Horta educativa será realizada a partir do dia 21 de novembro

Publicado em 13 de Novembro de 2017 às 02:19

A Prefeitura de Itapeva realizará a partir do dia 21 de novembro o Projeto Horta Educativa. O programa tem como objetivo fortalecer o trabalho educacional voltado à formação de valores sociais, culturais e alimentares compatíveis com a preservação da cultura do país, do meio ambiente e da promoção de hábitos alimentares saudáveis.

Trata-se de um instrumento pedagógico para a compreensão da relação meio ambiente e alimentação saudável, relacionando-os à saúde, cidadania e qualidade de vida.

Participarão do projeto, alunos matriculados nas unidades de ensino municipais da pré-escola(a partir de 4 anos), até o 4º ano do ensino fundamental. Eles terão aulas teóricas e práticas, aprendendo conceitos de Educação Ambiental, Nutricional e Valorização do Meio Rural via Horticultura.

Em cada livro direcionado, há informações sobre os alimentos, receitas, sugestões de atividades pedagógicas a serem desenvolvidas em sala de aula e orientações sobre como preparar e desenvolver aulas relacionadas com a horta.

A atividade interdisciplinar tem duração de um ano e conta com quatro tipos de apostilas: Caderno de Atividades da Criança, Caderno do Educador, Caderno do Cuidador da Horta e Caderno da Família.

Todos os educadores e cuidadores da horta serão capacitados por técnicos da Secretaria da Agricultura e Abastecimento, que ensinarão técnicas de plantio e colheita, mostrando todo o processo de como trabalhar a terra.

O prefeito Luiz Cavani ressalta a importância dos alunos das escolas municipais aprenderem técnicas de cultivo, despertando o interesse dos alunos e promovendo desta forma, a alimentação saudável entre as crianças.

A horta educativa funcionará nas Escolas Municipais Celso Duch Villar e Saturnino Lima Araújo. O Projeto Horta Comunitária é uma ação da Prefeitura de Itapeva, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Agricultura e Abastecimento, Secretaria de Educação e Fundo Social de Solidariedade de Itapeva, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade do Governo do Estado de São Paulo.