Funcionários da Orsa são orientados sobre o câncer de próstata

Publicado em 22 de Novembro de 2013 às 06:20

Com o objetivo de orientar os funcionários da International Paper – Orsa da importância sobre os exames preventivos do câncer de próstata, a equipe do NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família esteve na empresa na terça-feira, 19, propagando a campanha Novembro Azul.

Recepcionadas e acompanhadas pelo engenheiro Fábio Henrique Lucas da Costa, coordenador de recuperação e utilitários, as profissionais do NASF Alessandra Müzel Ibrahim Proença (farmacêutica), Andréia Duron Cury (nutricionista) e Marília Albuquerque Ramos (fisioterapeuta) distribuíram folhetos explicativos e alertaram sobre a importância de fazer os exames de prevenção ao câncer de próstata para aproximadamente 250 trabalhadores.

Os funcionários foram incentivados a procurar os postos de saúde para fazer o exame de sangue que indica a dosagem da proteína PSA, pois se o resultado for entre 0 e 4 ng/ml os riscos de câncer de próstata são bastante reduzidos porém, valores acima de 10 ng/ml determinam que a chance da doença existir é de 50%.

De acordo com o ponto de vista clínico, a situação é mais complexa quando os níveis sanguíneos de PSA estão entre 4 e 10 ng/ml, pois o risco da doença é de 25% e esse número não pode ser menosprezado.

Os sintomas mais característicos de problemas na próstata são dor e dificuldade de urinar, sensação de bexiga cheia depois de haver urinado, interrupção do jato urinário e sangue na urina.

As profissionais do NASF ressaltaram que a detecção precoce do câncer de próstata possibilita um tratamento eficaz e que a partir dos 50 anos todo homem deve procurar anualmente um urologista para uma avaliação clínica, mesmo que esteja se sentindo bem e não haja histórico de câncer na família. Para aqueles que possuem antecedentes familiares ou sintomas da doença a prevenção deve começar aos 40 anos.

Após o almoço, Alessandra, Andréia e Marília participaram de uma palestra ministrada pelo cadeirante Carlos Lopes sobre Motivação. O evento fazia parte da SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho realizada pela empresa.