Centro de Referência em Saúde do Trabalhador está em novo endereço

Publicado em 10 de Fevereiro de 2011 às 05:33

A partir deste mês de fevereiro, o Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador está funcionando nas proximidades da Santa Casa de Itapeva, na Alameda Toledo Ribas - 377, (esquina com a Rua Santana).

Segundo o secretário municipal da Saúde, Marco André D’Oliveira a mudança de endereço do Cerest ocorreu, para que, a Central de Regulação do SAMU fosse implantada no local onde até então estava funcionando tal serviço.

“Para a instalação da Central Reguladora do SAMU precisávamos de um espaço adequado e de fácil acesso para as principais rodovias que ligam a cidade aos municípios vizinhos. Como o Cerest estava instalado no prédio onde atualmente funciona o Centro de Diagnóstico de Itapeva (antigo NGA) e o Centro de Especialidades Odontológicas, nós resolvemos fazer essas alterações, procurar um novo espaço para o Cerest e instalar a Central Reguladora do SAMU no local”, descreve o secretário.

O objetivo do Cerest dentro do Sistema Único de Saúde é contribuir para a melhoria do nível de saúde da população trabalhadora, independente de sua forma de inserção no mercado de trabalho e do vínculo trabalhista, prevenindo os agravos à saúde desta população.

“Nós atuamos como suporte técnico em saúde do trabalhador, possibilitando retaguarda, capacitação e supervisão nas suas práticas, para que estes agravos possam ser atendidos em todos os níveis de atenção à saúde, de forma integral e hierarquizada, pautados pela ética e pelos princípios e diretrizes do SUS”, diz a gerente técnica do Cerest Alda Braatz.

O Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador abrange os 15 municípios da região: Apiaí, Barra do Chapéu, Bom Sucesso de Itararé, Buri, Guapiara, Itaberá, Itaóca, Itapeva, Itapirapuã Paulista, Itararé, Nova Campina, Ribeirão Branco, Ribeira, Riversul e Taquarivai.

Dentre os atendimentos ofertados pelo Cerest estão os subsídios técnicos e operacionais para a inserção das ações em saúde do trabalhador nos municípios do território de abrangência; Desenvolver práticas de aplicação e de treinamento regional para a utilização dos protocolos em saúde do trabalhador, visando à consolidação dos Cerests como referências de diagnóstico e de estabelecimento da relação entre o quadro clínico e o trabalho; Realizar ações de Vigilância em conjunto com a Vigilância Sanitária e Ambiental municipais em sua área de abrangência e dentre muitas outras ações educativas e de prevenção.

O Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador funciona das 8h00 as 17h00, de segunda à sexta-feira. O telefone para contato é o (15) 3521 7376.