Saúde realiza ações para a prevenção do AVC

Publicado em 26 de Outubro de 2017 às 22:21

A prefeitura de Itapeva, por meio da Secretaria de Saúde promoveu, na manhã de hoje, dia 26, evento em alusão ao Dia Mundial do AVC, que é celebrado em 29 de outubro. Foi realizada palestra, para os profissionais da saúde, com o médico dr Liszt Jonney S Santos do SAMU e da atenção básica que explanou sobre a importância da prevenção do AVC. Entre as ações recomendadas, foi explanada a importância de se baixar o aplicativo que mede o risco da pessoa sofrer um AVC. O APP "Riscômetro AVC" pode ser baixado gratuitamente em qualquer Smartphone.

Toda a ação foi idealizada pelo Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf) e a Atenção Básica. Entre os objetivos da ação está a sensibilização sobre a importância de se detectar os sinais de risco de AVC. De acordo com as informações apresentadas, sintomas como a obesidade, pressão alta, colesterol, tabagismo, alcoolismo e diabetes são fatores de risco para o Acidente Vascular Cerebral. “Os participantes mostraram muito interesse sobre os temas apresentados e com certeza eles serão multiplicadores da informação”, explica a Secretária de Saúde, Maria Eliza Ferrarezi.

Foram distribuídos materiais gráficos explicativos sobre o tema e foi explicado que cerca de 90% dos casos de AVC estão ligados aos fatores de risco. “Também por isso, é sempre recomendado conhecer todos os fatores de risco e evita-los”, explicou a Secretária de Saúde, que também salientou a importância dos profissionais da saúde estarem sempre capacitados para prestarem informações para a população. “Um profissional de saúde melhor capacitado auxilia a população em diversos casos, inclusive na prevenção de doenças”, explicou.