Profissionais da Saúde participam de treinamento sobre dengue

Publicado em 4 de Dezembro de 2017 às 04:24

A Secretaria Municipal de Saúde de Itapeva, por meio da Rede de Atenção Básica e Vigilância Epidemiológica, realizou um curso de capacitação sobre os procedimentos necessários para atendimento a pacientes com suspeita de dengue, chikungunya e zikavírus.

Participaram do treinamento, técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos da Rede de Atenção Básica. Os cursos foram ministrados pelo médico sanitarista da GVE 32 - Grupo de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, Ivan Lúcio Olaia, Kely Keiko Takikawa(Vigilância Epidemiológica) e Gislaine Pinn(Rede de Atenção Básica).

Segundo o médico, o paciente com suspeita de dengue apresenta sintomas, como febre acompanhada de dores de cabeça e nos olhos. A doença também causa náuseas e vômitos, tonturas, extremo cansaço, manchas avermelhadas na pele, dor no corpo, ossos e articulações.

De acordo com Kely Keiko Takikawa, responsável pela Vigilância Epidemiológica do município, estas atividades fazem parte do Plano de Ação e Prevenção de Controle da Dengue que a Secretaria Municipal de Saúde realiza todos os anos, em parceria com a GVE 32. “Nosso trabalho consiste em fazer esta prática anualmente, tornando os profissionais da Saúde cada vez mais preparados em atender a população”, enfatiza.

Gislaine Pinn, da Rede de Atenção Básica fez uma apresentação do fluxograma dos pacientes suspeitos nas Unidades Básicas de Saúde, UPA e Santa Casa de Misericórdia de Itapeva. “As gestantes, idosos, crianças menores de 2 anos e pacientes que apresentam alguma doença crônica são os que têm maior risco para essas complicações”, explica.

A secretária municipal de Saúde, Maria Eliza Ferraresi, explicou sobre a importância destes cursos de capacitação. “Por meio destes treinamentos, nossos servidores estarão sempre atualizados para atender a comunidade e prestar os primeiros socorros, pois nosso objetivo é sempre salvar vidas”, enfatiza a titular da pasta.