Itapeva promove Campanha contra Raiva Animal de 14 a 24 de agosto

Publicado em 10 de Agosto de 2017 às 12:45

A Campanha Nacional contra a Raiva Animal será realizada de 14 a 24 de agosto, nas zonas rural e urbana do município. O Ministério da Saúde disponibilizou este ano 17.600 doses da vacina, que serão aplicadas em cães e gatos.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do setor de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses, a meta é vacinar 14.839 cães e 1966 gatos, o que significa imunizar 80% desses animais no município.

O médico veterinário e responsável técnico pela campanha, Fábio Perussolo de Oliveira Dias, realizou treinamento para os 38 servidores municipais que trabalharão entre os dias 14 a 24 de agosto, vacinando os animais das zonas urbana e rural de Itapeva.

O profissional explicou sobre os cuidados necessários que os funcionários deverão ter na abordagem ao animal e também na aplicação da vacina. “Existe a forma adequada ao aplicar o medicamento e também como abordar o animal. É recomendável que não sejam vacinados animais visivelmente debilitados e estejam cansados. Neste caso, o animal deverá se recuperar para depois ser vacinado”, explica o médico veterinário.

O médico veterinário também explica que devem ser vacinados cães e gatos a partir dos 3 meses de idade, animal prenhe e que estiver amamentando.

A secretária municipal de Saúde, Maria Eliza Ferraresi, explica a importância de se vacinar os animais. “É imprescindível que os proprietários de cães e gatos levem os bichos para se imunizarem contra a doença, preservando a saúde tanto dos animais quanto dos seres humanos. Em caso de mordida, deve-se lavar o local com água abundante e sabão e procurar imediatamente uma Unidade Básica de Saúde ou hospital para tomar a vacina antirrábica e demais providências”, explica a titular da pasta.

Estiveram presentes no treinamento, servidores municipais da Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses, Vigilância Sanitária, Secretaria da Agricultura e agentes comunitários de vários postos de saúde de Itapeva.

Para vacinar os animais, é obrigatória a carteira de vacinação do animal. Mais informações podem ser obtidas sobre a Campanha Nacional contra a Raiva Animal, pelo telefone 3524 – 9398, no setor de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde.