Desfile do Aniversário de Itapeva leva milhares de pessoas à avenida

Publicado em 21 de Setembro de 2010 às 01:14

Itapeva completou ontem, 20 de setembro, 241 anos. Para comemorar a data, a Prefeitura de Itapeva, através das Secretarias de Cultura e Turismo e Educação, realizou o tradicional Desfile de 20 de Setembro.

Diversas autoridades locais, entre elas o prefeito Luiz Antonio Hussne Cavani e seus secretários, se fizeram presentes.

Com o tema Raízes do Mundo, a atração aconteceu na Avenida Acácio Piedade e concentrou milhares de pessoas, que prestigiaram as apresentações dos mais de cinco mil estudantes participantes do início ao fim.

Cada escola ficou responsável em interpretar o tema da forma mais original possível. O objetivo foi contar a história e a influência da humanidade em todos os países até os dias de hoje.

Ao todo, o desfile foi dividido em oito blocos.

A abertura foi realizada pela Escola Municipal de Formação Musical Prof. Hugo Belézia, pela Guarda Civil Municipal e pelo Clube de Desbravadores Capital dos Minérios e Clube de Aventureiros Amigos de Jesus.

Alunos da Educação Infantil e da Apae de Itapeva formaram a Comissão de Frente.

O primeiro bloco, Origens do Homem, foi formado pelas escolas municipais Prof. Antonio Maisano, com A descoberta do fogo; José Mokarzel, com A arte rupestre / A agricultura e domesticação de animais e Prof. Celso Duch Villar, com Os primeiros aldeamentos.

Raízes do Egito foi o assunto seguinte. Desfilaram as escolas municipais Prof.ª Carlinda Gomes Rolim, com As magias das raízes do Egito; Prof. Rubens Fernando de Almeida, com a Mitologia (Amon Rá o Deus Sol) e Prof. José Lopes Fernandes, com O povo escravizado é libertado e guiado pela luz divina.

O terceiro bloco apresentou as Raízes Orientais com as escolas municipais Prof.ª Thereza Silveira Mello, Coronel Acácio Piedade e Prof. Hélio de Morais, que mostraram as culturas e costumes da China, do Japão e da Índia, respectivamente.

O tema do quarto bloco foi Raízes Ocidentais. As escolas municipais Prof.ª Leonor Cerdeira e Ministro Sérgio Motta apresentaram a Cultura, a Mitologia e as Olimpíadas da Grécia e a escola estadual Profª Zulmira de Oliveira a Cultura e os Costumes de Roma.

No quinto bloco, Tempos Modernos, apresentaram-se as escolas municipais Dr. Prof. Genésio Moura Müzel com a África (heranças culturais); Profª Nair Rodrigues Queiroz, com a Imigração e Raphael Fabri Netto, com a Revolução Industrial

Mundo Contemporâneo foi o tema do sexto bloco. A E.M Prof. Luiz Gonzaga Dias Monteiro mostrou a Semana de Arte Moderna de 1922 – Liberdade de expressão. Já as escolas municipais Prof. Mauro Albano e Profª Ivis Piedade Marques mostraram O rock balança o mundo. A E.M Dom Silvio Maria Dário agitou a todos com o Movimento de Contracultura e a E.M Prof. Newton de Moura Müzel recordou o Diretas Já.

Na sequência, Revolução Tecnológica, desfilaram a escola estadual Profª Nicota Soares, com A era da informação; as escolas municipais Prof. Francisco Prado Margarido com A popularização do uso do computador e Prof. Antonio Felippe, com A tecnologia invade o cinema e a Escola da Família e FAIT, com as Novas tecnologias e profissões.

A Fanfarra da Vila Aparecida de Capão Bonito também se apresentou neste bloco.

O último bloco, Raízes de Itapeva, trouxe a avenida os alunos do Brasil Alfabetizado; os integrantes do Clube da Melhor Idade “Vivendo com alegria e sabedoria”; a Frota Municipal; as atividades das Secretarias Municipais da Saúde e de Esportes de Itapeva; os cooperados da COAMARI; a Banda Marcial de Nova Campina; os integrantes da ADESAI, do Pólo Regional Itapeva – Projeto Guri, do Recanto do Menor, da Ordem Demolay, da FATEC, do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapeva, da ETE Dr. Demétrio Azevedo Junior, do Clube dos Jipeiros e das Comitivas e cavaleiros.

O destaque ficou para o empenho de todas as escolas na preparação de seus alunos e dos temas desenvolvidos por cada uma delas e também para o Centro de Formação Pedagógica, da Secretaria Municipal da Educação, por toda a organização apresentada.