ESQUISTOSSOMOSE: como se prevenir

Publicado em 27 de Maio de 2009 às 20:39

ESQUISTOSSOMOSE: Como se prevenir

A esquistossomose é uma doença transmitida por vermes invisíveis a olho nu encontrados em lagos, lagoas, represas, rios e açudes que tenham a presença de caramujos.

A transmissão desse parasita se dá pela liberação de seus ovos através das fezes do homem infectado. Em contato com a água, os ovos eclodem e libertam larvas que morrem se não encontrarem os caramujos para se alojar. Se os encontram, porém, dão continuidade ao ciclo e liberam novas larvas que infectam as águas e posteriormente os homens, penetrando em sua pele ou mucosas.

Em Itapeva existe a presença de caramujos não contaminados em áreas próximas ao Córrego do Aranha e, embora o município não apresente casos da doença, a Secretaria Municipal da Saúde está realizando ações de vigilância devido à ocorrência do caramujo, com orientações à população sobre o assunto através dos profissionais das Unidades de Saúde.

Recomendações que devem ser seguidas:

· Esteja atento às normas básicas de higiene e saneamento básico. Evite contato direto com a água represada ou de enxurrada que pode estar infestada pelo parasita;

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone da Vigilância Epidemiológica de Itapeva: 15 3521 1258.

Fonte - Assessoria de Imprensa