Campanha contra a tuberculose será de 6 a 20 de novembro

Publicado em 6 de Novembro de 2017 às 22:35

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do SAE – Serviço de Assistência Especializada em Moléstias Infecciosas, iniciou hoje(dia 6), a Campanha de Intensificação da Busca Ativa de Casos de Tuberculose. Todas as unidades de saúde das zonas urbana e rural farão exames de prevenção à doença. A iniciativa segue até o dia 20 de novembro.

A doença que mata por ano cerca de 2 milhões de pessoas, possui o tratamento e também a cura. A transmissão se dá de pessoa para pessoa, por meio da respiração, tosse e fala. O sintoma mais característico é a tosse por mais de 2 semanas (com ou sem escarro), acompanhada ou não de febre no final do dia, suor noturno, falta de apetite, perda de peso e cansaço.

A gerente técnica do SAE, Karen Grube, explica que são necessários para o tratamento, medicamentos diários específicos por um período de 6 meses sem interrupção. “ Em Itapeva, ele é realizado no SAE, em parceria com a unidade de saúde mais próxima à residência do paciente. O posto de saúde também faz o acompanhamento da medicação”, orienta Karen Grube.

A secretária Municipal de Saúde, Maria Eliza Ferraresi, explica que é de suma importância a realização dos exames para prevenção da doença. “É recomendável orientar as pessoas que estão tossindo há mais de duas semanas, para que compareçam à unidade de saúde mais próxima de sua casa e realizem o exame diagnóstico”, enfatiza.

Em 2016, foram diagnosticados 32 pacientes em nosso município, sendo a melhor campanha realizada em Itapeva, quando os postos de saúde das zonas urbana e rural receberam mais de 700 atendimentos. Este ano, foram diagnosticados até o mês de outubro, 24 pacientes com a moléstia. Mais informações sobre a doença, podem ser obtidas, pelo telefone 3522 – 2365 no SAE.