Voltar

Prefeitura de Itapeva implanta programa da alimentação saudável e atenção nutricional nas EMEI

Publicado em 8 de Junho de 2010 às 01:45

Com o objetivo de promover práticas alimentares saudáveis nas escolas, a Prefeitura de Itapeva, através da Secretaria Municipal da Educação, implantou, em abril deste ano, o Programa Promoção da Alimentação Saudável e Atenção Nutricional nas Escolas Municipais de Educação Infantil – EMEI’s.

A ação está sendo efetivada por meio da capacitação dos educadores e funcionários com temas sobre alimentação e nutrição e vigilância nutricional dos alunos matriculados, tornando a escola promotora da saúde.

Segundo Patrícia Sguário, nutricionista responsável técnica da rede, é de suma importância capacitar os educadores com temas sobre nutrição, passando a eles os conceitos em informações técnicas para, posteriormente, elas serem transmitidas aos alunos de forma didática. “Eles são os multiplicadores do conhecimento, nada mais certo do que capacitá-los e estimulá-los para desenvolverem atividades sobre alimentação e nutrição com os alunos”, explicou.

“Transmitindo informação, conhecimento, formando bons hábitos alimentares e nutricionais aos estudantes estamos prevenindo as complicações de saúde na vida adulta”, acrescentou.

A iniciativa partiu do coordenador geral de Educação Infantil, Andrei Müzel. O projeto foi idealizado por Vânia Reinaldo, médica especialista em nutrição materno infantil e responsável técnica da equipe de saúde da Fundação Orsa.

Para ele, as EMEI’s funcionam como importante instrumento para a execução de ações no que tange a segurança alimentar e nutricional da população infantil, pois as crianças destas instituições recebem, aproximadamente, 75% de suas necessidades diárias de nutrientes no período em que permanece sob seus cuidados. “Desta forma, além de se constituírem em mecanismo de segurança alimentar que oferecem alimentos a um grupo de grande vulnerabilidade nutricional, têm a função de amenizar os efeitos da pobreza e exclusão social, contribuindo ainda para a diminuição da mortalidade infantil”, comentou.

Na primeira etapa, educadores e funcionários estão sendo capacitados através do curso de educação nutricional e alimentar saudável. Depois, pais e/ou responsáveis participarão desta formação. Atividades de educação nutricional com os alunos serão desenvolvidas na segunda fase. A terceira abrangerá avaliação nutricional das crianças, pais e funcionários. As duas últimas irão realizar atividades paralelas e a avaliação do curso.

O projeto é viabilizado a partir da parceria entre a Prefeitura de Itapeva, através da Secretaria Municipal da Educação e a Fundação Orsa. Além de Andrei Müzel, Patrícia Sguário e Vânia Reinaldo, estão diretamente envolvidos Ednéia Affonso e Edna Castilho, Assistente Técnico Pedagógico – ATPs de Educação Infantil; Carolina Issob Nunes, nutricionista especialista em nutrição materno infantil; Roseli Franson Ventura, técnica de enfermagem e Sofia Novikobas dos Santos, instrutora de oficinas.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa


Compartilhe nas redes sociais:

Copyright © 2013 Prefeitura Municipal de Itapeva   |   Todos os Direitos Reservados

Praça Duque de Caxias, 22 - Centro - Itapeva/SP, 18.400-900   |   Nossos Telefones

Site desenvolvido por aurlinformatica e Assessoria de Imprensa da Prefeirura de Itapeva

Última atualização: 21/Out às 17:10