará em 2019 ao município, em celebração aos seus 250 anos de história. O objetivo é oferecer presentes que possam melhorar o futuro da comunidade. Estão envolvidas todas as secretarias municipais, num planejamento de programas, ações e atividades que seguem até dezembro.

 

 

CRONOGRAMA – TERRITÓRIO SEM LIXO

 

11 e 12/02

Vila Boava

São Camilo

Conjunto Habitacional Danilo Lucano Gimenez

Morada do Sol

Vila dos Comerciários

Cidade Jardim

Vila Guarani

Jardim Maringá III

Jardim Pilar

Jardim Europa IV

Jardim Pilar II

CECAP I e II

Morada do Sol

 

13 e 14/02

Vila São Francisco de Assis

Vista Alegre I e II

Jardim São Paulo

Vila Taquari

Jardim Maringá IV

Jardim California

Central Park

Jardim Maringá

Jardim Dona Mirian

Jardim Europa

Jardim América

Ouroville

Parque Residencial Itapeva

 

15 e 16/02

Kantiãn

Jardim Bela Vista

 

18, 19 e 20/02

Distrito Industrial

Vila Isabel

Jardim Guanabara

Jardim Virginia

Jardim São Francisco

Itapeva F

Itapeva II, III, IV e V

Vila Nova

Vila Mariana

Parque São Jorge

Vila Dom Bosco

Parque Cimentolândia

Vila Sônia

Horto do Ipê

Vila Nossa Senhora de Fátima

Parque Primavera

 

21 e 22/02

Residencial Mont Blanc

Parque Paineiras

Jardim Ferrari I, II e III

Jardim Paulista

Jardim Brasil

Jardim Santa Rosa

Vila Santana

Vila São Miguel

Vila São José

Parque Longa Vida

Vila Ophélia

Centro

Jardim Por do Sol

Vila Ribas

Shopping Center Itapeva

 

25 e 26/02

Jardim Grajaú

Morada do Bosque

Bairro de Cima

Bairro São Mateus

 

27 e 28/02

Santa Maria

Colina dos Pinheiros

Jardim Iracema

 

07 e 08/03

Recanto Pilão d’Água

Jardim Esperança

Parque Planalto

Jardim Alvorada

Parque Vista Alegre

Vila Bom Jesus

Jardim Dr Pinheiro

Vila Aparecida

Vila Camargo II

Jardim Santa Maria

Jardim Marissol

Jardim Belvedere

Jardim Beija – Flor

Vila São Benedito

Jardim Vitória

Prefeitura realiza Feira de Adoção de Animais no dia 16 de fevereiro na Praça Anchieta.

Os animais do Centro de Proteção Animal estarão expostos na Praça Anchieta, das 9h às 12h

A Feira de Adoção de Animais será realizada no dia 16 de fevereiro na Praça Anchieta, das 9h às 12h. Os cães do Centro de Proteção Animal que estarão expostos no evento, já estarão vermifugados e vacinados.

No ato da adoção, os interessados devem portar os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência, além do telefone para contato.

A secretária municipal de Agricultura e Abastecimento, Marimar Guidorzi de Paula, explica que a expectativa é repetir o sucesso das edições anteriores.” A comunidade itapevense aderiu à campanha em adotar um animal de estimação, proporcionando uma vida mais digna a esses bichinhos nas últimas feiras que realizamos.”, enfatiza a titular da pasta.

De acordo com o médico veterinário do Centro de Proteção Animal, Rafael Onari, ao ser adotado, o animal receberá acompanhamento dos profissionais de medicina veterinária por 30 dias. Após esse período, não tendo nada que desabone, a adoção se tornará definitiva.

O CPA – Centro de Proteção Animal fica na Rua Teodorico Pereira de Melo, na Fazenda Pilão D´Água. Informações podem ser obtidas sobre adoção pelo telefone: 3521 – 1285.

Prefeitura realiza operações tapa-buracos na Vila Aparecida e Parque Vista Alegre

Receberam melhorias as Ruas Avaré, Maria Raimunda, Edwirges Serapião e Lindóia

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Administrações Regionais, realizou as operações tapa-buracos na última semana na Vila Aparecida e Parque Vista Alegre.

Entre as vias públicas, que receberam as melhorias, estão as Ruas Avaré, Laudelina Loureiro de Melo, Maria Raimunda, Edwirges Serapião, Carlos Rocha Amorim, Lindóia e Frei Claudio Argote. Também houve a instalação da lombofaixa na Avenida Vaticano.

O secretário de Administrações Regionais, Carlos Roberto Santine Júnior explicou que as benfeitorias terão prosseguimento nesta semana em diversos bairros, atendendo principalmente às reivindicações dos munícipes.

Zelando Pelo Nosso Território – Confira o dia em que o Caminhão passa no seu Bairro

Na manha desta segunda-feira, dia 11, iniciaram os trabalhos do Programa Zelando Pelo Nosso Território, que é uma iniciativa do Governo de Itapeva que visa proporcionar uma cidade mais limpa e saudável para todos. Com o programa, o caminhão da prefeitura vai passar nos bairros para recolher nas casas materiais que não tem mais serventia. O primeiro bairro a receber o caminhão foi a Vila Boava e toda a região do Bairro São Camilo, como o Jardim São Paulo, Comerciários, Morada do Sol e locais adjacentes já estão recebendo os serviços de zeladoria urbana. Confira no site da prefeitura o dia em que o caminhão vai passar no seu bairro e separe seus materiais para descarte. Governo de Itapeva, trabalhando por vc.

Abertas as inscrições para blocos no Circuito Folia

Entre os dias 01 e 05 de março, o Circuito Folia ganhará as ruas de Itapeva levando muito samba e alegria para os itapevenses e os turistas que estarão na cidade para aproveitar o Carnaval 2019. O governo municipal está preparando um cronograma muito especial e conta com os blocos carnavalescos para animar ainda mais a festa.

Segundo o diretor do Departamento de Cultura de Itapeva, Flávio Carvalho, as inscrições já estão abertas. Os blocos devem ter dez componentes e o tema para cada um, é livre. “A ideia é mobilizar as pessoas que curtem o Carnaval em Itapeva para aderir à festa”, diz ele.

A secretária municipal de Turismo, Marimar Guidorzi de Paula conta que, assim como aconteceu no programa Magia de Natal, o Circuito Folia oferecerá elementos que motivarão a interação entre o público e o evento, como ilhas de fotos, totens, identificação visual, entre outros.

O Circuito começará na sexta-feira (01), às 20h, com o Grito de Carnaval e seguirá até o dia 05 de março. Os blocos carnavalescos podem se inscrever no Departamento de Cultura de Itapeva. Informações: (15) 3522-3875 ou 9 9653-7613.