Curso qualifica soldadores para o mercado de trabalho

Publicado em 14 de Outubro de 2010 às 05:55

José Maria Benedito Junior está concluindo o 3º Semestre do curso de Metalurgia na ETEC Dr. Demétrio Azevedo Junior, em Itapeva, e foi um dos alunos do curso de Soldador de Eletrodo Revestido, realizado no mês de setembro pelo SENAI e Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Desenvolvimento. Aos 18 anos, José representa bem o perfil de grande parte dos jovens de Itapeva: aquele que concluiu ou está concluindo o ensino médio e prepara-se para ingressar no mercado de trabalho.

As oportunidades podem surgir a partir das atitudes que tomamos. José, pode ser um bom exemplo para outros jovens que vivem momento parecido com o dele: bom aluno, interessado em aprender e com iniciativa para buscar seu espaço no mercado, no dia seguinte à conclusão do curso atualizou seu currículo e saiu distribuindo em algumas empresas que empregam soldadores. “O curso superou minhas expectativas e vai abrir caminhos pra mim e para outros jovens que fizeram o curso, agora é batalhar para conseguir uma colocação em alguma empresa.” afirma José, entusiasmado com os novos conhecimentos adquiridos.

Segundo o instrutor do curso Fabio Martins Gonzales, os alunos aprenderam a simbologia da solda, tipos de materiais, equipamentos e acessórios, correntes, higiene e segurança no trabalho, e praticaram técnicas de soldagem. “Me surpreendi com o envolvimento e aproveitamento dos alunos, certamente a maioria deles será bem aproveitado pelas empresas.” Declara o instrutor do SENAI que veio de Sorocaba para ministrar as aulas.

Fica então a dica para os empresários que empregam soldadores: disponível um novo grupo de jovens profissionais capacitados, com conhecimentos teóricos e práticos, ansiosos por uma oportunidade de trabalho. Caso tenha interesse em entrevistar e/ou contratar um destes soldadores, pode entrar em contato com a Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Desenvolvimento pelos telefones 3522-0055 ou 3522-1686.