Promover a eficiência da gestão no consumo de energia elétrica nos prédios utilizados pelo poder público. Essa é a meta da Prefeitura de Itapeva e da Elektro, que acabam de firmar parceria com o Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam). Esse órgão vai estabelecer um amplo projeto de gestão energética municipal que poderá reduzir, no mínimo, 15% dos gastos com a energia elétrica no município.
Para isso, existe uma metodologia. O Ibam presta consultoria gratuitamente para a Prefeitura, aplicando o sistema técnico e prestando toda a assessoria para a criação da Unidade de Gestão Energética Municipal (Ugem). A missão da Ugem é dar continuidade aos trabalhos depois que terminar o prazo da consultoria, que é de 8 a 12 meses.
A Ugem será composta por servidores públicos. Eles receberão treinamento específico e serão capacitados para identificar ações potenciais de eficiência energética nas diversas esferas do poder público municipal. Além disso, será implantado também um sistema informatizado que fará o acompanhamento do consumo e das despesas com eletricidade da Prefeitura.
Nesta quarta-feira, dia 14 de março, representantes do Ibam e da Elektro se reuniram com o prefeito de Itapeva Luiz Cavani para acertar alguns pontos do projeto e agendar a reunião de sensibilização com os secretários municipais, agentes importantes nesse trabalho. A sensibilização deve acontecer no início de abril.
Segundo Eduardo Zornoff, da Elektro, a Prefeitura deverá economizar, no mínimo 15% com os seus gastos de energia elétrica. Itapeva, segundo ele, está entre os cinco municípios escolhidos para aplicação do projeto. Entre os 228 municípios que fazem parte da área de concessão da empresa, apenas cinco foram escolhidos: São João da Boa Vista, Tatuí, Araras, Rio Claro e Itapeva.
O prefeito de Itapeva disse durante a reunião, que contou com a presença da secretária municipal de Educação, Selma do Carmo Bührer Cravo, que as prefeituras precisam se preocupar com os custos. “Economia, eficiência e produtividade são necessidades da administração pública. A própria Lei de Responsabilidade Fiscal exige isso”, disse Cavani. “Esse trabalho vem ao encontro dessa meta que temos. Precisamos reduzir o consumo de energia elétrica, utilizando esse recurso de forma consciente. Só temos a ganhar com isso”, concluiu o prefeito.






Deixe sua opinião
Clique aqui e deixe seu comentário.