Notícias

Obras da pista de skate do Itapeva II estão 80% concluídas

Edificações também incluem a construção da quadra poliesportiva do bairro

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, iniciou as obras das construções da quadra poliesportiva e da pista de skate no Itapeva II no dia 28 de junho do ano passado.

Localizadas na Avenida Paulo Leite de Oliveira, as edificações estão com 80% das etapas concluídas. Trata-se também de uma benfeitoria da Secretaria de Esportes. O repasse do recurso é do governo federal, por meio do Ministério do Esporte, sendo que a empresa vencedora do processo de licitação foi Adilson Vitor Mendes da Silva, da cidade de Avaré.

A obra se refere à construção de uma praça com  quadra poliesportiva, contando com área para futsal, quadra de vôlei e tabelas para basquete, além de uma pista de skate.

No perímetro da praça será executada uma calçada e uma pista de caminhada, que receberá sinalização e serviços de pintura, visando a prática de exercícios físicos.

O secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Marco André Ferreira D´Oliveira, explica que estas obras atenderão principalmente aos moradores do bairro, que serão beneficiados com atividades de lazer e recreação.

Luciano de Oliveira, secretário municipal de Esportes, sente-se honrado em entregar à população, as benfeitorias no Bairro Itapeva II, pois um dos objetivos de sua pasta, é promover entretenimento à comunidade, proporcionando desta forma, saúde, diversão e principalmente bem-estar aos munícipes.

 

 

Posto de Atendimento ao Trabalhador divulga vagas de emprego no município

São oferecidas 4 novas oportunidades de trabalho em Itapeva

O PAT – Posto de Atendimento ao Trabalhador de Itapeva (SP) realiza semanalmente a divulgação das vagas de emprego disponíveis na cidade.

São vagas para auxiliar de escritório, vendedor externo, padeiro confeiteiro e mecânico de manutenção. Para cada oportunidade de trabalho, há uma vaga, exceto para vendedor externo, que são duas.

O PAT de Itapeva fica na Rua Lucas de Camargo, 290, no Centro. O atendimento é feito das 8h às 17h. Os interessados nas vagas podem acessar o site do Emprega São Paulo ou ir pessoalmente até a unidade do PAT para fazer o cadastro e passar por seleção. O telefone do PAT de Itapeva é: 3522 – 2568.

Estádio Municipal: Obras podem ser retomadas em breve

O Governo de Itapeva, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente e a Secretaria de Esportes realizam todas as ações necessárias para a garantia da qualidade de vida da população, através também da promoção da prática esportiva monitorada com amplo acesso de toda a população.A reforma do Estádio Municipal foi uma das ações que ficaram com serviço represado por algum tempo, por motivo de quebra de contrato por parte da prestadora de serviço, mas o Governo Municipal realizou novo projeto e já enviou para a Caixa Econômica Federal, para que o mesmo seja aprovado e nova licitação possa ser aberta para a realização do serviço.

O Prefeito Luiz Cavani ressalta que seu governo tem a proposta de socializar o esporte, levando as práticas esportivas monitoradas ao amplo acesso de toda a população. “Nosso foco não são as competições esportivas profissionais de alto rendimento, mas sim  a promoção do esporte para toda a população. Todos devem ter a oportunidade de melhorar a qualidade de vida, através da prática esportiva”, explicou o prefeito.

O Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Marco André D’oliveira, ressalta que recentemente o Governo Municipal entregou obras para a garantia da saúde das pessoas. “O Posto de Saúde do Morada do Bosque foi entregue recentemente como forma a valorizar a população do bairro, também construímos o novo posto de saúde da Vila Bom Jesus, além de outras obras. A retomada do Estádio Municipal também é uma das prioridades do governo, que será realizada assim que o projeto for aprovado no banco”, explica o Secretário.

Demutran tem atuação brilhante no desempenho de suas funções em 2018

Ações visam conscientizar condutores e pedestres  e principalmente dar melhores condições de tráfego na cidade  

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Defesa Social e Esportes, por meio do Demutran – Departamento Municipal de Trânsito, realizou no ano de 2018, diversas campanhas educativas, instalações de equipamentos, sinalizações, além de outras operações. O órgão teve uma atuação brilhante no desempenho de suas funções.

Em relação às sinalizações de trânsito, foram instaladas 1300 placas, 150 colunas para fixação de placas, 7.868 m2 de sinalização horizontal, pintura na pista de caminhada do Parque Linear, demarcação de zona azul na área da Santa Casa, 750 placas de nomes de ruas e 1.089 tachões.

Com o objetivo de conscientizar condutores e pedestres, cinco campanhas educativas foram feitas, como é o caso do Carnaval, Maio Amarelo, Semana Nacional de Segurança no Trânsito (18 a 25 de setembro), Dia Mundial das Vítimas de Acidentes de Trânsito (18 de novembro). O Programa Educar para o Trânsito contou com  palestras e uma pistinha itinerante de trânsito), que teve a  participação de 1.500 crianças.

Entre as operações de trânsito, 792 ocorrências foram atendidas pelos agentes de trânsito pelos telefones 153/199 e Departamento Municipal de Trânsito, além de instaladas cinco câmeras de monitoramento PTZ, adquiridos dois veículos 0km para fiscalização de trânsito(GCM) e 1 decibelímetro para fiscalização.

Instalou-se dois novos semáforos, quatro novos temporizadores, 11 botoeiras sonoras para deficiente visual, manutenção de semáforo (48 atendimentos), além da substituição de 38 módulos focais.

Já na área administrativa, foram confeccionados 504 cartões de estacionamento para idosos e 74 para portadores de necessidades especiais. Uma das inovações do Demutran trata-se da criação do recurso on-line, que possibilita os munícipes a protocolarem seus recursos pelo site sem precisar sair de casa.

Dando prosseguimento às ações, também aconteceram reduções no número de acidentes, reconhecidos pelo Movimento Paulista de Segurança no Trânsito.  Esta semana, houve as instalações de bicicletários na Praça Anchieta, Paço Municipal, Praça dos Camelôs e Praça de Eventos Zico Campolim.

Para o secretário de Desenvolvimento Social, Defesa Social e Esportes, Luciano de Oliveira, investimentos em mobilidade urbana foram realizados nesta atual gestão. “Promover melhorias no município é um dos compromissos firmados nesta Administração. Com esta finalidade, realizamos diversas intervenções na cidade, para dar melhores condições de tráfego e segurança aos condutores e pedestres. Agradeço ao prefeito Luiz Cavani pelo apoio e a minha equipe do Demutran, que contribuiu de forma significativa para que estes resultados positivos acontecessem”, destaca o titular da pasta.

 

 

 

Projeto Celeiro reativa negócios no Quilombo do Jaó

Nicolau Psillakis, do Grupo Horta, negocia com agricultores do Quilombo do Jaó

Encravada na Lagoa Grande, um dos bairros mais agriculturável de Itapeva (SP), a comunidade quilombola do Jaó recebeu na manhã desta quinta-feira (10), representantes do Grupo Horta, de São Roque (SP), interessados em fazer negócio com os 44 agricultores locais. A ação faz parte do Projeto Celeiro, que fomenta a compra e venda da produção local e conta com apoio da Prefeitura de Itapeva, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento.

A secretária municipal de Agricultura, Marimar Guidorzi, acompanhou o grupo até o quilombo e falou sobre o comprometimento dos agricultores, e sobre a qualidade das hortifruti que são colhidas no local. O Grupo Horta se interessa em comprar tudo o que a comunidade produzir. A empresa possui 25 anos no mercado e atende redes de supermercados, restaurantes, hotéis e hospitais. “Gostei da reunião e esperamos fechar muitos negócios com os produtores”, disse Nicolau Miguel Psillakis, do Grupo Horta.

 

Grupo percorreu o bairro para identificar as potencialidades para a produção

 

Para a agricultora Marcia Aparecida Martins, de 41 anos, essa negociação chegou em boa hora. Ela conta que depois que o governo federal cancelou as compras que eram feitas por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), além da comunidade ter perdido toda a sua produção, os agricultores estão com dificuldade de se reinserir no mercado. “Nossos jovens tinham um planejamento de trabalho, inclusive planos de cursar Agronomia para ajudar na lavoura, e isso agora está sendo reativado”, diz ela.

O objetivo é oferecer a produção já beneficiada, para agregar ainda mais valor aos produtos. A Prefeitura dará todo o suporte para que isso seja possível. “O investimento na agricultura familiar é a forma mais direta para dinamizar a economia local, já que os agentes dessa atividade mantêm os recursos aqui no município”, diz Marimar.

 

A agricultora Márcia Martins

 

Projeto Celeiro

Executado pela Prefeitura Municipal de Itapeva, o Projeto Celeiro Sudoeste Paulista tem a finalidade de promover o desenvolvimento econômico sustentável em âmbito local e regional, a partir de atividades relacionadas à cadeia produtiva da agricultura familiar. “O objetivo dessa ação é contribuir para o aumento da renda, bem como para a ampliação da oferta de empregos no município e na região”, diz a secretária Marimar.

O projeto visa o aumento do valor agregado obtido na transformação e na comercialização. A ação contribuirá para o aumento da renda, bem como para a ampliação da oferta de empregos em função da nova dinâmica de funcionalidade das atividades produtivas – primárias secundárias e terciárias. Com isso, a Prefeitura prevê a diminuição do êxodo nas cidades, fixando e mantendo nas localidades a sua população rural.

Coordenadoria de Defesa Civil registra 294 ocorrências o ano passado em Itapeva

Órgão é o responsável por ações preventivas, com o intuito de evitar desastres naturais

A Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio da Coordenadoria de Defesa Civil, registrou o ano passado 294 ocorrências, sendo 74 estruturais, 72 ambientais (corte de árvores), 6 vistorias em pontes, 9 alagamentos/enxurradas, 8 postes energizados/galhos, 3 deslocamentos de massa, 6 incêndios e 116 tempestades de granizo.

A Coordenadoria de Defesa Civil trata-se de um conjunto de ações preventivas, de socorro, assistenciais e reconstrutivas destinadas a evitar ou minimizar os desastres naturais e os incidentes tecnológicos, visando restabelecer a normalidade social.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil no município, Luciano de Oliveira, é imprescindível que a comunidade esteja preparada para enfrentar situações adversas e neste quesito, o órgão move todos os esforços possíveis, visando solucionar os problemas no que diz respeito às ocorrências de risco.

O ano passado, as equipes da Coordenadoria de Defesa Civil participaram de uma oficina preparatória para operações de chuvas de verão, visando reduzir os danos materiais e preservar vidas. O treinamento realizado pela Coordenadoria de Defesa Estadual levou conhecimento aos agentes municipais sobre práticas operacionais preventivas, com a finalidade de minimizar os efeitos de situações como deslizamento de terra e inundações.

Entre os assuntos abordados, destacaram-se principalmente temas como legislação básica aplicada à proteção e defesa civil; geologia aplicada à proteção e defesa civil; meteorologia; registro de comunicação preliminar, procedimentos de assistência humanitária, situação de anormalidade, estrutura de planos preventivos, vistoria de campo e exercícios práticos.

 

Prefeitura realiza renovação da frota municipal ao adquirir 17 novos veículos

Os veículos são para a Guarda Civil Municipal, Secretarias de Desenvolvimento Social, Saúde e Administração.

A Prefeitura de Itapeva renovou a frota municipal, adquirindo 17 veículos, sendo 13 com recursos próprios. São 5 novas viaturas para a Guarda Civil Municipal, 2 à Secretaria de Desenvolvimento Social, 6 destinadas à Secretaria de Saúde e 4 para a Administração. Essas aquisições foram feitas graças às indicações dos vereadores Alexsander Franson, Debora Marcondes, Edivaldo Negão, Laércio Lopes, Márcio Supervisor, Oziel Pires, Sidnei Fuzilo, Tião do Táxi, Vanessa Guari e Williana Souza. Uma máquina motoniveladora também foi adquirida com recursos próprios.

Dois veículos foram encaminhados para a Secretaria de Saúde, sendo que um destinado ao Sadi – Serviço de Atendimento Domiciliar de Itapeva e outro à Vigilância Sanitária. Eles foram adquiridos por meio de uma emenda parlamentar da vereadora Debora Marcondes.

O prefeito Luiz Cavani também entregou à secretária de Saúde, Maria Eliza Ferraresi, um carro para transporte de pacientes e trabalhos administrativos da secretaria, por indicação da vereadora Vanessa Guari.

A Secretaria Municipal de Saúde também foi beneficiada com mais dois veículos, sendo que um deles é destinado para serviços administrativos e transportar pacientes. A indicação foi do vereador Tião do Táxi. O outro carro adquirido por meio de emenda parlamentar do vereador Laércio Lopes foi encaminhado à Comunidade Terapêutica Salva Vidas. A entidade social atua na prevenção, recuperação e reinserção social de crianças e adultos, que vivem em situação de vulnerabilidade social, principalmente no que diz respeito a dependentes de substâncias psicoativas. O grupo oferece tratamento integral, visando o restabelecimento do bem-estar físico, mental, social e espiritual, para pessoas que não têm condições financeiras para custear um tratamento em clínica particular.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social foi agraciada com dois veículos, com um deles utilizado em atividades com as famílias em situação de vulnerabilidade social e o outro pelo Creas – Centro de Referência Especializado de Assistência Social. O órgão  Realizamos na manhã de hoje a entrega de um carro zero KM para o CREAS oferece apoio e orientação a pessoas e famílias vítimas de violências física, psíquica e sexual, além de negligência, abandono, ameaça, maus-tratos e discriminação social. O veículo adquirido foi com recursos do IGD- Bolsa.

Por indicação do vereador Sidnei Fuzilo, a Secretaria Municipal de Administração foi beneficiada com um veículo. A chave foi entregue para a secretária da Fazenda e Administração Patrícia Campos.

O CAPS – Centro de Atenção Psicossocial ganhou um veículo zero KM para utilizar nos trabalhos junto aos assistidos pela entidade. O veículo foi adquirido por meio de uma emenda parlamentar da vereadora Wiliana Souza, fazendo parte da renovação realizada na frota municipal. Além de oferecer um serviço com mais qualidade aos pacientes, a iniciativa também gera economia com a manutenção das viaturas.

O chefe do Poder Executivo também fez a entrega das chaves de um veículo zero km para a secretária Municipal de Saúde, Maria Eliza Ferraresi. A viatura adquirida por meio de uma emenda parlamentar do vereador Márcio Supervisor, será utilizada nos trabalhos administrativos da secretaria, além de transporte de pacientes.

Para o prefeito Luiz Cavani, as entregas dos carros fazem parte da renovação da frota, oferecendo desta forma condições melhores de trabalho aos funcionários públicos, para que possam prestar um serviço qualificado e eficiente à população itapevense.

 

Guarda Civil Municipal zela pela eficiência nos serviços prestados à comunidade

Corporação promove a preservação da ordem pública, com o intuito de combater a criminalidade no município

A Guarda Civil Municipal de Itapeva realiza com eficiência, um trabalho de combate à criminalidade e atende uma grande demanda no município, além de promover operações de apoio às Polícias Civil e Militar e Conselho Tutelar.

Visando a excelência no atendimento, os GCMS fazem patrulhamento tanto na zona urbana como na rural, com o objetivo de promover a segurança entre os munícipes, além de zelar pelos patrimônios públicos.

Atuando na proteção da comunidade e com intuito de prevenir a violência, a corporação fez um excelente trabalho em 2018. Das 1.660 abordagens, foram feitas 3.451 autuações, sendo 30 pessoas presas em flagrantes. A Guarda Civil Municipal fez o acompanhamento de 112 fiscalizações do Código de Postura e 294 ocorrências realizadas pela Defesa Civil. Dando prosseguimento a uma série de ações o projeto “De volta para minha terra” encaminhou mais de 35 pessoas de volta aos seus municípios.

Entre as principais ocorrências atendidas, destacam-se principalmente: lesão corporal/agressão(15), ameaça(6), furtos(29), tentativa de furto(5), roubo(2), dano depredação(18), perturbação(20), embriaguez(2) e desinteligência(4).

A corporação possui serviços essenciais visando proteger a população, como é o caso das Rondas Escolar e Rural, Cimae – Centro Integrado de Monitoramento e Atendimento Emergencial, oito bases comunitárias e as atividades do Canil da GCM.

O comandante da Guarda Civil Municipal de Itapeva, Alessandro da Fonseca, parabeniza a corporação por desempenhar suas funções com dedicação e profissionalismo. “Os resultados positivos do nosso trabalho mostram a eficiência nos serviços prestados aos munícipes”, destaca.

O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Defesa Social e Esportes, Luciano de Oliveira, disse que a Guarda Civil Municipal cumpre de forma honrada a sua função, sempre zelando pelo bem-estar e a proteção da comunidade itapevense. “Eles têm um papel fundamental na sociedade, promovendo a preservação da ordem pública, por meio do patrulhamento preventivo permanente”, enfatiza o titular da pasta.

 

 

 

 

 

 

Posto de Atendimento ao Trabalhador divulga vagas de emprego no município

São oferecidas 7 novas oportunidades de trabalho em Itapeva

O PAT – Posto de Atendimento ao Trabalhador de Itapeva (SP) realiza semanalmente a divulgação das vagas de emprego disponíveis na cidade.

São vagas para auxiliar de escritório, empregada doméstica, atendente de negócios, padeiro confeiteiro, técnico em laboratório, estagiário ensino superior e mecânico de manutenção industrial. Para cada oportunidade de trabalho, há uma vaga, exceto para atendente de negócios que são duas.

O PAT de Itapeva fica na Rua Lucas de Camargo, 290, no Centro. O atendimento é feito das 8h às 17h. Os interessados nas vagas podem acessar o site do Emprega São Paulo ou ir pessoalmente até a unidade do PAT para fazer o cadastro e passar por seleção. O telefone do PAT de Itapeva é: 3522 – 2568.

Aulas da Rede Municipal de Ensino retornam em Itapeva dia 4 de fevereiro

Aulas na Rede Municipal de Ensino começam no dia 4 de fevereiro

São mais de 15.000 alunos das Emeis e Escolas de Ensinos Fundamental I e II

Em Itapeva, mais de 15.000 alunos da Rede Municipal de Ensino retornarão às aulas no dia 4 de fevereiro. O município possui 18 Emeis – Escola Municipal de Educação Infantil, 25 escolas do Ensino Fundamental I e 14 do Ensino Fundamental II, além do Ceapem – Centro de Apoio Pedagógico Multidisciplinar. As Emeis atendem crianças até 4 anos, enquanto as do Ensino Fundamental I de 4 a 10 anos. Já as do Ensino Fundamental II são para as que possuem a partir de 11 anos.

Os alunos assistidos pelo Ceapem são aqueles que possuem deficiência (intelectual, visual, auditiva e também físicas e múltiplas), transtornos globais do desenvolvimento (autismo e seus espectros) e com altas habilidades e superdotação.

Durante o período de férias escolares, o Setor de Obras da Secretaria Municipal de Educação e Cultura realizou uma série de reformas e manutenções nas instituições de ensino, visando proporcionar aos alunos, bem-estar e conforto neste retorno às aulas.

Foram realizados diversos tipos de serviços, como: pinturas, limpezas, adequações de espaços, poda de árvores, viabilização de calçadas, construção de novas salas de aula, encanamento, além de outras benfeitorias.

Para o secretário municipal de Educação e Cultura, Andrei Müzel, um ensino de qualidade passa necessariamente, por um trabalho de melhoria constante da infraestrutura escolar.

Para o prefeito de Itapeva, Luiz Cavani, o retorno às aulas é sempre um recomeço, uma renovação dos objetivos propostos no início do ano. “Nossos alunos são muito bem-vindos. Desejo a eles muitos estudos e projetos, pois uma das metas do nosso governo é proporcionar educação qualificada e também melhores condições de trabalho aos profissionais da área”, explica o chefe do Poder Executivo.

 

Escola Municipal Rafael Fabri Netto recebeu os serviços de pintura
Escola Municipal Rafael Fabri Netto recebeu os serviços de pintura