Confira o funcionamento do novo Centro de Proteção Animal

Publicado em 6 de Outubro de 2017 às 12:59

O Centro de proteção animal criado pela Prefeitura é na verdade um conjunto de ações e politicas publicas voltadas a Guarda Responsável, Bem estar animal e Controle Populacional de cães e gatos, através:

1) Monitoramento do serviço de Apreensão de animais errantes de forma humanitária.
2) Posto de atendimento Veterinário para população carente do município.
3) Posto de castração Municipal.
4) Feira de adoção e promoção da Guarda Responsável.

2) Por que foi criado?
O CPA foi criado para sanar os problemas relacionados as populações de animais que pertencem ao município legalmente, e promover a conscientização da população em relação aos seus animais. Um dos maiores problemas que vivenciamos atualmente em relação à cães e gatos de estimação é o abandono e os maus tratos. Este problema vem sendo agravado pelo crescente aumento populacional, tanto dos animais de rua quanto daqueles que possuem um lar, mas cujos guardiões não praticam a guarda responsável e acabam submetendo seus pets a cruzamentos totalmente desnecessários, gerando mais e mais animais.
Conscientizar a comunidade para a guarda responsável e Bem estar animal. Devido ao numero de animais abandonados e soltos nas ruas do município, criou-se a necessidade de implantação do Posto de castração e do serviço de apreensão municipal, para atender as demandas, evitando assim que estes animais continuem a se reproduzir e consequentemente gerar mais abandono. Porém, apenas castrar não basta. É preciso antes de tudo educar. Os animais recolhidos e castrados são doados nas feiras de adoção do Município.

3) Quais as funções do CPA ?

Apreensão de equinos, bovinos, e animais de produção soltos em vias publicas, animais domésticos oferecendo risco a população, animais que sofreram ou que sofrem abusos e maus tratos, animais atropelados.

Castrar e atender os animais da população de baixa renda, assim como os animais que são recolhidos nas ruas pelo serviço de apreensão.
Conscientizar a população de Guarda responsável e Bem estar animal, através de campanhas e feiras De adoção.
Localização do CPA

O CPA fica localizado na Fazenda Pilão D’Agua, e possui em sua estrutura física um ambulatório para atendimento a animais de pessoas de baixa Renda, um centro cirúrgico para castração, um canil oferecendo condições para o Bem estar animal.

Castrações e Atendimentos
O cadastro inicial para castrações e atendimentos, serão feitos pela Unidade de Desenvolvimento Rural que fica na Rua Lucas de Camargo n°290, Centro, também conhecido como Espaço Cidadão. A ferramenta utilizada para comprovação de renda nestes casos será o CadÚnico, (Cadastro Único que é realizado neste local) para programas sociais do Governo.
As pessoas interessadas devem procurar o local e apresentar todos os documentos, RG/CPF/ COMPROVANTE DE ENDEREÇO/ COMPROVANTE DE RENDA, após a aprovação do cadastro no sistema do CadUnico, que só aceita os critérios de renda:

Ate meio salário mínimo por componente familiar, ou Três salários mínimos por família.
No casos das Castrações , Após a aprovação do cadastro, o animal e proprietário serão incluídos em uma lista, que fica no mesmo prédio, no setor de Desenvolvimento Rural, e por meio dela o contato e agendamento serão feitos pelos funcionários do Posto de Castração.

No casos de atendimentos / consultas que não sejam emergenciais ou ate mesmo emergenciais, após aprovação do cadastro pelo CadUnico , os proprietários podem dirigir-se ao Posto de Atendimento inicialmente no período da tarde das 13:30 as 16:30. Sendo 5 atendimentos por dia no máximo e avaliados conforme urgência/ emergência.
Terão direito ao serviço de castração e atendimento no Posto Veterinário.
• Pessoas consideradas “Baixa renda” residentes no município de Itapeva que façam parte do Cadastro Único para programas sociais. Famílias que recebam até três salários mínimos na composição da renda familiar total. Definição de família: grupo de pessoas vivendo sobre o mesmo teto.
• Funcionários públicos que recebam até um salário mínimo mensal.
• Aposentados que recebam ate um salário mínimo mensal.
• Deficientes físicos com comprovação.
• Cuidadores de animais de rua, devem dirigir-se ao Posto e preencher o cadastro de Cuidadores.

a) Achei um cão abandonado de rua, quero adotá-lo, como devo proceder?
Os animais encontrados na rua abandonados são assistidos pelo Ministério Público, através de um Boletim de Ocorrência feito na delegacia mais próxima, com ele em mãos, você pode acionar o serviço de Apreensão que cuidará do animal durante 15 dias, após esse período ele será direcionado ao canil Municipal, será vacinado, vermifugado , castrado e depois estará apto a adoção.
b) Ganhei um cãozinho de um amigo, ele esta passando mal e não tenho condições de leva-lo ao veterinário, como devo proceder?
Quando assumimos cuidar de um cão ou gato, devemos ter em mente que esse animalzinho gerará custos, viverá pelo menos 12 anos ou mais, e precisa de um responsável por ele, já que não consegue se virar sozinho. Portanto, não devemos assumir responsabilidade sobre um animal se não teremos condições de mantê-lo. Se você e sua família encaixam-se nos critérios de baixa renda, pode procurar os serviços prestados ao CPA, após comprovação no CadUnico.
c) Porque a prefeitura de Itapeva não pode ajudar no atendimento de todos os animais? Existe SUS de Cachorro?
A prefeitura de Itapeva, não recebe recursos do governo estadual e federal , destinados somente para este tipo de serviço, igual acontece na Saúde humana ,portanto não existe SUS de cachorro, não havendo recursos suficientes para o atendimento de todos os animais. Para o Posto de castração e atendimento estamos utilizando somente recursos próprios do município, recolhidos através do pagamento de tributos.